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- A comunicação integrada em Festivais de Música: o caso do Rock in RioPublication . Batoco, Sara Raquel Vinagre; Centeno, Maria JoãoOs eventos são acontecimentos especiais que podem ser de vários tipos, dimensões e ter várias finalidades. Os festivais de música são um dos tipos de eventos existentes, que comemoram um acontecimento e que têm uma programação musical intensa. Em Portugal e no mundo, o número de festivais de música tem vindo a aumentar, nomeadamente pelo aumento do tempo de lazer. Qualquer evento requer um planeamento e uma estratégia bem delineada. Os festivais de música têm muitos aspetos com os quais lidar, desde patrocínios, comunicação do festival, produção, entre outros. Com uma grande estrutura operacional e com a variedade de pessoas que trabalham nas diversas áreas é essencial que haja uma coesão ao nível da comunicação. Esta coesão é essencial a nível interno e externo e aqui entra a comunicação integrada. A comunicação deve ser coerente e transparente, estando em harmonia com a estratégia global do festival, com a missão e os valores. Na presente dissertação, optou-se pela metodologia qualitativa de Estudo de Caso para responder à pergunta “Será que o Rock in Rio segue uma lógica de comunicação integrada, nas diferentes plataformas de comunicação, e, se sim, em que medida é que esta contribui para o sucesso do festival?”. Para tal, começou por se fazer uma revisão de literatura dos mais diversos conceitos e foram realizadas entrevistas, análises aos canais digitais do RIR e duas análises SWOT. A análise dos resultados permitiu concluir que, de facto, o Rock in Rio segue uma estratégia de comunicação integrada e que a mesma contribui para a consolidação do festival. Com esta investigação pretende-se evidenciar a importância e o contributo das Relações Públicas e da Comunicação Integrada na área dos eventos, mais concretamente dos festivais de música.
- A importância das relações públicas na organização de eventos na área da música, o WOMEXPublication . Correia, Mafalda Bento; Centeno, Maria JoãoOs Eventos são uma constante em Portugal e na indústria musical não são exceção. Nas mais variadas formas e conceitos, os eventos têm sido desenvolvidos com foco no público e, consequentemente, na sua satisfação. Porém, a indústria musical não é apenas palco de eventos Business to Consumer (B2C). Na grande maioria, existem, por detrás do véu do mercado musical, eventos destinados aos profissionais, com foco no negócio da cena musical – na compra e venda de serviços e/ou espetáculos e/ou produtos. O WOMEX é um dos maiores eventos mundiais de World Music, e um importante veículo para promover o encontro entre os vários profissionais do setor, como artistas, agentes, editores, managers, promotores de eventos, técnicos e jornalistas da indústria global da música (WOMEX, n.d.). As Relações Públicas têm um papel fundamental neste tipo de eventos, sendo um veículo crucial para o sucesso, notoriedade e visibilidade dos mesmos. A sua implementação no seio de um evento e das próprias equipas internas concretiza na prática um conjunto de ações e técnicas estrategicamente pensadas para alcançar objetivos específicos. Na nossa ótica, e uma vez que integro profissionalmente a equipa de produção nacional que irá realizar a edição do WOMEX 2021 na cidade do Porto, de 27 a 31 de outubro, tornou-se importante compreender, quando integrei o projeto, a importância e o papel das Relações Públicas e qual a estratégia base de um evento destinado maioritariamente à indústria musical e aos seus profissionais. O WOMEX, com elevados graus de notoriedade, importância e alcance na indústria da música, tem na sua maioria objetivos comerciais, suportados por uma comunicação estruturada e coesa ao longo dos meses antecedentes do evento, no decorrer do mesmo e nos meses após o seu término. Assim surgiu a questão que deu origem a esta dissertação, com base num estudo de caso qualitativo: Em que medida são as Relações Públicas fundamentais à organização de um evento na área da música como o WOMEX? Esta investigação tem como principal finalidade evidenciar qual o papel das Relações Públicas num evento mundial como o WOMEX.
