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- Influência da cultura nos comportamentos violentos sobre a mulher nas relações de intimidade numa região de Cabinda (Angola)Publication . Leitao, Ana Sidónia da Conceição Barros Cardoso; Cruz, Cristina BarrosoA influência da cultura nos comportamentos violentos sobre a mulher nas relações de intimidade na região de Cabinda (Angola) surge como o tema central da presente dissertação, sendo o seu objetivo principal averiguar a possível existência de comportamento violento nas relações de intimidade e explorar também o que estará na base de desses comportamentos em função de variáveis sociodemográficas e contextuais, em mulheres. O estudo empírico de natureza qualitativa, recorre ao método etnográfico e à observação participante junto de uma amostra de mulheres vendedoras e à aplicação de um questionário a representantes das autoridades tradicionais. Os resultados indicam que as mulheres acompanhadas referem ter sido vítimas de violência nas relações de intimidade que têm ou tiveram. Referem ainda que ao longo da sua vida presenciaram outras situações em que a mulher foi vitimizada por um companheiro. Estas respostas são transversais apesar dos perfis demográficos e académicos serem diversos. Já as autoridades tradicionais reconhecem que a violência é frequente e justificada pelos ciúmes (associados à poligamia) e situações sociais desfavoráveis (em que se incluem dependências e desemprego). Estas tensões entre géneros e a normalização da violência sobre a mulher, está em grande medida relacionada com as práticas culturais tradicionais que tendem a atribuir à mulher um papel de subalternidade e sobrecarregá-las com as responsabilidades familiares, nomeadamente, o cuidado dos filhos e todo o trabalho doméstico. Também do ponto de vista cultural, na medida em que o valor da mulher passa pela sua capacidade de ter muitos filhos numa fase jovem da sua vida, há uma limitação no seu percurso académico que dificulta o processo de ruptura deste ciclo de violência. A educação social parece oferecer neste contexto um contributo fundamental para criar nas mulheres, em particular das regiões rurais, uma consciência dos seus direitos e da sua legitimidade enquanto cidadãs.
- Ativação da marca Dinamize em eventos corporativosPublication . Teixeira, André de Albergaria e Melo; Pina, Helena FigueiredoO presente trabalho de projeto diz respeito à ativação da marca Dinamize, uma marca de renome a nível nacional e internacional em eventos de marketing e de transformação digital, nomeadamente, em conferências, cimeiras e eventos de nicho de mercado (curso especializados e workshops temáticos). Pelo facto de a Dinamize estar em Portugal apenas desde 1 de novembro de 2016 há que trabalhar a sua notoriedade no mercado de forma contínua e duradoura. Além de estar presente em eventos, deverá trabalhar as suas ativações de marca, por forma a aumentar e a reforçar o brand awareness junto dos seu(s) público(s), sem esquecer os seus produtos e serviços de elevada qualidade. O objetivo geral do projeto incide na divulgação da marca Dinamize ao nível B2B (Business to Business), não só junto dos diretores de marketing das maiores empresas portuguesas e internacionais que se encontram localizadas no território português, como também junto dos principais decisores das agências de marketing e de comunicação em Portugal, e na identificação de ambos os públicos com a marca, com vista a promover a fidelização à mesma. Uma marca ativa é mais do que uma marca aos olhos do consumidor, na medida em que se preocupa todos os dias com os seus clientes, oferecendo produtos e/ou serviços que preencham as reais necessidades do seu consumidor. A minha proposta vai no sentido de reforçar a comunicação da marca Dinamize, enquanto parte integrante desta gestão de ativação.
- A representação da mulher violenta no cinemaPublication . Martins, Cátia; Leite, PauloAtos violentos cometidos por mulheres são frequentemente vistos como representações visuais que desafiam as expetativas tradicionais de que as mulheres são passivas e não agressivas. O propósito deste relatório tem como objetivo oferecer uma investigação que constata como o cinema ficcional ajuda a contrariar tais expetativas e permite uma melhor compreensão de como as mulheres violentas são representadas no cinema. Em contraste com esta discussão, abordar-se-á o projeto de curta-metragem ficcional intitulado Ascensão de uma Assassina, desenvolvido propositadamente para este tema.
