Browsing by resource type "learning object"
Now showing 1 - 10 of 92
Results Per Page
Sort Options
- Os acontecimentos do espaço público como tema de publicidadePublication . Verissimo, JorgeA exposição aqui presente é constituída por imagens das campanhas publicitárias da marca Benetton, publicadas entre 1990 e 1997, que me foram enviadas pelo Grupo Benetton, diretamente da sede do grupo em Trevisco, em janeiro de 1999, aquando a realização da minha dissertação de mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, no ISCTE, intitulada “A publicidade da Benetton: um discurso de ruptura”, defendida em dezembro de 1999 e, posteriormente adaptada e editada pela Minerva/Coimbra para livro com o título: “A publicidade da Benetton: um discurso sobre o real” (2001), como, aliás, parte do texto seguinte.
- Acronyms in Business English: the Financial languagePublication . Fanha Martins, HélderAcronyms in Business English: the Financial Language
- Alice VieiraPublication . Subtil, Filipa Mónica de Brito Gonçalves; Piedade, David; Barros, Júlia Teresa Pinto De Sousa; Costa, XavierAlice de Jesus Vieira Vassalo Pereira da Fonseca, conhecida por Alice Vieira, é jornalista e escritora. Filha de pais originários de Lapas, aldeia do concelho de Torres Novas, nasceu a 20 de março de 1943, em Lisboa, tendo aí vivido, desde então. Frequentou o ensino preparatório e secundário no Liceu D. Filipa de Lencastre, e licenciou-se, anos mais tarde, em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
- Anatomia do sistema nervosoPublication . Pires, JoanaConteúdos programáticos: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico; áreas cerebrais do sistema nervoso central; funções áreas centrais do sistema nervoso central; lesões.
- Artefactos: exercíciosPublication . Pires, JoanaArtefacto cardíaco (ECG, pulso, pacemaker, pestanejo, palpebral, movimentos verticais/horizontais, movimentos oculares lentos, contração muscular, deglutição, mastigação). Artefacto de movimento (embalo, chuchar, soluços), de sudação, de respiração, de interferência elétrica, de elétrodo, ponte de gel, de estática, de telemóvel.
- Áudio conto de ficção "Cintura de Vénus"Publication . Pina, Helena FigueiredoCintura de Vénus é um conto de ficção que resulta de um exercício narrativo de aplicação dos princípios do storytelling de ficção no âmbito da Escrita Criativa. Constituído por 3 gravações áudio (separadas mas sequenciais), o formato áudio desta história constitui-se como um recurso pedagógico útil na unidade curricular de Ateliê de Escrita Criativa. Adequa-se bem ao desenvolvimento de metodologia ativa de ensino-aprendizagem, nomeadamente no modelo de “sala de aula invertida” como preparação para a realização de aula prática de análise da construção e da significação profunda desta narrativa, em exercício colaborativo. Enquanto recurso pedagógico potencia o interesse e o envolvimento dos estudantes e enriquece a sua experiência de aprendizagem.
- Autoridade é construída e contextualPublication . Sanches, Tatiana; Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Association of College & Research LibrariesOs recursos de informação refletem a experiência e a credibilidade dos seus criadores e são avaliados com base na necessidade de informação e no contexto em que a informação será usada. A autoridade é construída na medida em que várias comunidades podem reconhecer diferentes tipos de autoridade. É contextual na medida em que a necessidade de informação pode ajudar a determinar o nível de autoridade necessário.
- Azimutes: projeto concetual de fotografiaPublication . Pina, Helena FigueiredoAzimutes é o resultado de um projeto conceptual autoral de fotografia que nasceu de um desfio proposto no workshop "Olhar o território para compreender a paisagem - metodologias para a interpretação e representação do lugar” que decorreu entre 12 de outubro e 30 de novembro de 2017 e foi promovido pelo Museu da Paisagem (www.museudapaisagem.com), uma plataforma museológica digital que assenta na valorização dos territórios e se configura como uma solução artística e cultural para uma cidadania paisagística cada vez mais desperta. Mas, mais do que um conjunto de fotografias materializadas, Azimutes representa uma viagem do pensamento criativo que aconteceu em simultâneo com a experiência de exploração de um lugar, desbravando um terreno. Ao longo de 15 dias intensos, o processo aconteceu nos intervalos dos afazeres normais do dia-a-dia e emprestou a esse período de tempo um empolgamento, um entusiasmo refrescante de um projeto autoimposto, um trabalho totalmente voluntário que se empreende em modo de descoberta.
- Baralho de cartas “6 chapéus do pensamento”Publication . Pina, Helena FigueiredoO conhecido método dos 6 Chapéus do Pensamento foi desenvolvido por Edward de Bono [consultar, por exemplo: de Bono, E. (2005). Os Seis Chapéus do Pensamento. Pergaminho] sendo uma ferramenta criativa que propõe a organização sequencial do pensamento, separando o tipo de pensamento de acordo com a sua natureza. Cada chapéu colorido representa um determinado enquadramento mental. Através das metáforas o método torna-se fácil de perceber, memorizar e utilizar em reuniões criativas, com bons resultados. O Baralho de Cartas “6 Chapéus do Pensamento” foi especialmente criado para operacionalizar esta ferramenta de criatividade e pensamento lateral, durante o desenvolvimento de exercícios e projetos criativos. As cartas resumem cada uma das abordagens e recordam o objetivo da ferramenta, destinando-se à realização de dinâmicas de trabalho colaborativo. Graficamente, o jogo utiliza uma base de desenho a mão livre, com linhas orgânicas, e uma apresentação que aposta na simplicidade, por forma a contrariar o “excesso” industrial e tecnológico dos nossos dias. Enquanto instrumento, este Baralho de Cartas constitui-se como um recurso pedagógico particularmente útil nas atividades propostas na unidade curricular de Laboratório de Criatividade em Publicidade. Adequa-se bem ao desenvolvimento de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, apelando à dimensão lúdica mas promovendo o foco na tarefa. Enquanto recurso pedagógico potencia o interesse e o envolvimento dos estudantes e enriquece a sua experiência de aprendizagem.