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A organização do ambiente educativo em jardim de infância: o espaço como “terceiro educador”

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O presente relatório visa apresentar uma análise reflexiva e fundamentada sobre a prática e a investigação desenvolvidas no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPSII), do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa. Esta prática decorreu na valência de Jardim de Infância de uma instituição particular no concelho de Lisboa, com um grupo de 25 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos de idade, pelo que o relatório retrata o percurso enquanto Educadora estagiária ao longo de quatro meses de intervenção pedagógica, incluindo o desenvolvimento de uma investigação: “A organização do ambiente educativo em jardim de infância: o espaço como “terceiro educador”. Nesse sentido, procedi à realização de um estudo de caso, em que procurei compreender a importância da organização do ambiente educativo no desenvolvimento e aprendizagem da criança, tendo em consideração a minha experiência no decorrer da PPSII. Para isso, defini como objetivos da investigação: (i) compreender a importância do espaço como terceiro educador no desenvolvimento e aprendizagem da criança e (ii) compreender o papel do/a educador/a na organização dos espaços do ambiente educativo. A recolha e análise dos dados foi realizada tendo por base o recurso a várias técnicas, nomeadamente, a realização de entrevistas a alguns elementos da equipa educativa, a observação direta das interações das crianças e a análise de conteúdo da informação recolhida. Os resultados obtidos evidenciam que os espaços pedagógicos constituem um fator essencial no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, pelo que os/as educadores/as de infância têm um papel fundamental no planeamento destes espaços.
ABSTRACT This report aims to present a reflective and reasoned analysis of the practice and research developed within the Supervised Professional Practice II (PPSII). This practice took place in the kindergarten, with a group of 25 children, aged between 3 and 4 years old, so the report portrays the journey as a trainee educator over four months of educational intervention, including the development of an investigation "The organization of the educational environment in kindergarten: the space as a "third educator". In this sense, I carried out a case study, where I sought to understand the importance of the organisation of the educational environment in child development and learning, taking into account my experience during the PPSII. To this end, I defined the following research objectives: (i) to understand the importance of space as a third educator in child development and learning and (ii) to understand the educator's role in the organisation of the spaces of the educational environment. Data was collected and analysed using several instruments and techniques, mainly interviews, direct observation of the children's interactions and content analysis of the information collected. The results indicate that the pedagogical spaces are an essential factor in the development and learning of children, so that kindergarten teachers have a fundamental role in the planning of these spaces.

Description

Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar

Keywords

Crianças Prática profissional supervisionada Ambiente educativo Espaço Materiais Papel do/a Educado Children Supervised professional practice Educational environment Space Materials Role of the educator

Citation

Carmo, B S. (2023). A organização do ambiente educativo em jardim de infância: o espaço como “terceiro educador” (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/16484

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Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

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