Browsing by Issue Date, starting with "2022-12-05"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Jornalismo cultural de literatura ou jornalismo literário? Contributo para a definição do conceito em PortugalPublication . Vicente, Diana Sofia Baptista; Cardoso, Fátima LopesOs estudos académicos sobre o jornalismo cultural de literatura são escassos. Neste trabalho, procuramos não só perceber o contexto e definir o jornalismo cultural de literatura, mas também apresentar uma conceptualização teórica em torno dos conceitos de cultura, jornalismo cultural, jornalismo literário e revistas literárias e cultura no ambiente digital. Procura-se ainda traçar a evolução da especialidade em Portugal, definir as principais tendências e entender se e como mantém a sua função de intermediário e mediador cultural no que à literatura em português diz respeito. O objeto de estudo são quatro órgãos de comunicação que abordam os livros e o universo literário: o Jornal de Letras, Artes e Ideias; a revista Ler, o Ípsilon, suplemento do Público e o Actual e, depois, a E do semanário Expresso –Realizámos uma análise de conteúdo quantitativa e qualitativa dos anos de 2010, 2015 e 2020 e foram realizadas entrevistas aos editores e/ou diretores e jornalistas das publicações em causa, assim como aos escritores presentes das edições analisadas. Desta forma, foi possível compreender a evolução da área em Portugal na última década e o contexto cultural e sociológico subjacente. Observámos que as publicações foram perdendo recursos financeiros e humanos, o que impacta a sua qualidade e credibilidade. Consequentemente, diminuiu o espaço dedicado aos livros e a crítica. Nesta investigação encontrámos indícios de que o jornalismo cultural de literatura ainda é mediador e intermediador da literatura em português. Contudo, os escritores já utilizam outras alternativas para chegar ao público, como as redes sociais.
- Marcas e consumidores em rede: uma análise do impacto da pandemia nas publicações do Facebook em PortugalPublication . Carvalho, Bruna; Di Fátima, BrancoTendo como premissa que na última década as marcas compreenderam a importância das redes sociais para o seu sucesso, a presente dissertação tem como contexto principal as mudanças provocadas pela eclosão da pandemia do coronavírus em 2020. Desta maneira, a investigação tem como questão de partida o modo como o Covid-19 refletiu na mudança de características das postagens das marcas e como isso afetou no engagement. Para atingir o objetivo desta pesquisa, foram selecionadas três marcas do retalho alimentar português: Continente, Pingo Doce e Minipreço. A partir disso foi selecionado o Facebook como rede social de análise para investigar três períodos específicos: pré-pandemia, pandemia e pós-pandemia. Para a coleta de dados foi utilizada a ferramenta CrowdTangle, da Meta, que resultou em uma ampla gama de informações das 629 publicações e 1.496.645 interações coletadas. Com base nisso, realizou-se a análise empregando as variáveis Vividness, Interatividade, Conteúdo, Timing e Engagement. Os principais resultados foram o aumento das publicações durante a pandemia, além do crescimento da média de engagement no mesmo período. Ademais, conteúdos baseados no relacionamento e com alta interação também tiveram destaque nos níveis de engagement dos consumidores.
- Teoria queer e o novo cinema queer em "Madame Satã" e "Praia do futuro" de Karim AinouzPublication . Junior, Marcus Antonius Melo de Leopoldino; Ribeiro, Maria de Fátima ConceiçãoPartindo do debate sobre a Teoria Queer e do Novo Cinema Queer, esta dissertação propõe-se a estudar obras da realização cinematográfica de Karim Ainouz. Mais especificamente seus filmes Madame Satã e Praia do Futuro. Tendo em vista que a construção de gênero e afeto nessa teoria é um debate contemporâneo, tenciono, dentro dessa visão, aprofundar temas, tais como, o amor, o abandono e a família, na narrativa desses filmes. Relacionando-os a outros autores que abordam a Teoria Queer no seu cinema, com a intenção de discutir se existe uma forma na narrativa cinematográfica que esteja enquadrado na Teoria Queer.