ESD - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
News
ESD - Dissertações de Mestrado
Browse
Browsing ESD - Dissertações de Mestrado by Subject "Accompanying teacher"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Investigar e discernir o papel do professor acompanhador na aula técnica de dança clássica com a turma do 6º ano na Escola Artística do Conservatório NacionalPublication . Moreno Varela dos Santos, Ana; Duarte, Isabel; Rijmer, SylviaEste relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança, no Instituto Politécnico de Lisboa. O estágio foi realizado na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, escola de ensino artístico especializado, com ensino integrado, com alunas do 6.º Ano, na disciplina de Técnica de Dança Clássica. O objetivo principal do estágio, cujo resultado é apresentado neste Relatório, consistiu em investigar e discernir o papel do Professor Acompanhador na aula de Técnica de Dança Clássica. Para o desenvolvimento do trabalho recorreu-se a uma pesquisa documental e bibliográfica que permitiu a seleção objetiva dos aspetos que melhor fundamentam e se adequaram à investigação, assim como a uma definição criteriosa e precisa de todas as estratégias a implementar. Aplicou-se uma metodologia de investigação-ação, instrumentalizada com métodos quantitativos e qualitativos. A análise dos resultados revelou a grande importância do Professor Acompanhador na aula de Técnica de Dança Clássica, contribuindo para o elevado desenvolvimento de aspetos técnicos e musicais. Foram também verificadas as funções do Professor Acompanhador, tais como a orientação de pulsação, dinâmicas e fraseamento musical, tornando-se assim um dos alicerces musicais da performance. Acreditamos que o Professor Acompanhador é um atributo valioso, com quem o aluno de dança deve ter uma cumplicidade indispensável para uma colaboração produtiva e uma aula com um forte impacto pedagógico.