Browsing by Issue Date, starting with "2023-12-04"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Quatro solos de orquestra com conteúdos pedagógicos para o ensino do clarinetePublication . Costa, Telmo José Silva; Jerónimo, ManuelResumo I - O Estágio do Ensino Especializado, integrado no Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa, foi realizado durante o ano letivo 2022/2023, em Lisboa, na Escola Profissional da Metropolitana e envolveu três alunas do Curso de Instrumentista de Sopro e Percussão do ramo de Clarinete. O propósito da realização deste estágio foi a aprendizagem e desenvolvimento de estratégias para melhorar a prática de lecionar as aulas de clarinete, compreendendo 81 aulas observadas e nove lecionadas, nas quais se aplicaram a temática do projeto de investigação: o ensino de noções pedagógicas básicas através da abordagem pedagógica aos solos orquestrais de clarinete. Procedeu-se à caracterização da escola e das alunas envolvidas no estágio, seguida da descrição detalhada tanto das aulas observadas como lecionadas. Nestas foi aplicado o método de ensino de solos de orquestra, constituindo uma nova ferramenta pedagógica adaptada às características de aprendizagem de cada aluna. Esta prática pedagógica foi personalizada e aplicada a outras obras do repertório do clarinete. Por fim, incluiu-se uma reflexão do desempenho dos alunos e uma análise crítica da atividade docente, destacando-se que os princípios de ensino aplicados durante o ano letivo se revelaram frutíferos tanto para os alunos, que conseguiram, com entusiasmo, desenvolver e melhorar a prática do clarinete, como para a própria experiência enquanto docente, já que contribuíram para o meu enriquecimento pessoal como professor de clarinete.
- A mulher solitária em "Saint maud" e "The babadook": abordagens à dor psíquica feminina no cinema de terrorPublication . Landeira, Madalena; Leite, PauloA dor interna das mulheres é representada frequente e (algo que) diversamente no cinema de terror. Esta dissertação propôs-se a explorar a aparente tendência do género, assim como do cinema em geral, de fazer acompanhar esta dor feminina (particularmente a solidão) de elementos espirituais e sobrenaturais. Observou-se uma possível tendência entre histórias sobre o sofrimento feminino, em que este é apresentado como algo tão complexo e inconcebível que, por vezes, se torna necessário recorrer a elementos místicos para adequadamente representar a sua dimensão. Consequentemente, contos de dor feminina acabam por se alinhar frequentemente com alguns dos traços característicos do terror, fazendo-o um género adequado para falar sobre tumulto interno feminino.
- O papel dos influenciadores de fitness na intenção de compra e bem-estar dos seus seguidoresPublication . Dias, Rebeca Crisóstomo Franco Henriques; Antunes, Ana Cristina Coelho; Murteira, CarlaO crescente fenómeno dos influenciadores digitais e das parcerias comerciais realizadas entre estes e as marcas tem-se evidenciado em praticamente todas as indústrias, e a indústria do fitness não é exceção. Os influenciadores de fitness têm-se tornado pontos de referência e inspiração para os seus seguidores que, procurando atingir a sua melhor versão física e psicológica, recorrem aos primeiros na esperança de obter informações e recomendações fidedignas que os ajudem a alcançar esse objetivo. Não obstante, a forma como a perceção dos mesmos pelos seus seguidores e a relação parassocial entre influenciadores e seguidores estão relacionadas com os comportamentos e afetos dos últimos, nomeadamente no que diz respeito à intenção de compra e ao bem-estar, é um tópico que recebeu ainda pouca atenção por parte da academia. Esta investigação tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre o marketing de influência na área do fitness estudando a forma como os utilizadores do Instagram se relacionam com os influenciadores de fitness que seguem, e os potenciais efeitos dessa relação nos comportamentos de compra e bem-estar dos primeiros. São examinadas relações entre variáveis como a atratividade do influenciador, a credibilidade do influenciador, a relação parassocial entre seguidor e influenciador, a congruência influenciador-seguidor, a congruência influenciador-produto, a intenção de compra do seguidor, a satisfação com a vida do seguidor, os afetos positivos, e os afetos negativos do seguidor. Seguiu-se uma metodologia quantitativa, materializada através de um questionário aplicado a uma amostra de 142 participantes, todos eles seguidores de influenciadores de fitness no Instagram e residentes em Portugal. Os dados resultantes das análises realizadas sugerem que a atratividade, a credibilidade, a relação parassocial, a congruência influenciador-seguidor, a congruência influenciador-produto e os afetos positivos se relacionam positivamente com a intenção de compra. Sugerem ainda que a atratividade, a credibilidade, a congruência influenciador-produto e a congruência influenciador-seguidor se relacionam positivamente com o bem-estar, sendo que a última aparenta ter em simultâneo uma relação positiva e significativa com o mal-estar (afetos negativos).
- O desenvolvimento de competências para uma cidadania democrática no 1.º e 2.º CEBPublication . Nunes, Rita Vicente Lisboa; Dias, Alfredo GomesAs rotinas de sala de aula podem trazer um contributo importantíssimo para a formação de uma cidadania democrática nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, promovendo o desenvolvimento de Competências para uma Cultura da Democracia, o que contribuirá, no mesmo sentido, para o desenvolvimento dessas mesmas competências entre os alunos no 2.º Ciclo. Para o presente estudo definiu-se a seguinte problemática: Qual o contributo das práticas de ensino no 1.º CEB para o desenvolvimento de Competências para uma Cultura da Democracia, que permitam aprofundar as representações dos alunos sobre o conceito de Democracia no 2.º CEB? Partindo desta problemática, definiram-se quatro objetivos investigativos: (i) analisar as representações dos alunos do 2.º CEB sobre o conceito de “democracia”; (ii) analisar o contributo de rotinas pedagógicas e didáticas do 1.º CEB para o desenvolvimento de CCD; (iii) relacionar os resultados alcançados no 1.º CEB com as principais linhas caracterizadoras das representações dos alunos do 2.º CEB sobre a Democracia”; (iv) refletir sobre os princípios orientadores e a prática docente do 1.º CEB que permitam garantir o desenvolvimento de uma cidadania democrática no Ensino Básico. Recorrendo a uma metodologia de caráter qualitativo, foi possível constatar que as práticas pedagógicas em 1.º CEB, quando direcionadas para a formação de uma cidadania democrática, podem contribuir para aprofundar as conceções dos alunos de 2.º CEB.