Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A influência da sociedade e da família na aprendizagem do piano: estudo de caso de uma classe de piano do Conservatório de Música de Mafra

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Resumo I - O presente relatório foi realizado no âmbito do Estágio de Ensino Especializado integrado no Mestrado em Ensino da Música realizado na Escola Superior de Música de Lisboa, no decorrer do ano letivo 2020/2021. O estágio foi realizado em regime de observação na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional na classe de piano da professora Anne Kaasa, sob a orientação do professor Artur Pizarro. São descritas as aulas observadas e lecionadas de três alunos selecionados pela professora cooperante, bem como a reflexão das mesmas aulas. Este Estágio decorreu num ano atípico, no seguimento de um surto pandémico, tendo como base o Vírus SARS-Cov-2, que levou a várias medidas de segurança higiene pública, de distanciamento e de confinamento em Portugal. Podemos por isso contemplar descritas neste relatório aulas em regime presencial num formato tradicional e em regime on-line.
Resumo II - Existe um contraste sentido entre professores de instrumento, que tiveram uma educação musical formal em música erudita, e os alunos que estes recebem em regime de curso livre para uma educação musical informal. Esta disparidade cria dificuldade em encontrar métodos pedagógicos que vão ao encontro das realidades e objetivos destes alunos. Por esse motivo, segui com a seguinte questão de partida: De que forma o binómio “cultura musical dos professores em articulação com a cultura dos alunos” se pode aproximar para adequar os métodos aos objetivos de aprendizagem de um instrumento musical? Dada a complexidade da questão, optei por uma metodologia mista: a análise documental (Bowen, 2009) de literatura recente e o estudo de caso (Meirinhos & Osório, 2010). Realizei ainda inquéritos por questionário a seis alunos de piano, por mim lecionados, e aos pais destes mesmos alunos para ter uma leitura mais completa da cultura musical do seu núcleo familiar. Pude verificar que a cultura musical destes alunos e pais advém principalmente de uma escuta passiva durante atividades de estudo ou exercício físico, através dos media e aplicações de streaming. Embora a maioria dos pais afirme que ouvem maioritariamente música clássica/erudita, os alunos afirmam ouvir principalmente Pop/comercial. Foi possível determinar que uma abordagem holística da música e do homem fora do contexto de ensino em muito desperta a atenção do docente para melhor aplicar metodologias que convirjam com os objetivos das aulas. Desse modo, o professor deverá fazer crescer o papel e importância da música na vida de cada aluno, indo ao encontro da realidade diversificada de cada criança, com estratégias de aculturação.
Abstract I - This report was carried out for Specialized Teaching Internship integrated in the master’s degree in Music Teaching held at Escola Superior de Música de Lisbon, throughout the school year 2020/2021. The internship was held at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional in the piano class of Professor Anne Kaasa, under the guidance of Professor Artur Pizarro. The observed and taught classes of three students selected by the cooperating teacher are described, as well as the reflection of the same classes. This internship took place in an atypical year, following a virus outbreak, based on the SARS-Cov-2 Virus, which led to various measures of public hygiene, distancing, and confinement safety in Portugal. We can therefore contemplate described in this report classes in a traditional and online format.
Abstract II - There is a clear difference in the motivation of students that have who have had a formal musical education in classical music, and open-course students. This disparity makes it difficult to find teaching methods that meet the realities and goals of these students. For this reason, I started this project with the following research question: How can the binomial “musical culture of teachers in articulation with the culture of students” be brought together to adapt the methods to the learning objectives of a musical instrument? Given the complexity of the issue, I opted for a mixed methodology: document analysis (Bowen, 2009) of recent literature and case study (Meirinhos & Osório, 2010). I also carried out questionnaire surveys to six of my piano students. The parents also participated in order to have a more complete reading of their family's musical culture. I was able to verify that the musical culture of these students and parents comes mainly from passive listening during study activities or physical exercise, through media and streaming applications. Although most parents say they mostly listen to classical/classic music, students say they mostly listen to Pop/commercial music. It was possible to determine that a holistic approach to music and man outside the teaching context gets teacher's attention to better apply methodologies that converge with the objectives of the classes. In this way, the teacher must increase the role and importance of music in each student's life, meeting the diverse reality of each child, with acculturation strategies.

Description

Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.

Keywords

Piano Cultura musical Influências Géneros musicais Estudo de caso Music culture Influences Musical genres Case study

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa

CC License