Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A rotina na realização de atividades de música e movimento e o comportamento motor das crianças: potencialidades e desafios

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório decorre no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), efetuada no primeiro semestre do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa. O estágio decorreu entre 30 de setembro de 2024 a 24 de janeiro de 2025, em contexto de jardim de infância, na sala dos Le, com um grupo de vinte e três crianças, com idades compreendidas entre os dois e os cinco anos e numa organização socioeducativa que se rege pelo Movimento da Escola Moderna (MEM). A partir da prática pedagógica reflexiva que desenvolvi, emergiu a investigação em torno da problemática “A Rotina na Realização de Atividades de Música e Movimento e o Comportamento Motor das Crianças- Potencialidades e Desafios” com os seguintes objetivos: (i) identificar as eventuais alterações no comportamento motor da criança quando existe uma rotina na realização de uma atividade de Música e Movimento e (ii) analisar o impacto das eventuais alterações no comportamento motor da criança na realização de uma atividade de Música e Movimento. A investigação desenvolvida centralizou-se numa abordagem de carácter qualitativo, através de um estudo exploratório descritivo, recorrendo a técnicas como a observação participante, a realização de entrevistas e a análise documental. A análise de conteúdo foi realizada a partir da análise dos vídeos registados, garantindo o cumprimento de todas as questões éticas ao longo de todo o processo investigativo. Os resultados evidenciam alterações no comportamento motor das crianças, decorrentes da realização da rotina de atividade de música e movimento, nomeadamente, melhorias na coordenação motora e no equilíbrio e na aquisição de maior autonomia e confiança nos movimentos, tendo impacto na aprendizagem e no bem-estar das crianças.
This report is part of the Supervised Professional Practice II (PPS II), carried out during the first semester of the second year of the master’s degree in early childhood education at the Lisbon School of Education. The internship took place from September 30, 2024, to January 24, 2025, in a kindergarten setting, in the Le classroom, with a group of twenty-three children aged between two and five years, within a socio-educational organization guided by the pedagogical model of the Modern School Movement (MEM). From the reflective pedagogical practice I developed, an investigation emerged around the issue of "The Routine in the Performance of Music and Movement Activities and Children's Motor Behaviour—Potentialities and Challenges", with the following objectives: (i) To identify possible changes in children's motor behaviour when a routine is established in the execution of a Music and Movement activity and (ii) To analyse the impact of these potential changes in motor behaviour on the performance of a Music and Movement activity. The research was conducted using a qualitative approach, applying the exploratory descriptive study method and using techniques such as participant observation, research, and document analysis. The content analysis was performed based on the review of recorded videos, ensuring strict compliance with all ethical considerations throughout the entire investigative process. The results highlight significant changes in children's motor behavior, stemming from the implementation of a routine involving music and movement activities, specifically improvements in motor coordination and balance, as well as increased autonomy and confidence in their movements, having an impact on their learning and well-being.

Description

Relatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar

Keywords

Crianças Jardim de infância Comportamento motor Música Children Kindergarten Motor behaviour Music

Pedagogical Context

Citation

Ferreira, B. V. L. (2025). A rotina na realização de atividades de música e movimento e o comportamento motor das crianças: potencialidades e desafios [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/22187

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue