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- Como o comportamento de uso do ChatGPT influencia a sua marca em termos de consumer-based brand equityPublication . Pimenta, Nelson Hugo Catroga; Gonçalves, RuiNos últimos anos, o avanço da inteligência artificial (IA) tem transformado significativamente a interação entre marcas e consumidores. O surgimento de ferramentas como o ChatGPT colocou a IA no centro das estratégias de marketing, impactando a forma como os consumidores percebem e interagem com as marcas. Este estudo visa analisar as relações entre os construtos do Modelo de Adoção de Tecnologia (TAM) e o capital de marca baseado no consumidor (CBBE) do ChatGPT. Através de um inquérito a 219 participantes e utilizando um modelo de equações estruturais, os resultados mostram que a perceção de utilidade e a facilidade de uso são determinantes na formação de atitudes positivas, que, por sua vez, influenciam a intenção e o comportamento de uso. A utilização eficaz do ChatGPT revela-se um forte preditor do capital de marca, sublinhando a importância da experiência do utilizador. Este estudo contribui para a compreensão de como a aceitação de novas tecnologias pode impactar o capital de marca e sugere que as empresas devem investir na usabilidade e utilidade das suas ferramentas de IA para fortalecer a lealdade e associações à marca.
- Construir pontes: os instrumentos de pilotagem do Movimento da Escola Moderna em ação num Jardim-de- InfânciaPublication . Fontes, Mariana Isabel Oliveira; Sousa, CarlaEste relatório, elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática Profissional Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar, visa expor criticamente o processo de intervenção e investigação em jardim-de-infância durante quatro meses com um grupo de 20 crianças de três anos. Neste é igualmente apresentada uma análise ao impacto das práticas supervisionadas na construção de uma identidade profissional como educadora de infância. Durante a PPS II, destacou-se a importância do espaço e tempo proporcionados pela educadora cooperante para a comunicação das crianças, valorizando as suas vozes e opiniões. Pude observar a implementação de instrumentos do Movimento da Escola Moderna (MEM), como o “Quero mostrar, contar ou escrever” e “Diário de grupo”, surgindo um interesse em investigar: “De que forma esses instrumentos potenciam a comunicação das crianças? E como é que a prática pedagógica da educadora cooperante influência na eficácia dos mesmos?”. Os objetivos do estudo foram: Conhecer as conceções da educadora sobre a criança e o JI; entender a visão da educadora sobre seu papel no JI; compreender as conceções da educadora sobre comunicação e seu desenvolvimento nas crianças; analisar a perspetiva das crianças sobre a utilidade e preferência dos instrumentos e enunciar estratégias promotoras de comunicação. Optou-se por uma investigação qualitativa, na modalidade de estudo de caso, utilizando técnicas de recolha de dados como a observação direta participante e não participante (notas de campo), entrevistas estruturadas às crianças e à educadora cooperante e consulta documental dos instrumentos de pilotagem. Os resultados da análise dos dados sustentam que os instrumentos do MEM em estudo potencializaram as habilidades comunicativas das crianças. Além disso, a prática pedagógica da educadora cooperante, alinhada com as premissas do MEM, mostrou-se crucial para a eficácia desses instrumentos, criando pontes que influenciaram diretamente o envolvimento e a qualidade da comunicação das crianças, no entanto, as limitações sugerem a necessidade de uma amostra maior e mais pesquisas para generalizar os resultados e compreender plenamente o impacto desses instrumentos ao longo do tempo.