Browsing by Issue Date, starting with "2022-07-06"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Planear-fazer-rever: influência do processo no quotidiano das crianças em jardim de infânciaPublication . Brochado, Sara Raquel Ramos; Fuertes, MarinaO presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II) e visa apresentar, de forma sistemática e fundamentada, a minha intervenção educativa ao longo do período de estágio, evidenciando as aprendizagens realizadas. Esta prática decorreu em contexto de jardim de infância (JI), com um grupo constituído por dezassete crianças, com idades compreendidas entre os 2 e os 3 anos de idade. Decorrente da vivencia com o grupo, e após o analisar, estabeleci as seguintes intencionalidades pedagógicas: construção e desenvolvimento de uma relação de vinculação segura e afetiva; respeito pela individualidade de cada criança e os seus ritmos; promoção da participação ativa, propiciando aprendizagens significativas face às necessidades e interesses das crianças; desenvolvimento de estratégias de autorregulação, na gestão de conflitos e em momentos de rotina e, promoção de um clima de apoio, partilhando o poder e o controlo com as crianças. Apresento como problemática “Planear-fazer-rever: influência do processo no quotidiano das crianças em jardim de infância”, que surgiu do meu interesse e curiosidade em observar este momento da rotina diária das crianças, tendo como objetivo compreender e identificar a influência do processo no quotidiano das crianças e, averiguar se as crianças gostam do poder de decisão que têm neste processo. Deste modo, procedi à execução de entrevistas realizadas à equipa educativa e à coordenadora pedagógica; a questionários realizados às crianças e, à observação do processo de planear-fazer-rever. Com esta investigação compreendi que as profissionais entrevistadas consideram o processo planear-fazer-rever benéfico para as crianças e as crianças apreciam este momento de poder de escolha e decisão sobre o que vão fazer. Enquanto futura educadora de infância, pretendo valorizar uma relação de proximidade com todos os agentes educativos com os quais irei contactar e ter sempre em consideração as características, interesses e necessidades de cada criança, perspetivando-as como o centro da ação de um educador de infância.
- Explorar a natureza em dias de chuva: perspetivas das crianças, educadora e famíliasPublication . Vicente, Margarida Carreira; Toledo, LeonorAtualmente, as crianças passam pouco tempo a brincar na natureza, sendo que, com a chegada do inverno o tempo passado no exterior é mais reduzido (Neto, 2020; Erickson e Ernst, 2011). Segundo Neto (2020) menciona que ‘’A criança saudável tem os joelhos esfolados’’, corre riscos e relaciona-se com a natureza. A partir destas premissas, parti para a realização de uma investigação no contexto de Jardim de Infância, no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II. Fui integrada como estagiária num grupo de 14 crianças dos 3 aos 6 anos, numa organização socioeducativa situada no centro de Lisboa. Na primeira parte do relatório é apresentada a caracterização do contexto, sendo esta fundamental para definir as intenções para a ação educativa apresentadas no capítulo seguinte. A segunda parte do relatório contempla a investigação realizada para responder à questão que emergiu da observação do contexto. Assim, os três objetivos da investigação são: (i) compreender os fatores envolvidos na alteração das rotinas das crianças ao ar livre, quando surge o inverno; (ii) compreender as vantagens e desvantagens de explorar a natureza no inverno, na perspetiva de três atores: as crianças, as famílias e a educadora; (iii) identificar as conceções da equipa educativa, das famílias e das crianças sobre brincar na natureza no inverno. Para dar resposta a estas perguntas, adotei uma metodologia qualitativa, seguindo as diretrizes do método do estudo de caso. Quanto às técnicas para a recolha de dados, recorri à observação participante, análise documental, inquérito por questionário e inquérito por entrevista. Através da investigação, concluí que brincar na natureza durante o inverno não é uma prática comum para as crianças em Portugal, sendo que as suas rotinas são alteradas nessa estação do ano. Porém, todos os intervenientes concordam que brincar no inverno é possível e tem vantagens para as crianças a diversos níveis. Por fim, o relatório inclui a construção da minha profissionalidade docente como Educadora de Infância, onde reflito sobre as aprendizagens e os valores em que acredito para a minha prática futura.
- Towards Explainable Machine Learning for Bank Churn Prediction Using Data Balancing and Ensemble-Based MethodsPublication . KOUMETIO TEKOUABOU, Stéphane Cédric; Cristian Gherghina, Ştefan; TOULNI, Hamza; Mata, Pedro; Moleiro Martins, JoséThe diversity of data collected on both social networks and digital interfaces is extremely increased, raising the problem of heterogeneous variables that are not often favourable to classification algorithms. Despite the significant improvement in machine learning (ML) and predictive analysis efficiency for classification in customer relationship management systems (CRM), their performance remains very limited by heterogeneous data processing, class imbalance, and feature scales. This impact turned out to be more important for simple ML methods which in addition often suffer from over-fitting. This paper proposes a succinct and detailed ML model building process including cross-validation of the combination of SMOTE to balance data and ensemble methods for modelling. From the conducted experiments, the random forest (RF) model yielded the best performance of 0.86 in terms of accuracy and f1-scoreusing balanced data. It confirms the literature summary about this topic which shows that RF was among the most effective algorithms for customer predictive classification issues. The constructed and optimized models were interpreted by Shapley values and feature importance analysis which shows that the “age” feature was the most significant while “HasCrCard” was the less one. This process has proven effective in bridging previously reported research gaps and the resulting model should be used for supporting bank customer loyalty decision-making.
- Injection lap riveting of aluminum busbars — a thermo-electro-mechanical investigationPublication . Pragana, J.P.M; Sampaio, Rui F. V.; Bragança, Ivo; Martins, P. A. F.This paper presents a new mechanical joining process to assemble aluminum busbars in energy distribution systems. The process is based on the extension of injection lap riveting to the connection of busbars made from the same material as the rivets and requires redesigning the joints to ensure complete filling with good mechanical interlocking and appropriate contact pressures on the overlapping area. The experimental work was carried out in unit cells and involved the fabrication of the riveted joints and the evaluation of their electrical resistance at different service temperatures. Comparisons with the bolted joints that were fabricated and tested for reference purposes show that injection riveted joints provide lower values of electrical resistance and require much less space for assembly due to the absence of material protrusions above and below their surfaces. Numerical simulation with finite elements allows the relating of the reduction in electrical resistance with the changes in the electric current flow when the bolts are replaced by the new type of rivets. The experimental and numerical predictions revealed that the new type of rivets experience an increase in electrical resistance of up to 6 μΩ (30%) when the service temperature approaches 105 °C. Still, the resistance at this temperature (26.2 μΩ) is more than 3 times smaller than that of the bolted joints (80.5 μΩ).