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- Os processos de regulação e autorregulação das aprendizagens no trabalho em parcerias durante o tempo de estudo autónomo, numa turma de 3º ano de escolaridadePublication . Alegria, Susana Filipa Vidinha; Mestre, LuísO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e em Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. Este integra a descrição, análise e reflexão da prática pedagógica de ensino supervisionada vivenciada em 1.º e em 2.º CEB, bem como a investigação realizada com uma turma de 3.º ano do 1.º CEB, no contexto de um estabelecimento de ensino privado na região de Lisboa. A presente investigação teve como principal objetivo compreender os processos realizados pelos alunos face à regulação e autorregulação das aprendizagens no trabalho realizado em parcerias, durante o Tempo de Estudo Autónomo. Neste sentido, delinearam-se os seguintes objetivos específicos: i) Caracterizar as perceções dos alunos face a uma parceria eficaz, no âmbito do Tempo de Estudo Autónomo; ii) Caracterizar as perceções dos alunos face à seleção do colega a apoiar ou a ser apoiado; iii) Caracterizar as perceções dos alunos face à seleção dos conteúdos e competências curriculares a serem trabalhadas nas parcerias desenvolvidas; iv) Caracterizar as perceções dos alunos face às estratégias de trabalho utilizadas no decorrer das parcerias; v) Caracterizar as perceções dos alunos quanto às aprendizagens realizadas durante o trabalho de parcerias; vi) Caracterizar as perceções dos alunos quanto à avaliação das parcerias; e vii) Identificar que mudanças podem ocorrer na regulação e autorregulação das aprendizagens no trabalho em parcerias, decorrente das estratégias implementadas. De acordo com os objetivos do estudo, a metodologia utilizada é de natureza qualitativa, com procedimentos próximos da metodologia de investigação-ação, tendo sido utilizadas diversas técnicas de recolha de dados, tais como a aplicação de questionários, a análise documental e a observação participante. O tratamento de dados foi efetuado com recurso à análise de conteúdo. Os resultados do estudo revelaram que os alunos demonstraram uma melhoria na regulação e autorregulação das aprendizagens no trabalho em parcerias. As estratégias e instrumentos implementados, como as Listas de Verificação Intermédias, as apresentações e as conversas informais, contribuíram para que os alunos trabalhassem com maior responsabilidade, autonomia e intencionalidade, bem como escolhessem os colegas mais indicados para as parcerias; também para que as avaliassem de forma mais detalhada e reflexiva, tivessem maior consciência das aprendizagens adquiridas durante esse tempo, além das dificuldades que persistiram, e se responsabilizassem mais pelo sucesso das parcerias.
- De que forma a compreensão leitora, com enfoque nas redes lexicais e semânticas, potencia as aprendizagens de conceitos em História e Geografia de Portugal no 1.º CEB?Publication . Patrício, Sofia Silva; Ferreira, Patrícia; Dias, AlfredoO presente relatório de estágio desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, que integra o Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.ºCEB, da Escola Superior de Educação de Lisboa pertencente ao Instituto Politécnico de Lisboa. O documento encontra-se estruturado, em duas grandes partes que se relacionam, nomeadamente, (i) caraterização, análise e reflexão das práticas pedagógicas desenvolvidas no 1.º e 2.ºCEB; e (ii) implementação de um estudo empírico, aplicado no 1.º Ciclo. O presente estudo surgiu da necessidade de compreender De que forma a compreensão leitora, com enfoque nas redes lexicais e semânticas, potencia as aprendizagens de conceitos em História e Geografia de Portugal?. Partindo desta problemática, foram definidos três objetivos investigativos: (i) Aferir o inter-relacionamento entre a compreensão leitora e a construção de redes lexicais e semânticas entre palavras na leitura e na escrita; (ii) Compreender o papel do conhecimento lexical e semântico desenvolvido em situações de leitura e escrita na compreensão e aplicação de conceitos histórico-geográficos; e (iii), Verificar a influência de uma sequência didática centrada no enriquecimento lexical e semântico na compreensão e explicitação de conceitos histórico-geográficos. Recorrendo a uma metodologia de natureza predominantemente qualitativa, seguindo princípios de Investigação-Ação, foi possível aferir que a compreensão leitora e o desenvolvimento das relações lexicais e semânticas contribuem para a definição de conceitos em História e Geografia de Portugal.
- Há relação entre a habilidade de fluência na leitura e a habilidade da ortografia, centrada na escrita de palavras?Publication . Vilares, Sílvia Carla Moreno Garrido; Sousa, OtíliaEste relatório final integra-se na unidade curricular realizada no âmbito de Prática Supervisionada II do 2º ano do mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e é composto por duas partes. A primeira parte diz respeito à prática pedagógica realizada e à reflexão no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e a segunda parte alude ao estudo empírico desenvolvido no contexto de estágio do 1.º Ciclo. Motivado pelas dificuldades de escrita de palavras apresentadas pelos alunos do 1.º Ciclo, o estudo “há relação entre habilidade de fluência na leitura com a habilidade da ortografia centrada na escrita de palavras?” resulta de um processo de investigação e de procedimentos de intervenção centrado em três grandes objetivos, desenvolver a fluência na leitura, melhorar as competências ortográficas, compreender se os alunos que têm maior habilidade de fluência na leitura são também aqueles que apresentam maior proficiência na competência de escrita de palavras, e perceber o impacto que teve o ensino explícito na competência ortográfica. O estudo envolveu uma turma do 4.º ano de escolaridade e definiram-se, como linhas orientadoras da intervenção, o ensino explícito das regras ortográficas de algumas palavras, a escrita criativa e compreensão da escrita de palavras, com recurso à leitura e à escrita. Os procedimentos metodológicos de investigação do estudo versam sobre uma abordagem qualitativa. As técnicas e instrumentos de recolha de dados com recurso a notas de campo, a análise de documentos e a entrevista, foram complementados na observação direta e participante. Por último fez-se uma análise aos dados recolhidos que possibilitaram chegar à conclusão que os alunos desenvolveram a fluência leitora, mas os resultados estão muito longe de ser os adequados para os alunos que estão a terminar o 4.º ano de escolaridade, pois os testes aplicados são direcionados para os alunos de 2.º ano do 1º CEB. Em relação à habilidade de ortografia centrada na escrita de palavras, o estudo mostrou que os alunos passaram escrever melhor as palavras destacando-se a importância do ensino implementado durante a intervenção. O estudo revelou que os alunos que tinham boa fluência na leitura nem sempre eram os que tinham mais habilidade na escrita de palavras.