ESML - Escola Superior de Música de Lisboa
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESML - Escola Superior de Música de Lisboa by Subject "5º grau"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágioPublication . Barroso, Jorge Vicente Amorim; Burt, David; Raimundo, Luís; Franco, RitaResumo I (Prática Pedagógica) - Este trabalho faz parte do Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música de Lisboa. Um dos pontos mais complexos na prática pedagógica de qualquer professor prende-se com o facto de todos os alunos serem especiais. No decorrer da minha prática pedagógica, posso concluir que os alunos têm várias maneiras de assimilar a informação e diferentes formas de percepção de todos os aspectos técnicos e musicais que a disciplina de instrumento Trompete exige, assim como diferentes ritmos de aprendizagem. São vários os pontos que devem ser levados em conta no desenvolvimento de cada aluno, tais como a concentração, facilidade em ouvir, compreensão, ritmo e estilo de aprendizagem, assim como outros factores externos à disciplina. Sendo a disciplina de instrumento Trompete uma disciplina individual ou em pequenos grupos, geralmente em grupos de dois, o professor é capaz de focar a atenção de uma forma mais precisa e objectiva em cada aluno, moldando assim, a forma de transmitir conhecimentos de acordo com cada aluno. Para a elaboração deste trabalho foram seleccionados três alunos de anos / graus diferentes - 5º ano / 1º grau, 6º ano / 2ºgrau e 9º ano / 5º grau, que no ano lectivo 2013 - 2014 frequentaram o Conservatório Regional Silva Marques em Alhandra, situada no concelho de Vila Franca de Xira. No decorrer deste trabalho foi possível constatar que cada aluno interpreta um gesto, uma palavra ou mesmo um exercício, estudo ou peça de formas completamente distintas e, assim sendo, é importante que cada professor analise e saiba qual a melhor forma para encaminhar o aluno a atingir os objectivos que tanto o aluno como o professor se comprometem.