- Esboço fílmico de uma comunidade emigrante na sua relação com o objecto de sonhoPublication . Carneiro, Paulo; Sapinho, JoaquimEste trabalho tem por objectivo apresentar as etapas da investigação desenvolvida para um esboço fílmico sobre a relação que alguns membros da comunidade portuguesa emigrada na Suíça estabelecem com o automóvel, o seu objecto de sonho. E tem como contexto a obra de alguns cineastas Ulrich Seidl, Errol Morris, Gonçalo Tocha, Ross Mc Elwee, Jean Claude Rousseau e José Vieira ) que trabalham ideias centrais para este esboço fílmico, tais como a noção de retrato comunitário, a presença do realizador no objecto ou o tema da emigração. Além disso, o meu esboço é desenvolvido em resposta a um conjunto de conceitos cinematográficos, tais como a relação entre filmar e escrever (a câmara como uma caneta), o cruzamento entre o documentário e a ficção, e a implicação do realizador na acção.
- Lifestyle no retalho alimentar: uma abordagem ao conceito de lifestyle e a sua relação com a marcaPublication . Mesquita, Marta Alexandra de Abreu Leão Neves da Silva; Correia, RosárioCom as redes sociais, o conceito de lifestyle entrou em definitivo nas nossas vidas. Numa tradução direta, lifestyle remete-nos para “estilo de vida”, uma expressão que nos indica como a pessoa vive, o que gosta, o que compra, como se comporta. As marcas, como olheiros atentos ao que se passa em “campo” e estando sempre à procura da nova oportunidade de negócio, também quiseram fazer parte da “fotografia”, vendendo os seus produtos como uma parte integrante de um certo “lifestyle.” Se esta aceção é facilmente apreendida quando se fala de marcas de luxo ou aspiracionais, quando se pensa no universo das marcas de retalho alimentar a relação entre marca e lifestyle já se torna menos clara e óbvia. Mas, numa altura em que as marcas não só querem chegar aos seus consumidores como querem ser “seguidas” por eles, apostando em relações mais emotivas e identitárias, torna-se pertinente pensar de que forma organizações que vendem carne, peixe, produtos de higiene, roupa e decoração podem trabalhar o conceito de lifestyle. Numa época em que os estudos psicográficos sobre os estilos de vida dos consumidores já deixaram de estar em voga e que são caracterizados como, assumidamente, redutores, será que faz sentido encontrar novas formas de “conhecer” o consumidor? Será que trabalhar o “lifestyle” pode diferenciar um grande player na área da distribuição? Ou pode influenciar a forma como uma organização desenvolve a sua marca própria, organiza as suas lojas, estabelece a sua política de preços e promoções, intervém na área da responsabilidade social e comunica com os seus consumidores? Será que marcas que “vendem tudo” o que uma pessoa solteira, uma família de sete ou de duas pessoas precisam para a sua jornada diária deve ignorar um conceito que pode “mediar” a sua relação com o consumidor, numa área em que o target é pouco segmentado, volátil e pouco exclusivo? Não só faz sentido e é pertinente, como pode ser um fator determinante na diferenciação da marca e na sua relação com o consumidor, como o Continente, a Auchan, o Lidl e peritos na área da comunicação e publicidade explicam nesta dissertação.
- As práticas de ensino do violino sob o prisma da autorregulação da aprendizagemPublication . Pereira, Marija Mihajlovic; Neto, TiagoResumo I - O presente Relatório de Estágio de Ensino Especializado foi realizado ao longo do ano letivo 2020/2021, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa, sob orientação do Professor Doutor Tiago Neto. O estágio foi realizado em regime misto: (i) a observar as aulas de uma aluna pertencente à classe de Violino da Professora Raquel Cravino, na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (EAMCN) e (ii) a lecionar dois alunos que frequentam o núcleo da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, pertencente à Orquestra Geração - Sistema Portugal (OG-SCML). A primeira parte deste relatório (Prática Pedagógica) está organizada em quatro secções. Na primeira, descrevem-se os principais interesses e objetivos, bem como as expectativas em relação ao estágio, tendo em vista a atual situação epidemiológica. A segunda secção consiste na contextualização das instituições de acolhimento referidas: (i) de forma geral, caracteriza-se a EAMCN, instituição responsável pelo protocolo de estágio; (ii) resume-se a proposta pedagógica e os objetivos representativos da Orquestra Geração (OG), projeto pedagógico acolhedor do núcleo OG-SCML; e (iii) mais especificamente descreve-se o contexto e funcionamento do núcleo OG-SCML. Na terceira secção, apresenta-se uma explanação sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas em regime de exercício (OG-SCML) e as práticas observadas nas aulas lecionadas pela professora cooperante Raquel Cravino (EAMCN). Por fim, expõe-se uma reflexão crítica da atividade docente, a nível de consecução dos objetivos e do desempenho durante o estágio.
