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- Site-specific e vídeo-dança: a perceção espacial, corporal e sensorial evidenciada nas disciplinas de Composição Coreográfica e Projeto Coreográfico da ADCSPublication . Rodrigues, Matilde Barbas; Marques, Ana SilvaO presente Relatório de Estágio é referente ao Estágio implementado na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, no ano letivo de 2014/2015 e cujo objetivo esteve diretamente relacionado com o desenvolvimento do trabalho de Site-specific e Vídeo-dança no qual se procurou a aplicação de metodologias e pedagogias obtidas nas aprendizagens do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, havendo desta forma a intenção de potenciar o desenvolvimento da capacidade de atenção, perceção espacial, corporal e sensorial, a par da Criatividade dos alunos envolvidos neste trabalho. A implementação da prática pedagógica inerente ao Estágio caracterizou-se pela lecionação em três turmas do grau avançado do Ensino Vocacional de Dança (Ensino Secundário) e dois temas distintos, tendo a distribuição das horas letivas sido efetivada de acordo com as necessidades e disponibilidades curriculares de cada turma. Desta forma, propôs-se a lecionação de Site-specific às turmas de Avançado 1 e 2 e de Vídeo-dança à turma de 8º Ano. Relativamente ao enquadramento teórico, este foi devidamente fundamentado num conjunto de perspetivas relativas às práticas adotadas. Referenciam-se autores como Hunter, Ernst e Proshansky, devido à importância do seu trabalho desenvolvido no campo do Site-specific, como também Butterworth, Lavender e Davenport, pelo seu contributo para a compreensão dos métodos e processos de Composição Coreográfica, considerando-se igualmente relevante abordar os trabalhos desenvolvidos por McPherson e Brannigan no que diz respeito a Vídeo-dança. A metodologia seguida enquadrou-se num paradigma interpretativo e numa abordagem qualitativa do tipo da investigação-ação e integrou as seguintes modalidades previstas no regulamento do curso: Observação estruturada, Participação acompanhada e Lecionação efetiva. Durante o desenvolvimento destas modalidades, de acordo com um plano de ação prévio, implementou-se uma Tabela de Observação Estruturada, elaborou-se um Diário de Bordo e recorreu-se ao Registo Audiovisual. Como Conclusão deste trabalho, considera-se que os objetivos previstos foram atingidos, tendo-se concretizado uma apresentação ao público dos trabalhos de Site-specific e realizado projetos de Vídeo-dança.
- ARZombie: A mobile augmented reality game with multimodal interactionPublication . Cordeiro, Diogo; Correia, Nuno; Jesus, RuiAugmented reality games have the power to extend virtual gaming into real world scenarios with real people, while enhancing the senses of the user. This paper describes the ARZombie game developed with the aim of studying and developing mobile augmented reality applications, specifically for tablets, using face recognition interaction techniques. The goal of the ARZombie player is to kill zombies that are detected through the display of the device. Instead of using markers as a mean of tracking the zombies, this game incorporates a facial recognition system, which will enhance the user experience by improving the interaction of players with the real world. As the player moves around the environment, the game will display virtual zombies on the screen if the detected faces are recognized as belonging to the class of the zombies. ARZombie was tested with users to evaluate the interaction proposals and its components were evaluated regarding the performance in order to ensure a better gaming experience.