Browsing by resource type "review article"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O bacharelato em formação musical – Escola Superior de Música de LisboaPublication . Pinheiro, JoãoAo começar esta intervenção gostaria de agradecer à Direcção da APEM e à comissão organizadora deste seminário o convite que me foi feito enquanto responsável e coordenador do Bacharelato em Formação Musical da Escola Superior de Música de Lisboa a fim de vir aqui apresentar esta nova formação profissional de professores de Formação Musical, em funcionamento há já dois anos. Este convite confirma o lugar de destaque que este curso está já a ter no meio musical português, sendo o primeiro curso superior de formação de professores para o ensino específico da Música nas escolas vocacionais. Começarei por fazer uma breve análise do que, para mim, são os verdadeiros objectivos da Formação Musical e os seus conteúdos, fazendo seguidamente a descrição dos meios que pusemos ao dispor dos nossos alunos do curso de Formação Musical, apresentando a sua estrutura e organização assim como os seus conteúdos e suas orientações pedagógicas.
- As emoções primárias numa abordagem integrada de educação digital e dança criativa com crianças do 4º anoPublication . Marques, Ana Silva; Politécnico de Coimbra - VIII Encontro de Investigação e Práticas em EducaçãoPretende-se, nesta comunicação, apresentar um trabalho de investigação centrada na consciência das emoções primárias de 55 crianças do 4.º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, durante o ano letivo de 2023/2024, correlacionando-a com a Educação Digital e a Dança Criativa. Na primeira fase, em ambiente tecnológico, adotou-se uma abordagem integrada, utilizando várias ferramentas digitais. Um site preparado na plataforma Readymag serviu como ponto central, conectando recursos interativos e atividades de Educação Digital. Ferramentas como Slido (nuvem de palavras), Google Forms (inquérito por questionário), Wordwall (roleta das emoções) e Mystorybook (construção de histórias) envolveram as crianças de forma interativa e em tempo real, com participação ativa em situações individuais e sociais. Na segunda fase, ocorreu a transição para estúdio de Dança, com atividades focadas em estimular o movimento, criatividade e expressão corporal, em correspondência com as emoções. Os exercícios de dança visaram a consciência corporal, compreensão emocional e desenvolvimento de competências socioemocionais. As crianças entenderam as emoções e mostraram-se motivadas, superando as dificuldades iniciais de se expressarem pelo movimento. sendo os estímulos visuais, auditivos e ideacionais fundamentais. No que respeita às metodologias utilizadas, recorreu-se a uma abordagem qualitativa, combinando a observação participante, a análise dos dados recolhidos na primeira fase e registo videográfico.
- Vamos dançar, vamos experenciar e pensar: as aprendizagens essenciais no ensino básicoPublication . Marques, Ana SilvaEste workshop tem o objetivo de ser simultaneamente uma oportunidade de divulgação de atividades pedagógicas de Dança Criativa já efetivadas em contexto real, com alunos do 1ºCiclo do Ensino Básico, e igualmente funcionar como uma breve oficina de formação, na qual iremos simular com os participantes envolvidos, vários exemplos de atividades práticas de dança. Iremos dançar e refletir sobre as várias possibilidades de aprendizagem (interdisciplinar; multidisciplinar e transdisciplinar) desta componente artística do currículo. De acordo com as aprendizagens Essenciais do ensino básico, devemos assegurar todas as condições para que se possa integrar a Dança nas dinâmicas educativas e deste modo os alunos possam participar ativamente, tendo sempre em conta o seu perfil, a par de uma metodologia adequada, em que a coerência e progressão pedagógica de cada exercício ou aula é determinante. Os domínios de experimentação e criação, de interpretação e comunicação e de apropriação e reflexão, que são realçados no documento orientador da Direção-Geral da Educação, serão tidos em conta neste workshop e vamos dançar e conectar o seu conteúdo à forma como os podemos pôr em prática nas aulas de Dança, através da dimensão expressiva, comunicativa e criativa. Vamos dançar, vamos experienciar e pensar.