Browsing by Issue Date, starting with "2024-10-11"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Como o comportamento de uso do ChatGPT influencia a sua marca em termos de consumer-based brand equityPublication . Pimenta, Nelson Hugo Catroga; Gonçalves, RuiNos últimos anos, o avanço da inteligência artificial (IA) tem transformado significativamente a interação entre marcas e consumidores. O surgimento de ferramentas como o ChatGPT colocou a IA no centro das estratégias de marketing, impactando a forma como os consumidores percebem e interagem com as marcas. Este estudo visa analisar as relações entre os construtos do Modelo de Adoção de Tecnologia (TAM) e o capital de marca baseado no consumidor (CBBE) do ChatGPT. Através de um inquérito a 219 participantes e utilizando um modelo de equações estruturais, os resultados mostram que a perceção de utilidade e a facilidade de uso são determinantes na formação de atitudes positivas, que, por sua vez, influenciam a intenção e o comportamento de uso. A utilização eficaz do ChatGPT revela-se um forte preditor do capital de marca, sublinhando a importância da experiência do utilizador. Este estudo contribui para a compreensão de como a aceitação de novas tecnologias pode impactar o capital de marca e sugere que as empresas devem investir na usabilidade e utilidade das suas ferramentas de IA para fortalecer a lealdade e associações à marca.
- Construir pontes: os instrumentos de pilotagem do Movimento da Escola Moderna em ação num Jardim-de- InfânciaPublication . Fontes, Mariana Isabel Oliveira; Sousa, CarlaEste relatório, elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática Profissional Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar, visa expor criticamente o processo de intervenção e investigação em jardim-de-infância durante quatro meses com um grupo de 20 crianças de três anos. Neste é igualmente apresentada uma análise ao impacto das práticas supervisionadas na construção de uma identidade profissional como educadora de infância. Durante a PPS II, destacou-se a importância do espaço e tempo proporcionados pela educadora cooperante para a comunicação das crianças, valorizando as suas vozes e opiniões. Pude observar a implementação de instrumentos do Movimento da Escola Moderna (MEM), como o “Quero mostrar, contar ou escrever” e “Diário de grupo”, surgindo um interesse em investigar: “De que forma esses instrumentos potenciam a comunicação das crianças? E como é que a prática pedagógica da educadora cooperante influência na eficácia dos mesmos?”. Os objetivos do estudo foram: Conhecer as conceções da educadora sobre a criança e o JI; entender a visão da educadora sobre seu papel no JI; compreender as conceções da educadora sobre comunicação e seu desenvolvimento nas crianças; analisar a perspetiva das crianças sobre a utilidade e preferência dos instrumentos e enunciar estratégias promotoras de comunicação. Optou-se por uma investigação qualitativa, na modalidade de estudo de caso, utilizando técnicas de recolha de dados como a observação direta participante e não participante (notas de campo), entrevistas estruturadas às crianças e à educadora cooperante e consulta documental dos instrumentos de pilotagem. Os resultados da análise dos dados sustentam que os instrumentos do MEM em estudo potencializaram as habilidades comunicativas das crianças. Além disso, a prática pedagógica da educadora cooperante, alinhada com as premissas do MEM, mostrou-se crucial para a eficácia desses instrumentos, criando pontes que influenciaram diretamente o envolvimento e a qualidade da comunicação das crianças, no entanto, as limitações sugerem a necessidade de uma amostra maior e mais pesquisas para generalizar os resultados e compreender plenamente o impacto desses instrumentos ao longo do tempo.
- Mechanical and fracture properties of concrete with recycled concrete aggregates treated with acids and addition of aluminium sulphatePublication . Forero, J. A.; de Brito, J.; Evangelista, Luís; Pereira, C. H. F.The use of recycled aggregates, particularly concrete waste aggregate, has gained increasing popularity and has become current practice in day-to-day applications in many countries. Enhancing the physical and morphological characteristics of this type of aggregate is crucial to promote its widespread adoption. This study investigates the mechanical and fracture properties of concrete incorporating 100 % recycled concrete coarse aggregate (RCA), both untreated and treated with acid solutions of hydrochloric acid (HCl) and sulphuric acid (H2SO4), and addition to the addition of aluminium sulphate (AS). X-ray diffraction (XRD) and X-ray fluorescence (XRF) techniques were employed to characterize the cement and aluminium sulphate (AS). The performance of all mixes was evaluated in terms of mechanical properties, including compressive strength, tensile strength, and secant modulus of elasticity. Experimental fracture tests were conducted using the wedge splitting method on notched specimens aged for 28 days. The results demonstrate an improvement in the mechanical behaviour and fracture resistance of mixes incorporating RCA treated with acid solutions at concentrations of 0.3 M, 1 M, and 3 M for HCl, as well as at a concentration of 0.3 M for H2SO4. However, a decrease in properties was observed at higher concentrations of H2SO4 (1 M and 3 M). Furthermore, the addition of AS also resulted in improvements compared to mixes containing RCA.