- Estratégias do/a educador/a na inclusão de uma criança com NEEPublication . Neves, Diana Martins Ramos das; Rosa, ManuelaO presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II, cujo objetivo é a reflexão sobre uma intervenção num determinado contexto, tendo sido realizada uma investigação com base num tema pertinente, quer para a organização socioeducativa, bem como para o grupo onde o estágio foi realizado. Desta forma, o tema surge no decorrer das primeiras semanas de estágio, com base na observação realizada e a captação dos interesses e dificuldades do grupo. No decorrer desta observação constatei que uma das crianças com necessidades educativas especiais (NEE), devido às suas dificuldades especificas, não demonstrava uma integração plena no grupo. Assim sendo, a problemática emergente prende-se à questão da inclusão de crianças com NEE, revelando-se fundamental para este contexto em específico. Trata-se de um grupo heterogéneo de 20 crianças, entre os quatro e os seis anos de idade, sendo que duas destas crianças apresentavam NEE, uma com Trissomia 21, e outra com um diagnóstico ainda em aberto, no entanto, as suas dificuldades prendem-se ao nível cognitivo, na comunicação e nos seus comportamentos prossociais, sendo esta última a criança alvo da presente investigação. Deste modo surge o tema “Estratégias do/a Educador/a na Inclusão de uma Criança com NEE”. É nesta fase que as crianças adquirem competências sociais que as ajudam a compreender e aceitar as diferenças e dificuldades de cada um. Assim sendo, é importante que todas as crianças desta sala participem neste estudo, de forma a adquirirem competências e valores que aos façam crescer cidadãos conscientes e solidários promovendo a inclusão de todos os indivíduos. Tendo por base esta situação, como futura educadora de infância, tive necessidade de investigar e saber mais sobre este tema, não só para contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem destas crianças, bem como outras crianças, em situações semelhantes, ao longo do meu futuro profissional.
- “Toda a gente quer ser rosa!” – Práticas institucionais de combate ao racismoPublication . Moreira, Neide Cristina Baessa; Toledo, LeonorNeste relatório pretende-se refletir sobre a prática pedagógica desenvolvida em contexto de jardim de infância (JI), no período de 9 de novembro de 2020 a 6 de abril de 2021, com um grupo de 23 crianças, incluindo, também, uma investigação sobre práticas de combate ao racismo. A necessidade de investigar sobre este tópico surgiu a partir de uma interação com uma das crianças, a qual, se expressou com ideais racistas, fato que chamou a minha atenção. Considerando que nenhuma fração da sociedade está isenta do racismo, nem mesmo o ambiente escolar e que, também é papel da escola atuar no sentido oposto ao racismo, procurei, nesta investigação analisar as práticas pedagógicas da educadora e da instituição e verificar comportamentos das crianças negras e brancas, de modo a compreender se aspetos como a falta de representatividade pode afetar o comportamento delas e, por fim, o que poderia ser feito para reajustar (ou não) algumas práticas. A investigação assumiu uma natureza qualitativa, tendo recorrido à metodologia de investigação-ação. As conclusões são resultado do cruzamento das informações provenientes das várias fontes de recolha de informação: observação participante, registos fotográficos, notas de campo, reflexões semanais, entrevista à única funcionária negra da instituição e atividades com as crianças. Além disso, procurei articular essa informação com as fontes de pesquisa bibliográfica: livros, artigos científicos, legislação e relatórios. As conclusões apontam para o facto de, nestas idades (4/5 anos) as crianças começam a ter as primeiras noções do racismo, reproduzindo algumas atitudes que possam ver no contexto familiar. Por outro lado, não parece haver ainda consciência de como o seu comportamento ou aquilo que dizem pode afetar os seus pares. Relativamente à ação do adulto, as análises indicam que, apesar de alguns profissionais estarem conscientes de que é necessária uma ação para combater comportamentos como estes, não sabem como o fazer ou sentem-se constrangidos por terem de fazê-lo.
