Browsing by Issue Date, starting with "2021-10-13"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A influência da sociedade e da família na aprendizagem do piano: estudo de caso de uma classe de piano do Conservatório de Música de MafraPublication . Fonseca, Maria Manuela Ferreira; Pizarro, ArturResumo I - O presente relatório foi realizado no âmbito do Estágio de Ensino Especializado integrado no Mestrado em Ensino da Música realizado na Escola Superior de Música de Lisboa, no decorrer do ano letivo 2020/2021. O estágio foi realizado em regime de observação na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional na classe de piano da professora Anne Kaasa, sob a orientação do professor Artur Pizarro. São descritas as aulas observadas e lecionadas de três alunos selecionados pela professora cooperante, bem como a reflexão das mesmas aulas. Este Estágio decorreu num ano atípico, no seguimento de um surto pandémico, tendo como base o Vírus SARS-Cov-2, que levou a várias medidas de segurança higiene pública, de distanciamento e de confinamento em Portugal. Podemos por isso contemplar descritas neste relatório aulas em regime presencial num formato tradicional e em regime on-line.
- O papel do professor na desmistificação da aprendizagem musical: educação simultânea de pais e filhosPublication . Soares, Mariana Monteiro; Pizarro, ArturResumo I - A primeira parte do Relatório – Prática Pedagógica, diz respeito ao estágio realizado na Academia Musical dos Amigos das Crianças no âmbito da unidade curricular Estágio do Ensino Especializado. O estágio realizou-se sob a orientação cooperante da Professora Margarida Prates. A Prática Pedagógica apresenta uma breve contextualização da Academia, a sua caraterização e meio envolvente. São referidos os Órgãos institucionais que perfazem o corpo da Instituição bem como as atividades promovidas pela mesma. Paralelamente, é feita uma caraterização e descrição da classe/alunos envolvidos no Estágio que se realizou de Outubro de 2020 a Junho de 2021. A descrição/caraterização tem por base a observação de 81 aulas e a lecionação de 9 aulas no total. Como conclusão é elaborada uma reflexão final que visa destacar os pontos fortes/fracos desta experiência. O Estágio realizou-se em condições muito especiais dada a situação de saúde pública atravessada provocada pelo vírus SARS – COV – 2. Durante o ano letivo as incertezas do dia-a-dia foram uma constante; não obstante, o trabalho da Academia, juntamente com a orientação da Professora Margarida tornaram possível o enriquecimento e crescimento profissional e pessoal da mestranda. A oportunidade de Estágio e a comunicação muito aberta entre mestranda e Professora Cooperante permitiram a aquisição de conhecimentos e estratégias pedagógicas, cumprindo assim com os objetivos pretendidos.
- Dynamic digital signal processing algorithm for vital signs extraction in continuous-wave radarsPublication . Gouveia, Carolina; Albuquerque, Daniel; Vieira, José; Pinho, PedroRadar systems have been widely explored as a monitoring tool able to assess the subject's vital signs remotely. However, their implementation in real application scenarios is not straightforward. Received signals encompass parasitic reflections that occur in the monitoring environment. Generally, those parasitic components, often treated as a complex DC (CDC) offsets, must be removed in order to correctly extract the bio-signals information. Fitting methods can be used, but their implementation were revealed to be challenging when bio-signals are weak or when these parasitic reflections arise from non-static targets, changing the CDC offset properties over time. In this work, we propose a dynamic digital signal processing algorithm to extract the vital signs from radar systems. This algorithm includes a novel arc fitting method to estimate the CDC offsets on the received signal. The method revealed being robust to weaker signals, presenting a success rate of 95%, irrespective of the considered monitoring conditions. Furthermore, the proposed algorithm is able to adapt to slow changes in the propagation environment.
- Influence of tool geometry and process parameters on torque, temperature, and quality of friction stir welds in dissimilar al alloysPublication . Manuel, Neves; Beltrão, Daniel; Galvão, Ivan; Leal, Rui; Costa, José D.; Loureiro, AltinoIn the current investigation, the influence of the tool geometry, the position of the materials in the joint, the welding speed on the temperature and torque developed, and on the quality of the welds in dissimilar and tri-dissimilar T joints were analysed. The aluminium alloys used were AA2017-T4, AA6082-T6, and AA5083-H111 and the friction stir welds were performed with identical shoulder tools, but with either a pin with simple geometry or a pin with progressive geometry. Progressive pin tools proved to be a viable alternative in the production of dissimilar and tri-dissimilar welds, as they provide a larger tool/material friction area and a larger volume of dragged material, which promotes an increase in the heat generated and a good mixing of the materials in the stir zone, although they require a higher torque. Placing a stronger material on the advancing side also results in a higher temperature in the stir zone but requires higher torque too. The combination of these factors showed that tools with a progressive pin provide sound dissimilar and tri-dissimilar welds, unlike single-pin tools. The increase in the welding speed causes the formation of defects in the stir zone, even in tri-dissimilar welds carried out with a tool with a progressive pin, which impairs the fatigue strength of the welds.