ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
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Browsing ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa by Field of Science and Technology (FOS) "Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil"
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- Experimental investigation of wave severity and mooring pretension on the operability of a moored tanker in a port terminalPublication . Abdelwahab, Hossam; Pinheiro, Liliana; Santos, João Alfredo; Fortes, Conceição; Guedes Soares, CarlosThis paper investigates the influence of sea severity and mooring line pretension configuration on the operability of a moored vessel at a modified berthing site inside a port. A physical model was constructed to replicate the new layout of the port of Leixo similar to es in Portugal, including bathymetry and a future 300 m extension of Leixo similar to es' north breakwater. A tanker ship model was tested with novel custom-made mooring system simulators for two fenders and four mooring lines under various offshore sea states and pretension configurations. The experiments focus on acquiring wave measurements at multiple spots within the port, ship motions, and loads on lines and fenders. The data is analysed in time and frequency domains to examine the relationship between waves, motions, and loads. The results are then compared to standard operational thresholds to estimate downtime and operability for cargo loading operations. The analysis of the results yields several conclusions. It is recommended to use the zero-peak amplitudes in conjunction with the maximum peak-to-peak amplitudes to ensure accurate operability analysis. The application of small-scale physical modelling for a moored tanker in Leixo similar to es port is a useful tool not only for investigating the feasibility of port modifications in the existing sheltering structures but also for analysing additional soft countermeasures to strengthen operational conditions at the berth. It also provides site-specific experimental data that may help to develop site-specific safety criteria. The applied mooring simulators help to reduce physical model costs.
- Habitação sustentável: análise comparativa de tecnologias inovadoras de construção aplicadas em projectoPublication . Soares, Nuno Filipe de Figueiredo Santos Pitta; Marques, Fernando José Figueiredo Girão; Lopes, Jorge Manuel GrandãoA problemática das Energias não Renováveis no Mundo actual cria necessidades que todos os profissionais na área da construção civil devem ter em conta na sua maneira técnica de agir. A construção sustentável é uma realidade cada vez mais presente no nosso quotidiano, traduzindo-se no aparecimento de tecnologias inovadoras de construção. A evolução da construção tende a acompanhar as necessidades associadas ao bem-estar do Homem e também atender à componente ecológica. A opção correcta das tecnologias a aplicar numa determinada habitação pode reflectir-se numa optimização dos recursos tecnológicos a utilizar. As exigências de conforto obrigam os projectistas a adquirirem conhecimentos nesta área específica, de modo a que no futuro as nossas habitações sejam mais económicas e ambientalmente mais satisfatórias. Sendo uma matéria relativamente recente, motivada pelas crises energéticas que tivemos no passado e com previsão de mais crises futuras, é imperativo o desenvolvimento e conhecimento desta área na construção civil.
- Improving indoor air quality in a higher-education institution through biophilic solutionsPublication . Idália da Gomes, Maria; Joanaz De Melo, Ana Maria Garcia Henriques Barreiros; Pinto, Iola; Rodrigues, AlexandraSchools are vital infrastructures where students acquire essential skills and foster social values. Indoor air quality (IAQ) is of paramount importance in schools, given that students spend a considerable amount of time indoors. This study examines the influence of a natural green structure (NGS) on IAQ in an Eco-Campus classroom. The IAQ of a classroom with an NGS was compared to that of an adjacent classroom without an NGS. The thermal conditions were monitored, including air temperature (T) and relative humidity (RH), as well as indoor pollutants, including carbon dioxide (CO2), volatile organic compounds (VOCs), and particulate matter (PM2.5 and PM10). The findings indicated a substantial improvement in indoor air quality in the classroom where the green structure was installed. This study lends support to the incorporation of biophilic solutions as sustainable approaches to fostering healthier learning environments, which in turn can lead to improvements in student performance and well-being.
