Browsing by Issue Date, starting with "2023-12-05"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Para além da forma: os estímulos cinestésico e ideacional como promotores na descoberta do movimento próprio na disciplina de expressão criativa, com alunos do 1º e 2º anos do curso básico de dança, do Conservatório de Dança de Vila Nova de FamalicãoPublication . Pinto, Joana; Marques, AnaO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, com o objetivo principal de explorar novos movimentos a partir da integração dos Estímulos ideacional e cinestésico, com o intuito de conduzir à transformação dos movimentos técnicos já adquiridos de outras disciplinas, por parte do público-alvo, que os transportam na sua memória corporal, e também suscitar movimentos inovadores ampliando a criatividade e a expressividade dos alunos. Este estudo foi aplicado aos alunos do 1º e 2º anos do Curso Básico de Dança do Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão, na disciplina de Expressão Criativa, durante o ano letivo de 2021/2022. A pesquisa, de natureza investigação-ação, começou com uma fase de observação estruturada, utilizando grelhas de observação como instrumento de recolha de dados. Posteriormente, ocorreu uma segunda fase em que a estagiária participou ativamente na lecionação das aulas, colaborando com a professora titular da turma na sua prática pedagógica. Por fim, na terceira fase, a estagiária assumiu a lecionação autónoma, com foco na aplicação de diferentes ferramentas de exploração de movimento, com base no método de Laban, visando estimular a exploração, criação e inovação de movimentos, indo além das competências técnicas ou movimentos habituais dos alunos. O desenvolvimento da autoconsciência corporal foi, igualmente, um objetivo a atingir, ajudando os alunos a compreender como é que os seus movimentos podem ser expressivos e comunicativos. Promoveu-se a capacidade de observação, apreciação e avaliação, estimulando uma compreensão mais profunda do movimento. Em suma, considera-se que este estágio explorou a integração dos Estímulos nas aulas de dança, incentivou a criatividade dos alunos e contribuiu para o desenvolvimento de uma abordagem mais consciente e expressiva em relação ao movimento, enriquecendo assim a experiência educativa dos alunos.
- A música de conjunto como fator motivacional no estudo individual dos alunosPublication . Rodrigues, Bárbara Daniela Carvalho da Silva; Correia, Luís ToméResumo I - A parte I deste documento, denominada de Prática Pedagógica, apresenta o relatório do estágio realizado na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional durante o ano letivo de 2018/2019, na classe de fagote do professor Arlindo Santos. Nesta primeira parte referente à prática de ensino, são apresentados os objetivos e expectativas sentidas em relação à realização do Estágio de Ensino Especializado, bem como uma análise SWOT que apresenta aquilo que a mestranda considera serem os seus pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, em relação à prática letiva. Posteriormente, é feita uma contextualização da instituição de acolhimento, através do seu historial e enquadramento social e cultural, bem como do seu funcionamento interno, instalações, corpo docente e discente e atividades. São expostas as práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo do estágio e é realizada uma caracterização da classe envolvida e dos alunos que fizeram parte deste trabalho. Foram também analisadas e descritas as aulas observadas e lecionadas aos alunos participantes. Para concluir a primeira parte do Relatório de Estágio, é realizada em forma de reflexão final, uma análise crítica da atividade docente, em que a autora reflete sobre os aspetos positivos e os desafios que surgiram ao longo do ano, bem como os aspetos negativos e dificuldades sentidas. São ainda referidos os erros cometidos e os conhecimentos adquiridos, que serão uma mais valia para um percurso de sucesso e mais eficaz como docente.
- O jornalismo global e a anarquia internacional na editoria Internacional da agência LusaPublication . Vicente, Adriana Matias; Rezola, Maria InáciaEste relatório foi resultado de um estágio curricular com a duração de três meses, na agência Lusa, realizado entre 20 de fevereiro e 2 de junho no âmbito do Mestrado em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. O objetivo desta investigação foi analisar como se refletem os conceitos de jornalismo global e anarquia internacional na editoria Internacional da Lusa, observando a realidade da prática noticiosa da agência, analisando a produção jornalística da editoria e obtendo a perspetiva dos seus jornalistas. As metodologias utilizadas foram a observação participante, no decorrer do estágio, a análise de conteúdo com recurso a variáveis quantitativas e qualitativas e, por fim, as entrevistas a três jornalistas da editoria Internacional.
- A relação do consumidor português das gerações Y e Z com os wearables: o caso dos smartwatchesPublication . Mendes, Mariana Ferreira Tavares; Antunes, Ana Cristina CoelhoOs dispositivos wearable, como os smartwatches, têm transformado a maneira como os consumidores interagem com a tecnologia. Esta dissertação procura analisar a relação entre os consumidores e os smartwatches, explorando fatores que influenciam a adoção, o uso, o impacto desses dispositivos na vida quotidiana e como se caracteriza a jornada do consumidor destes dispositivos. O estudo tem como base a entrevista individual em profundidade efetuada a doze utilizadores de smartwatches portugueses, das gerações Y e Z. Os principais resultados revelam que a adoção de smartwatches é influenciada pela utilidade percebida, facilidade de uso, design estético e compatibilidade com o estilo de vida do utilizador. Além disso, o estudo identifica os principais usos desses dispositivos, que vão além da simples monitorização de atividades físicas, abrangendo notificações, funcionalidades de saúde, e conexão com smartphones. Além disso, esta dissertação examina como se caracteriza a jornada do consumidor, a relação emocional dos consumidores com os seus smartwatches e como esses dispositivos se tornam parte integrante de sua identidade digital. No contexto de um mundo cada vez mais conectado, compreender a dinâmica da relação entre os consumidores e os smartwatches é crucial para as empresas. O estado de arte desta matéria, demonstra que ainda é pouco explorada, principalmente no contexto português. Este estudo contribui para o conhecimento nesse campo em rápido crescimento e fornece insights valiosos para o marketing destes dispositivos.