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As Portas de Runeterra: expansão de universos ficcionais através do processo transmediático

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Esta dissertação procura abordar a estrutura, origens e formas de consumo de mundos ficcionais e de como o uso, adaptações e cultura transmediática acelera na sua divulgação e expansão. Através de uma análise qualitativa nos múltiplos conteúdos da franchise League of Legends é encontrada a forma atual da extensão do mundo de Runeterra e de como os fãs aderem às várias portas de entrada. Os resultados obtidos salientam a vantagem de mundos de ficção quando em contacto com elementos transmediáticos e concluindo que estes universos aparentam ter uma certa influencia na nossa sociedade. Com isto, este estudo implica a necessidade de atenção em relação ao aumento de conteúdos de várias franchises. Consequentemente prova-se que a influência de que mundos ficcionais sugerem face ao mundo real é de grande calibre devido à grande parte de os aumentos de conteúdos promoverem uma base assente num mundo contruído com ramificações adjacentes de sequelas, prequelas e spin-offs de modo a incrementar a notoriedade, a constante participação e consumo da audiência.
ABSTRACT: This dissertation seeks to approach the structure, origins and consumption models of fictional worlds and how the use, adaptations and transmedia culture advances in its publication and expansion. Through a qualitative analysis of multiple contents in the League of Legends franchise we catch a sigh of the actual world of Runeterra and how the fans bind to its various gateways. The results gattered bring the attention to the advantage of worlds of fiction when in contact with transmedia elements and it is concluded that these universes seem to have a certain degree of influence in our actual society. Hereby, this study implies the need of attention related to the increase number of contents coming from several franchises. Accordingly, it is proved that this influence that fictional worlds suggest in relation to the real world is massive due to the large part of content increases, promoting a foundation based on one of these worlds built with branches of sequels, prequels and spin-offs in a manner that advances its notoriety, the audience participation and its consumption.

Description

Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.

Keywords

Geoficção Cultura participativa Mundos ficcionais Transmedia Esports Videojogos Worldbuilding Participative culture Fictional worlds Videogames

Citation

Cardoso, B.M.V. (2022). As Portas de Runeterra: Expansão de universos ficcionais através do processo transmediático. [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/15593

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Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social