- Inspeções de segurança rodoviária. Legislação e metodologias de aplicação. Caso de estudo: estrada circular de MaputoPublication . Cossa, Mauro Alberto; Fortes, Luísa Maria Conceição Ferreira Cardoso TelesNo âmbito da necessidade de melhoria da segurança rodoviária em Moçambique, o presente trabalho visa apresentar e analisar os documentos normativos aplicáveis às Inspeções de Segurança Rodoviária (ISR), as metodologias de aplicação e as boas práticas de gestão nesta área. Pretende-se, igualmente, referenciar países com melhores índices de segurança e as estratégias implementadas para a prevenção e redução da sinistralidade. O trabalho apresenta o panorama atual da segurança rodoviária a nível global, com base nos principais indicadores, destacando os países europeus com melhores resultados e as práticas adotadas para alcançar esses desempenhos. Enfatiza-se a importância da estrutura de gestão da segurança rodoviária, em como a implementação da abordagem do "Sistema Seguro" e do conceito "Visão Zero" nas estratégias de segurança rodoviária. São identificadas as legislações mais recentes e relevantes no âmbito das inspeções de segurança rodoviária na Europa, sublinhando-se o papel crucial dos dados de sinistralidade neste processo. Estabelece-se, ainda, uma comparação entre a região europeia, tomando como referência a legislação portuguesa, e as diretrizes aplicáveis na Austrália e em África, no que respeita à aplicação de procedimentos, periodicidade, seleção de estradas, sistemas de avaliação de risco e os aspetos considerados em cada região. Por fim, apresentam-se metodologias práticas para a realização de ISR, envolvendo o processo de planeamento, realização de visitas aos locais e a elaboração de relatórios. Os conceitos abordados são aplicados a um caso de estudo referente à estrada EN1 Zimpeto –Marracuene, localizada na Cidade de Maputo, em Moçambique, que resultou na criação de dois modelos: um para auxiliar o processo de gestão de dados de sinistralidade, providenciando a informação necessária para as análises de acidentes, e outro para facilitar a identificação de problemas de segurança e a apresentação de recomendações. Esses modelos foram desenvolvidos com o objetivo de padronizar e otimizar a recolha de dados e a análise de riscos, proporcionando uma abordagem mais estruturada e eficiente no processo de inspeções de segurança rodoviária, contribuindo assim para a prevenção e redução da sinistralidade. Adicionalmente, são verificadas as condições de segurança da estrada, identificando os problemas, apresentando propostas para melhoria com o respetivo grau de priorização, permitindo comprovar a eficácia e importância das ISR para o sucesso das estratégias de segurança rodoviária.
- Mechanical and fracture properties of concrete with recycled concrete aggregates treated with acids and addition of aluminium sulphatePublication . Forero, J. A.; de Brito, J.; Evangelista, Luís; Pereira, C. H. F.The use of recycled aggregates, particularly concrete waste aggregate, has gained increasing popularity and has become current practice in day-to-day applications in many countries. Enhancing the physical and morphological characteristics of this type of aggregate is crucial to promote its widespread adoption. This study investigates the mechanical and fracture properties of concrete incorporating 100 % recycled concrete coarse aggregate (RCA), both untreated and treated with acid solutions of hydrochloric acid (HCl) and sulphuric acid (H2SO4), and addition to the addition of aluminium sulphate (AS). X-ray diffraction (XRD) and X-ray fluorescence (XRF) techniques were employed to characterize the cement and aluminium sulphate (AS). The performance of all mixes was evaluated in terms of mechanical properties, including compressive strength, tensile strength, and secant modulus of elasticity. Experimental fracture tests were conducted using the wedge splitting method on notched specimens aged for 28 days. The results demonstrate an improvement in the mechanical behaviour and fracture resistance of mixes incorporating RCA treated with acid solutions at concentrations of 0.3 M, 1 M, and 3 M for HCl, as well as at a concentration of 0.3 M for H2SO4. However, a decrease in properties was observed at higher concentrations of H2SO4 (1 M and 3 M). Furthermore, the addition of AS also resulted in improvements compared to mixes containing RCA.
- Reabilitação de estruturas marítimas em betão armadoPublication . Alves, João José Cordeiro dos Santos; Fernandes, José Pedro CoelhoO betão armado é o principal material de construção de estruturas da nossa época que começaram a ser construídas de forma generalizada em Portugal a partir dos anos 60 do passado século. Quando surgiu, os projectistas e construtores julgavam tratar-se de um material eterno, insensível à acção do tempo. Por esta razão, não eram tomadas as medidas para salvaguardar a sua durabilidade, o que fez com que as patologias de deterioração de estruturas deste material sejam tão antigos quanto as próprias estruturas. Reabilitar é reconduzir um elemento às condições de operacionalidade originais no entanto, quando se fala de estruturas, e em particular de estruturas marítimas em betão armado, recuperar deve ser também corrigir, eliminando erros e vícios que por via de regra ocorrem durante o projecto e a construção destas mesmas estruturas. Esses aspectos conferem à recuperação estrutural um carácter especial na engenharia civil, dado que a sua execução é minuciosa onde a habilidade manual, a perícia e o conhecimento das técnicas de execução são fundamentais. Com o evoluir da regulamentação do betão armado, a questão da durabilidade tem vindo a ser tratada de uma forma cada vez mais séria e o Eurocódigo 2, que irá substituir o actual Regulamento de Betão Armado, trata a durabilidade de uma forma muito mais abrangente e eficaz. Recentemente foi elaborada a norma NP EN 1504 - "Produtos e Sistemas para a Protecção e Reparação de Estruturas de Betão", que apresenta procedimentos e exigências para este tipo de intervenções, que são cada vez mais correntes. A execução de um projecto de reabilitação de uma estrutura em betão armado numa ponte cais surge da vontade do autor aprofundar os seus conhecimentos nesta área, compilando e sistematizando de forma acessível informações que hoje se encontram dispersas. Numa primeira parte, o projecto será estruturado de acordo com a norma NP EN 1504, apresentando um desenvolvimento daquilo que são as técnicas de protecção e reparação de estruturas de betão armado e dos materiais disponíveis para tal. Numa segunda parte é apresentado um projecto de uma obra de reabilitação e protecção com a qual se pretende dar a conhecer quais as soluções correntes de intervenção.