Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Mindfulness: a importância da preparação mental na performance musical

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório de Estágio - Kevin Cardoso.pdf8.26 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Resumo I (Prática Pedagógica) - O Relatório de Estágio foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado (Mestrado em Ensino da Música) pela Escola Superior de Música de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa. Este documento, recai sobre o estágio realizado em exercício no Conservatório de Música de Cascais, no ano letivo 2022/2023, com a orientação da disciplina de Trompa com três alunos (3º e 5º graus). Esta instituição foi reconhecida no ano de 2008 como a primeira escola oficial no ensino da música no concelho de Cascais, dando a oportunidade à sociedade de integrar o Conservatório em regime articulado com a Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo e o Agrupamento de Escolas de Parede. Outra característica muito relevante da instituição, é o facto de ter vários protocolos com as diversas Bandas Filarmónicas do concelho, que lhes permite frequentar o Conservatório de forma gratuita. No presente relatório, o estabelecimento de ensino será alvo de uma caracterização, bem como a evolução de cada aluno durante o ano letivo em questão, através das aulas de instrumento, das provas e de atividades realizadas, como as audições. Serei igualmente avaliado enquanto pedagogo, de forma que exista uma reflexão para a melhoria das minhas competências e da forma como lido com os alunos, para no futuro conseguir evoluir, tornar-me um docente cada vez mais completo e, desta forma, atingir um grau de docência ao mais alto nível.
Resumo II (Projeto de Investigação) - A investigação encontra-se estruturada por etapas: primeiramente, serão abordados os conceitos que a temática tem por base e como estes se relacionam entre si para facilitar a compreensão do tema, como por exemplo, a contextualização de vários tipos de ansiedade, a relação entre ansiedade e como esta pode afetar o músico na sua performance musical, as suas causas e consequências e como através do Mindfulness podemos deixar de estar em “piloto automático” e começar a ter consciência do momento presente, começando a baixar os níveis de ansiedade e a ter estratégias para melhorar a convivência com as reações que ela nos faz sentir. Será crucial a elaboração de dois questionários para melhor fundamentar a investigação: o primeiro destinado a músicos profissionais e estudantes de música, com o objetivo de perceber se estes têm níveis de ansiedade extremos, se têm alguma estratégia para controlar aquilo que sentem, se se preparam mentalmente para o momento da performance e, o segundo aos alunos que foram objeto de estudo para este Relatório de Estágio, de forma a perceber se os exercícios de preparação mental realizados em aula, provenientes do Mindfulness, ajudaram numa melhoria da qualidade das suas performances. Com este projeto de investigação pretendo dar a conhecer como esta prática pode ajudar os músicos na sua preparação para o momento em que se apresentam em público e a perceber / lidar com o seu eu interior.
Abstract I (Pedagogical Practice) - The Internship Report was carried out within the scope of the Specialized Teaching Internship Curricular Unit (Masters in Music Teaching) by the Escola Superior de Música de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa. This document focuses on the internship carried out in exercise at the Conservatório de Música de Cascais, in the academic year 2022/2023, with the guidance of the Horn discipline with three students (3rd and 5th grades). This institution was recognized in 2008 as the first official music teaching school in the Municipality of Cascais, giving society the opportunity to integrate the Conservatory in an articulated regime with the Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo and the Agrupamento de Escolas de Parede. Another very relevant feature of the institution is the fact that it has several protocols with the various Philharmonic Bands of the Municipality, which allows them to attend the Conservatory free of charge. In this report, the educational establishment will be target of a characterization, as well as the evolution of each student during the academic year in question, through instrument classes, tests and activities carried out, such as auditions. I will also assess myself as a pedagogue, so that there is a reflection on improving my skills and the way in which I deal with students, so that in the future I can evolve, become an increasingly complete teacher and, in this way, achieve a teaching degree at the highest level.
Abstract II (Research) - The investigation is structured in stages: first, the concepts that the theme is based on and how they relate to each other will be approached to facilitate the understanding of the theme, such as, for example, the contextualization of various types of anxiety, the relationship between anxiety and how it can affect the musician in his musical performance, its causes and consequences and how through Mindfulness we can stop being on “autopilot” and start being aware of the present moment, starting to lower anxiety levels and have strategies to improve coexistence with the reactions it makes us feel. It will be crucial to develop two questionnaires to better substantiate the investigation: the first one aimed at professional musicians and music students, with the aim of understanding if they have extreme levels of anxiety, if they have a strategy to control what they feel, if they prepare themselves mentally for the moment of the performance, and the second one aimed at the students who are part of this research with the aim of understanding if the Mindfulness mental preparation exercises done in the classes helped the quality of their performances. With this research project I intend to make this practice known and explain how it can help musicians in their preparation for the moment when they present themselves in public and to understand / deal with their inner self.

Description

Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.

Keywords

Mindfulness Ansiedade Preparação mental Saúde mental Performance musical Anxiety Mental preparation Mental health Musical performance

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa

CC License