ESD - Escola Superior de Dança
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Browsing ESD - Escola Superior de Dança by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
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- Práticas teatrais com crianças numa sala de jardim de infânciaPublication . Fonseca, Célia Maria Manuelito Figueira; Falcão, MiguelEste projeto, desenvolvido no âmbito do mestrado em Educação Artística, na vertente de Teatro, na Escola Superior de Educação de Lisboa, baseia-se nas aprendizagens realizadas ao longo do curso e na minha experiência de 30 anos como educadora de infância. Sentindo a necessidade de refletir sobre a minha ação pedagógica neste domínio, procurei dar resposta a uma questão: “como posso iniciar e conduzir práticas teatrais, com intencionalidade artístico-pedagógica, em contexto de jardim de infância?” A investigação retrata o percurso realizado ao longo de seis meses de intervenção pedagógica com vinte crianças - dez meninos e dez meninas - com idades entre os 4 e os 6 anos, que frequentam uma sala de jardim de infância público em Lisboa. Com base nos contributos teóricos do Teatro enquanto dimensão da Educação Artística, da Pedagogia da Infância e dos Estudos Sociais da Infância, foi desenvolvido um projeto inspirado na investigação-ação. Este projeto seguiu Através de uma planificação estruturada por mim, alinhada com a dinâmica da sala de jardim de infância e respeitando a liberdade de criação das crianças. Recorrendo a uma diversidade de técnicas de recolha de dados – observação participante, às entrevistas focalizadas de grupo e a dinâmicas propostas por mim (planos de sessões/reflexões) - pretendi descrever, analisar e compreender como as práticas teatrais podem ser iniciadas numa sala de jardim de infância. Ao longo deste processo, refleti sobre as minhas estratégias pedagógicas, sobre o meu papel enquanto educadora de infância, o papel das crianças e quais os recursos que utilizei, os quais foram facilitadores para as práticas teatrais. A análise e discussão dos dados permitiu-me compreender, que a planificação de sessões teatrais foi facilitadora na condução da ação e ajudou-me a iniciar o caminho, diversificando atividades e promovendo experiências significativas para as crianças neste domínio. As minhas discussões procuraram ainda, enfatizar as crianças como produtoras de cultura, cujas vozes devem ser envolvidas nas práticas pedagógicas, produções artísticas e pesquisas na área teatral. Espero que esta investigação seja também inspiradora para outros profissionais da educação de infância que queiram iniciar as práticas teatrais com crianças no jardim de infância.
