Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A música de conjunto como fator motivacional no estudo individual dos alunos

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Resumo I - A parte I deste documento, denominada de Prática Pedagógica, apresenta o relatório do estágio realizado na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional durante o ano letivo de 2018/2019, na classe de fagote do professor Arlindo Santos. Nesta primeira parte referente à prática de ensino, são apresentados os objetivos e expectativas sentidas em relação à realização do Estágio de Ensino Especializado, bem como uma análise SWOT que apresenta aquilo que a mestranda considera serem os seus pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, em relação à prática letiva. Posteriormente, é feita uma contextualização da instituição de acolhimento, através do seu historial e enquadramento social e cultural, bem como do seu funcionamento interno, instalações, corpo docente e discente e atividades. São expostas as práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo do estágio e é realizada uma caracterização da classe envolvida e dos alunos que fizeram parte deste trabalho. Foram também analisadas e descritas as aulas observadas e lecionadas aos alunos participantes. Para concluir a primeira parte do Relatório de Estágio, é realizada em forma de reflexão final, uma análise crítica da atividade docente, em que a autora reflete sobre os aspetos positivos e os desafios que surgiram ao longo do ano, bem como os aspetos negativos e dificuldades sentidas. São ainda referidos os erros cometidos e os conhecimentos adquiridos, que serão uma mais valia para um percurso de sucesso e mais eficaz como docente.
Resumo II - A parte II deste documento, denominadada de Investigação, teve como objetivo aferir de que forma a prática da música em conjunto teria ou não impacto nos níveis motivacionais dos alunos para o estudo individual, contribuindo desta forma para o desenvolvimento de novos métodos de abordagem dentro do ensino especializado da música. Numa primeira parte é realizada uma revisão da literatura existente sobre conceitos gerais da motivação e a sua aplicação no processo de aprendizagem e prática musical, bem como dos fatores que a influenciam. É também feita uma abordagem teórica sobre a música no contexto sócio-cultural e a importância do trabalho em grupo para o desenvolvimento pessoal. Foi implementada uma metodologia que a autora considerou eficaz para a recolha de dados, através de questionários a alunos e professores acerca do tema investigado. Após análise e discussão dos dados obtidos foi possível concluir que a prática musical em conjunto garante benefícios para o estudo individual dos alunos, bem como para a aquisição de competências e aumento dos níveis motivacionais. No final deste trabalho de investigação são apresentadas as limitações sentidas ao longo de toda a pesquisa em relação aos objetivos propostos e, é elaborada uma conclusão onde são recapitulados de forma sucinta os resultados principais e são feitas algumas recomendações que a autora considerou pertinentes.
Abstract I - The part I of this document, called Pedagogical Pratice, presents the report of the internship carried out at the Escola Artística de Música do Conservatório Nacional during the 2018/2019 academic year, in the bassoon class of teacher Arlindo Santos. In this first part regarding teaching pratice, the objetives and expectations felt in relation to carrying out the Specialized Teaching Internship are presented, as well as a SWOT analysis that presents what the master´s student considers to be her strengths and weaknesses, threats and opportunities, in relation to teaching practice. Subsequently, a contextualization of the host institution is made, through its history and social and cultural framework, as well as its internal functioning, facilities, teaching staff, students and activities. The pedagogical pratices developed throughout the internship are exposed and a characterization of the class involved and the students who took part in this work is carried out. The classes observed and taught to participating students were also demonstrated and described. To conclude the first part of the Internship Report, a critical analysis of the teaching activity is carried out in the form of a final reflection, in which the author reflects on the positive aspects and challenges that arose throughout the year, as well as the negative and difficulties experienced. The mistakes made and the knowledge acquired are also mentioned, which will be an added value for a sucessful and more effective career as a teacher.
Abstract II - The part II of this document, called Research, aimed to assess how practicing music together would or would not have an impact on students motivational levels for individual study, which contributes in this way to the development of new approach methods within the specialized music teaching. In the first part, a review of the existing literature on general concepts of motivation and its application in the process of learning and musical practice, as well as the factors that influence it, is carried out. A theoretical approach is also made to music in the socio- cultural context and the importance of group work for personal development. A methodology was implemented that the author considered effective for data collection, through question sheets to students and teachers about the topic investigated. After analyzing and discussing the data obtained, it was possible to conclude that musical pratice together guarantees benefits for individual study of students, as well as for the acquisition of skills and increased motivational levels. At the end of this research work, the limitations felt throughout the investigation in relation to the proposed objectives are presented and a conclusion is drawn up where the main results are succinctly summarized and some recommendations are made that the author considered pertinent.

Description

Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.

Keywords

Motivação Prática musical em conjunto Aprendizagem musical Motivation Musical practice together Music learning

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa

CC License