Browsing by Issue Date, starting with "2022-12-07"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Clean forest—project concept and early resultsPublication . Gomes, João; Puna, Jaime; Marques, António; Gominho, Jorge; Lourenço, Ana; Galhano dos Santos, Rui; Ozkan, SilaThe Clean Forest project aims to valorize forest biomass wastes (and then prevent their occurrence as a fuel source in forests), converting it to bioenergy, such as the production of 2nd generation synthetic biofuels, like bio-methanol, bio-DME, and biogas, depending on the process operating conditions. Valorization of potential forest waste biomass thus enhances the reduction of the probability of occurrence of forest fires and, therefore, presents a major value for local rural communities. The proposed process is easy to implement, and energetically, it shows significantly reduced costs than the conventional process of gasification. Additionally, the input of energy necessary to promote electrolysis can be achieved with solar energy, using photovoltaic panels. This paper refers to the actual progress of the project, as well as the further steps which consist of a set of measures aimed at the minimization of the occurrence of forest fires by the valorization of forest wastes into energy sources.
- O impacto da personalidade de marca no brand attachment: o caso da NikePublication . Martins-Mourão, Rita Figueiras dos Santos; Miranda, Sandra Marisa Lopes; Machado, Ana TeresaConceitos como a personalização e a humanização têm se vindo a tornar absolutamente fulcrais para a existência, e sobrevivência, das marcas ao longo do tempo. É por este processo ser tão importante no universo da publicidade e marketing, que o presente estudo procura aprofundar e analisar a relação e influência entre variáveis como a personalidade de marca (brand personality) e o brand attachment, e por sua vez, se variáveis psicológicas, congruência do Eu (self-congruence) do consumidor, moderam esta relação. Neste sentido, a investigação desenvolvida enquadra-se no contexto de uma marca de vestuário desportivo, a Nike, por ter sido considerada a marca de vestuário mais valiosa do ano de 2022, após a pandemia COVID-19, de acordo com Brand Finance - Brand directory (2022). Para a avaliação da relação que este estudo se propõe analisar, recorreu-se a uma metodologia do tipo quantitativo, operacionalizada através de inquéritos por questionário, a indivíduos entre os 18 e os 70 anos. Os resultados indicam que a personalidade da marca tem influência positiva no brand attachment, porém, a variável psicológica da congruência do Eu, não demonstra efeito moderador na relação personalidade da marca com o brand attachment. Espera-se, com estes resultados, poder contribuir para que as marcas consigam direcionar ainda melhor as suas características e estratégias para os consumidores que pretendem impactar, nos diferentes segmentos de mercado.
- O caso José Hermano Saraiva: o comunicadorPublication . Lopes, Guilherme Afonso Gomes; Barros, Júlia Leitão de; Nogueira, Ricardo RealO presente projeto descreve a atividade desenvolvida pelo seu autor na produção de um projeto de guião de documentário, sobre a figura e o contributo de José Hermano Saraiva na comunicação em televisão, designadamente na Rádio e Televisão de Portugal (RTP). O guião de documentário abordará o caso José Hermano Saraiva na perspetiva de uma interação classificada como imaginada, a qual não pode ser isolada do contexto onde acontece. Pretende-se construir um projeto de documentário sobre o caso José Hermano Saraiva. Desse modo, o objetivo do trabalho será atingido pela combinação das seguintes vertentes: a primeira centra-se na explicação do conceito de interação e identificação de situações de interação nos episódios dos programas apresentados por José Hermano Saraiva; a segunda tem o seu foco no projeto de documentário.
- As Portas de Runeterra: expansão de universos ficcionais através do processo transmediáticoPublication . Cardoso, Bernardo Miguel Vieira Cândido Pinto; Félix, JoãoEsta dissertação procura abordar a estrutura, origens e formas de consumo de mundos ficcionais e de como o uso, adaptações e cultura transmediática acelera na sua divulgação e expansão. Através de uma análise qualitativa nos múltiplos conteúdos da franchise League of Legends é encontrada a forma atual da extensão do mundo de Runeterra e de como os fãs aderem às várias portas de entrada. Os resultados obtidos salientam a vantagem de mundos de ficção quando em contacto com elementos transmediáticos e concluindo que estes universos aparentam ter uma certa influencia na nossa sociedade. Com isto, este estudo implica a necessidade de atenção em relação ao aumento de conteúdos de várias franchises. Consequentemente prova-se que a influência de que mundos ficcionais sugerem face ao mundo real é de grande calibre devido à grande parte de os aumentos de conteúdos promoverem uma base assente num mundo contruído com ramificações adjacentes de sequelas, prequelas e spin-offs de modo a incrementar a notoriedade, a constante participação e consumo da audiência.
- A inclusão de alunos com problemáticas graves: preocupações e práticas de uma equipa multidisciplinar em tempos de pandemiaPublication . Rodrigues, Pedro Miguel Carolino; Madureira, IsabelEsta dissertação foi elaborada na sequência da frequência do Curso de Mestrado em Educação Especial, da Escola Superior de Educação de Lisboa. Com o título “A inclusão de alunos com problemáticas graves – preocupações e práticas de uma equipa multidisciplinar em tempos de pandemia”, é um estudo sobre as práticas e preocupações da Equipa Multidisciplinar de uma instituição que se dedica ao apoio de alunos com problemáticas graves, durante um período de tempo fortemente condicionado pela pandemia do Covid-19. O Projeto Institucional e o Plano de Contingência da organização foram analisados de forma a fornecer o necessário contexto. Foram observadas e gravadas quatro reuniões da Equipa Multidisciplinar, realizadas entre março e abril de 2020, tendo os protocolos das reuniões passado por um processo de análise de conteúdo. Com base na análise dos dados recolhidos das reuniões, elaborou-se um questionário que foi aplicado aos membros da equipa em julho de 2021. Foi possível concluir que as principais preocupações e práticas da Equipa Multidisciplinar estiveram associadas ao seu funcionamento interno e ao apoio prestado aos alunos e suas famílias. O acompanhamento personalizado de alunos e suas famílias foi a prática mais destacada, existindo uma grande preocupação da parte dos membros da equipa com o assegurar de apoios adequados, não se limitando à área pedagógica. Destaca-se também a capacidade de adaptação da equipa estudada à situação vivida e a necessidade de se realizarem estudos complementares.
- MAPP: protótipo de uma aplicação, para dispositivos móveis, de apoio personalizado ao turismo da Região Autónoma da MadeiraPublication . Sena, Tatiana Cristina Freitas; Rodrigues, Ricardo PereiraO turismo, na Região Autónoma da Madeira, esteve sempre intimamente ligado com o clima e com as suas paisagens. Com uma economia focada, essencialmente, nas atividades turísticas surge a necessidade de procurar incentivar e dinamizar esta indústria através de criação de novos produtos digitais e com características multimédia para este fim. No ecossistema da comunicação digital existente, em torno da promoção deste destino turístico, existem vários websites, aplicações e blogues que fazem recomendações de onde ficar, onde comer e o que visitar, no entanto, não existe nenhuma oferta de um produto ou serviço digital, que através da análise do perfil do visitante, apresente recomendações personalizadas e que estejam de acordo com os seus gostos e preferências. A partir da identificação desta oportunidade e com base numa revisão da literatura e de uma investigação qualitativa, o projeto a realizar, desenvolveu-se em torno da criação de um protótipo de uma aplicação móvel que tem como objetivo principal, simplificar o planeamento das viagens e tornar o turista mais autónomo através da criação de rotas personalizadas de pontos a visitar, na Madeira.