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- As interações sociais inclusivas entre crianças do pré-escolarPublication . Jesus, Margarida Patrão; Almeida, TiagoAs interações sociais, existentes quando as crianças se relacionam, comunicam e identificam umas com as outras, têm uma extrema importância para a criação de amizades, que, por sua vez, são um fator crucial para a integração e inclusão das crianças. O objetivo deste relatório é refletir sobre as interações sociais inclusivas entre crianças da educação pré-escolar, em específico as interações com uma criança com Necessidades de Saúde Especiais (NSE), através de um estudo de caso com abordagem qualitativa, com o apoio de diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados. Ao longo do presente documento, é apresentada a caracterização do contexto, um estabelecimento educativo particular com fins lucrativos, em contexto de jardim de infância. Em seguida, explicitam-se as intencionalidades que considerei mais adequadas para a minha ação educativa. Posteriormente, apresenta-se o desenvolvimento da problemática e logo depois a análise e a discussão dos resultados. Por fim, tece-se uma reflexão sobre as aprendizagens ao longo da Prática Profissional Supervisionada (PPS) no contexto de creche e de jardim de infância que foram de cruciais para a construção da minha profissionalidade docente enquanto educadora de infância. Os resultados apontam para um maior número de interações sociais inclusivas do que interações sociais menos inclusivas, isto é, a MR é uma criança que está integrada no grupo. As crianças preocupam-se com ela, brincam e estabelecem com ela relações recíprocas de amizade. Com esta investigação, também é possível entender a visão do grupo perante uma criança com NSE, nomeadamente Trissomia 21, esta é vista como uma criança afetiva e sociável, no entanto, com algumas diferenças ao nível das características físicas. Por fim, importa salientar que é apresentada a construção da profissionalidade que teve um papel fundamental para refletir e repensar as minhas ações como futura profissional na área de educação.
- A importância do Storytelling no contacto da pré-leitura e da escritaem idade de Pré-EscolarPublication . França, Inês Peguinho de; Almeida, TiagoO presente relatório, realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada II, integrada no mestrado em Educação Pré-Escolar apresenta, como principal intuito conhecer a importância do storytelling no contacto com a pré-leitura e com a escrita em idade Pré-Escolar, temática esta emergente do interesse e da curiosidade do grupo de crianças pela literatura para a infância. Este percurso ocorreu na valência de Pré-Escolar, com um grupo de 21 crianças com idades compreendidas entre os 3 a 5 anos, equivalentes ao início do período de intervenção. Trata-se de uma Organização Socioeducativa sem fins lucrativos, localizada em Lisboa, que adota o Modelo Movimento Escola Moderna (MEM) como modelo pedagógico. Metodologicamente, a investigação centra-se num estudo de caso, de natureza mista, no qual foram utilizadas diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados: observação participante, metodologias visuais de registo fotográfico, entrevistas estruturadas a duas educadoras e à auxiliar de ação educativa e inquéritos por questionário às famílias. Realizada a recolha de dados, procedi à sua análise de forma a poder retirar as principais conclusões do estudo, sendo estas a importância do storytelling para o desenvolvimento integral das crianças, sobretudo no âmbito da pré-leitura e da escrita. Por fim, destaco, ainda, de que forma as experiências nas PPS permitiram o desenvolvimento de competências e da minha identidade profissional.
- Proposta de Plano de Comunicação de Crise para um blackout energético na cidade de LisboaPublication . Araújo, Raúl Marques da Fonte de; Jorge, Nuno da Silva; Cunha, AdelinoTodos os países da União Europeia têm um plano dedicado a falhas no setor energético nacional e regional. A Áustria prevê sofrer um blackout até 2026. Em Portugal, já houve um blackout, provocado por um acidente com uma cegonha, que deixou metade do país às escuras. Apesar de Portugal e os restantes países dos Estados membros terem um plano para este cenário, a verdade é que o plano português apresenta muitas lacunas. A Câmara Municipal de Lisboa detém um plano de emergência para vários cenários, contudo não inclui um cenário de blackout em Lisboa. Este trabalho visa investigar o panorama nacional e europeu sobre o estado da arte da prevenção contra blackouts e apresenta uma proposta de plano de comunicação de crise para um blackout energético na cidade de Lisboa. A presente investigação está dividida em duas partes. A primeira parte centra-se na revisão de literatura das áreas das Relações Públicas, comunicação de crise e a comunicação de crise em blackouts, apresentando vários estudos de caso. A segunda parte centra-se na análise dos vários planos europeus e dos profissionais da comunicação sobre as melhores práticas a serem desenvolvidas para um plano de comunicação de crise para um cenário de blackout em Lisboa. O resultado da investigação reflete-se na proposta de plano para a comunicação de crise de um blackout energético na cidade de Lisboa.
- O papel das relações públicas na gestão de ciberataques: proposta de um guia para preparação estratégica das organizações no contexto portuguêsPublication . Antunes, Sara Alexandra Gaspar; Jorge, Nuno da SilvaPerante o aumento significativo das ciberameaças, as organizações enfrentam cada vez mais problemas ao nível da segurança dos seus sistemas e redes informáticas, o que exige um maior nível de prevenção e gestão de crise que lhes permita recuperar eficazmente do incidente, mitigar eventuais danos e assegurar a reputação organizacional. Neste sentido, a presente dissertação procura estudar a prevenção e resposta a um ciberataque, aplicadas em particular ao contexto português, e compreender a importância de as organizações estarem devidamente preparadas para a eventualidade de um incidente deste género. O principal objetivo deste estudo consiste na apresentação de uma proposta de Guia de Boas Práticas de Prevenção e Resposta a um Ciberataque, que sirva não só de inspiração a todos os interessados no tema em questão, mas que se constitua, também, como uma importante ferramenta para os profissionais de Relações Públicas das organizações portuguesas utilizarem no processo de prevenção e preparação da resposta a um ciberataque. De forma prática, pretende-se clarificar a importância da atividade de Relações Públicas na gestão de um ciberataque. Além do importante contributo das evidências teóricas constatadas na revisão da literatura, este guia foi construído tendo por base a perspetiva de diferentes profissionais e especialistas relativamente à importância da prevenção e resposta a um ciberataque, bem como acerca das principais medidas e ações de segurança e comunicação a implementar pelas organizações num incidente deste tipo. Os resultados evidenciaram que é possível as organizações serem alvo de um ciberataque e, ainda assim, recuperar do incidente com o mínimo de danos possíveis e manter a sua reputação. Não obstante, é necessário existir um esforço permanente da organização no que toca à gestão do ciberataque, destacando-se o papel fundamental do profissional de Relações Públicas na resolução do incidente.