- Exposição “Apego longo”Publication . Nascimento, Pedro Marques do; Espada, José Eduardo dos SantosDesenvolvido no âmbito do projeto final Mestrado em Teatro – Especialização em Produção na Escola Superior de Teatro e Cinema, este Relatório de Projeto dedica-se ao trabalho por mim realizado na conceção, organização, montagem e apresentação de uma Exposição intitulada “Apego Longo”. Esta exposição decorreu no mês de maio no Edifício Multiusos Cultural de Belas com o apoio do Espaço Comunitário do Pendão em Movimento, União de Freguesias de Queluz-Belas, Associação The One Zion e Câmara Municipal de Sintra. Este projeto pretendeu em traços gerais, desocultar novos protagonistas para colmatar uma certa tendência em ignorarmos as potencialidades humanas existentes na comunidade e de as deixarmos “fugir” para outras cidades e valorizar o espaço público e a criatividade existente. Este projeto surgiu do meu sentimento de pertença ao território de Queluz-Belas do qual sou habitante desde sempre, e, com o contributo de um grupo de artistas, foi possível a sua realização. Este projeto contou com a minha curadoria, organização e a vontade de mediar práticas artísticas e culturais na comunidade onde estou inserido.
- O papel do marketing de conteúdos na criação de relevância social de uma marca: o caso BarbiePublication . Barros, Mariana Alves; Pina, Helena FigueiredoPara além de uma fonte de entretenimento, aprendizagem e desenvolvimento cognitivo e físico das crianças, os brinquedos são também reflexo das mudanças sociais do mundo à nossa volta, nomeadamente das construções sociais estereotipadas como papéis de género, padrões de beleza ou discriminações raciais. A boneca Barbie surge em 1959 como uma representação da mulher ideal, e cedo conquistou um estatuto de ícone da cultura pop mundial. Apesar de visionária para a época, a boneca foi rapidamente criticada por perpetuar um certo tipo de feminilidade e renegar todas as outras representações da mulher. Atualmente, numa Era dominada tanto pelo digital, como pela luta pela justiça social, a marca Barbie reposicionou-se de forma a responder às necessidades dos consumidores, sobretudo dos pais e mães millennials. Informados, criativos, utilizadores ativos de redes sociais e com uma forte consciência social, estudos confirmam que procuram brinquedos para os filhos que sejam tanto educativos como inclusivos. Assim, a marca apostou numa estratégia de comunicação que combina o marketing de conteúdos com uma estratégia de storytelling focada no consumidor de forma a conquistar o seu público-alvo, aniquilar a visão misógina de feminismo que criou e aumentar a sua relevância social. Este estudo propõe-se a definir qual o papel que o marketing de conteúdos da Barbie tem na perceção de responsabilidade social da mesma junto da geração millennial, através de uma metodologia qualitativa.
- Palhetas sintéticas: uma alternativa às palhetas convencionais na aprendizagem do fagotePublication . Oliveira, Ana Rafaela Coelho; Correia, Luís ToméResumo I - Parte I - Prática Pedagógica - O relatório aqui apresentado é constituído por duas partes, Prática Pedagógica e o Projeto de Investigação. A primeira parte é dedicada ao estágio desenvolvido na Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado onde é exposta toda a informação relativa ao estágio realizado em modalidade mista, em observação e exercício de funções, no Conservatório de Música da Metropolitana e na Escola Profissional da Metropolitana no ano letivo de 2018/2019. Poderão ser encontradas informações relativas a estas duas escolas, aos alunos, às aulas, a problemas encontrados ao longo do ano e estratégias adotadas para a resolução destes e ainda uma reflexão e análise crítica daquilo que foi a minha experiência enquanto docente.
- O ensino e a aprendizagem dos primeiros socorros no 4.º ano de escolaridadePublication . França, Catarina Alexandra Ferreira; Valente, BianorO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Os Primeiros Socorros são objeto de estudo em diversos países europeus, no entanto, em Portugal, este tema ainda não se encontra muito explorado. Em particular, investigações dedicadas ao ensino, aprendizagem e formação de crianças sobre esta temática são escassas. No entanto, a literatura existente sugere que os portugueses revelam fraco conhecimento sobre Primeiros Socorros. O pouco conhecimento acerca de Primeiros Socorros, diagnosticado numa turma de 4.º ano, do 1.º CEB de um contexto privado, constituiu a problemática do presente estudo. Com o objetivo de proporcionar uma melhoria nos conhecimentos dos alunos sobre esta temática, recorreu-se à metodologia de investigação-ação. Foram concebidas e implementadas atividades diversas, assim como o impacto das mesmas na aprendizagem dos alunos. Ao longo deste processo foram utilizadas diferentes técnicas de recolha de dados, como a observação direta e participante, os questionários, as produções dos alunos e os áudios das sessões. Ao longo da intervenção, os alunos evidenciaram aprendizagens diversas, nomeadamente sobre as atitudes e manobras a adotar em caso de queimaduras, feridas, hemorragias e epilepsia, bem como sobre os princípios dos Primeiros Socorros e o Kit de emergência. Os resultados apresentados demonstram que as crianças têm facilidade e demonstram muito interesse em apreender novos conteúdos, principalmente conteúdos que possam estar associados ao seu dia-a-dia.