ESD - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
News
ESD - Dissertações de Mestrado
Browse
Browsing ESD - Dissertações de Mestrado by Subject "Academia de Dança Contemporânea de Setúbal"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Site-specific e vídeo-dança: a perceção espacial, corporal e sensorial evidenciada nas disciplinas de Composição Coreográfica e Projeto Coreográfico da ADCSPublication . Rodrigues, Matilde Barbas; Marques, Ana SilvaO presente Relatório de Estágio é referente ao Estágio implementado na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, no ano letivo de 2014/2015 e cujo objetivo esteve diretamente relacionado com o desenvolvimento do trabalho de Site-specific e Vídeo-dança no qual se procurou a aplicação de metodologias e pedagogias obtidas nas aprendizagens do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, havendo desta forma a intenção de potenciar o desenvolvimento da capacidade de atenção, perceção espacial, corporal e sensorial, a par da Criatividade dos alunos envolvidos neste trabalho. A implementação da prática pedagógica inerente ao Estágio caracterizou-se pela lecionação em três turmas do grau avançado do Ensino Vocacional de Dança (Ensino Secundário) e dois temas distintos, tendo a distribuição das horas letivas sido efetivada de acordo com as necessidades e disponibilidades curriculares de cada turma. Desta forma, propôs-se a lecionação de Site-specific às turmas de Avançado 1 e 2 e de Vídeo-dança à turma de 8º Ano. Relativamente ao enquadramento teórico, este foi devidamente fundamentado num conjunto de perspetivas relativas às práticas adotadas. Referenciam-se autores como Hunter, Ernst e Proshansky, devido à importância do seu trabalho desenvolvido no campo do Site-specific, como também Butterworth, Lavender e Davenport, pelo seu contributo para a compreensão dos métodos e processos de Composição Coreográfica, considerando-se igualmente relevante abordar os trabalhos desenvolvidos por McPherson e Brannigan no que diz respeito a Vídeo-dança. A metodologia seguida enquadrou-se num paradigma interpretativo e numa abordagem qualitativa do tipo da investigação-ação e integrou as seguintes modalidades previstas no regulamento do curso: Observação estruturada, Participação acompanhada e Lecionação efetiva. Durante o desenvolvimento destas modalidades, de acordo com um plano de ação prévio, implementou-se uma Tabela de Observação Estruturada, elaborou-se um Diário de Bordo e recorreu-se ao Registo Audiovisual. Como Conclusão deste trabalho, considera-se que os objetivos previstos foram atingidos, tendo-se concretizado uma apresentação ao público dos trabalhos de Site-specific e realizado projetos de Vídeo-dança.