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- A organização do ambiente educativo em jardim de infância: o espaço como “terceiro educador”Publication . Carmo, Bruna Silva do; Simões, AnaO presente relatório visa apresentar uma análise reflexiva e fundamentada sobre a prática e a investigação desenvolvidas no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPSII), do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa. Esta prática decorreu na valência de Jardim de Infância de uma instituição particular no concelho de Lisboa, com um grupo de 25 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos de idade, pelo que o relatório retrata o percurso enquanto Educadora estagiária ao longo de quatro meses de intervenção pedagógica, incluindo o desenvolvimento de uma investigação: “A organização do ambiente educativo em jardim de infância: o espaço como “terceiro educador”. Nesse sentido, procedi à realização de um estudo de caso, em que procurei compreender a importância da organização do ambiente educativo no desenvolvimento e aprendizagem da criança, tendo em consideração a minha experiência no decorrer da PPSII. Para isso, defini como objetivos da investigação: (i) compreender a importância do espaço como terceiro educador no desenvolvimento e aprendizagem da criança e (ii) compreender o papel do/a educador/a na organização dos espaços do ambiente educativo. A recolha e análise dos dados foi realizada tendo por base o recurso a várias técnicas, nomeadamente, a realização de entrevistas a alguns elementos da equipa educativa, a observação direta das interações das crianças e a análise de conteúdo da informação recolhida. Os resultados obtidos evidenciam que os espaços pedagógicos constituem um fator essencial no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, pelo que os/as educadores/as de infância têm um papel fundamental no planeamento destes espaços.
- Mindfulness: a importância da preparação mental na performance musicalPublication . Cardoso, Kevin; Guerreiro, PauloResumo I (Prática Pedagógica) - O Relatório de Estágio foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado (Mestrado em Ensino da Música) pela Escola Superior de Música de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa. Este documento, recai sobre o estágio realizado em exercício no Conservatório de Música de Cascais, no ano letivo 2022/2023, com a orientação da disciplina de Trompa com três alunos (3º e 5º graus). Esta instituição foi reconhecida no ano de 2008 como a primeira escola oficial no ensino da música no concelho de Cascais, dando a oportunidade à sociedade de integrar o Conservatório em regime articulado com a Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo e o Agrupamento de Escolas de Parede. Outra característica muito relevante da instituição, é o facto de ter vários protocolos com as diversas Bandas Filarmónicas do concelho, que lhes permite frequentar o Conservatório de forma gratuita. No presente relatório, o estabelecimento de ensino será alvo de uma caracterização, bem como a evolução de cada aluno durante o ano letivo em questão, através das aulas de instrumento, das provas e de atividades realizadas, como as audições. Serei igualmente avaliado enquanto pedagogo, de forma que exista uma reflexão para a melhoria das minhas competências e da forma como lido com os alunos, para no futuro conseguir evoluir, tornar-me um docente cada vez mais completo e, desta forma, atingir um grau de docência ao mais alto nível.