- A relação pedagógica: uma janela para o desenvolvimento e aprendizagem das criançasPublication . Martins, Ana Catarina da Fonte; Simões, AnaO relatório que aqui se apresenta decorreu num Jardim de Infância (JI), com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos. Consiste numa análise reflexiva constante de toda a prática profissional, propondo apresentar e retratar o caminho percorrido durante os seis meses de desenvolvimento de uma atitude investigativa e intervenção pedagógica. Ao leitor é apresentado, no primeiro capítulo, uma caraterização do contexto socioeducativo, que objetiva a ação educativa fundamentada em intencionalidades, sendo ainda evidenciados os moldes em que perpassou a avaliação do e no processo de intervenção. O último capítulo remete para a questão da (re)construção da profissionalidade docente como educadora de infância. Este trabalho faz-se acompanhar de um capítulo que apresenta a investigação realizada no contexto e que recai sobre a importância da relação pedagógica. Assumindo como objetivo principal compreender a importância da relação pedagógica no JI para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, dada a instabilidade emocional do grupo e questões relativas à área da Formação Pessoal e Social. Esta investigação arroga uma metodologia de natureza qualitativa, em que se recorreu ao estudo de caso, dispondo de diversos instrumentos e técnicas de recolha de dados. Os dados foram recolhidos através de observação naturalista, consulta documental, entrevista realizada à educadora (ED) e as Notas de Campo (NC). A análise e discussão dos dados obtidos evidenciou a importância e a influência da relação pedagógica para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Verificou-se que, a partir de uma prática continuada e sistemática da educadora, que privilegia processos de interação e comunicação, envolvendo a opinião das crianças e a participação da equipa educativa, se torna evidente a existência de uma forte relação entre o desenvolvimento e aprendizagem das crianças e a qualidade das relações educador-criança (Magalhães, 2011).
- Contas-me uma história? As diferentes formas de contar histórias em Jardim de InfânciaPublication . Calaça, Alice Morgado de Sousa; Simões, AnaEste relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular da Prática Profissional Supervisionada em contexto de Jardim de Infância, numa instituição com um grupo de 9 crianças pertencente à faixa etária dos 3 anos. Tem como objetivo refletir sobre todo o percurso realizado durante o processo de intervenção desenvolvido nestes meses de prática. É apresentada uma caraterização do contexto educativo, em que a ação educativa é consolidada pelas intencionalidades delineadas, explicitando de que forma decorreu o processo de intervenção e a sua avaliação. É também apresentada a investigação realizada durante a prática sustentada por diversos autores acerca das diferentes formas de contar histórias em Jardim de Infância. Esta investigação tem como principal objetivo analisar a importância de se contar histórias em Jardim de Infância e identificar e analisar as diferentes formas de contar histórias. Neste sentido, foi importante ouvir a educadora cooperante, a auxiliar de educação e a psicopedagoga da instituição. Por fim, é ainda apresentada a construção profissionalidade docente como educadora de infância, em que são demonstradas as aprendizagens adquiridas ao longo da intervenção pedagógica. Relativamente à metodologia utilizada, esta remete para uma investigação de natureza qualitativa, sendo um estudo de caso e utilizadas diferentes técnicas de recolha e posteriormente de análise de dados. A análise e discussão de dados demonstrou quais as diferentes formas de se contar histórias e de que forma contribuem para o desenvolvimento das crianças. Os resultados obtidos contribuem para a discussão sobre conhecimentos acerca dos recursos utilizados para contar histórias e de que forma as crianças disfrutam dos mesmos.
- IOb-Cache: a high-performance configurable open-source cachePublication . Roque, João, V.; Lopes, João D.; Véstias, Mário; De Sousa, Josesorts of open-source implementations of peripherals and other system-on-chip modules. Despite the recent advent of open-source hardware, the available open-source caches have low configurability, limited lack of support for single-cycle pipelined memory accesses, and use non-standard hardware interfaces. In this paper, the IObundle cache (IOb-Cache), a high-performance configurable open-source cache is proposed, developed and deployed. The cache has front-end and back-end modules for fast integration with processors and memory controllers. The front-end module supports the native interface, and the back-end module supports the native interface and the standard Advanced eXtensible Interface (AXI). The cache is highly configurable in structure and access policies. The back-end can be configured to read bursts of multiple words per transfer to take advantage of the available memory bandwidth. To the best of our knowledge, IOb-Cache is currently the only configurable cache that supports pipelined Central Processing Unit (CPU) interfaces and AXI memory bus interface. Additionally, it has a write-through buffer and an independent controller for fast, most of the time 1-cycle writing together with 1-cycle reading, while previous works only support 1-cycle reading. This allows the best clocks-per-Instruction (CPI) to be close to one (1.055). IOb-Cache is integrated into IOb System-on-Chip (IOb-SoC) Github repository, which has 29 stars and is already being used in 50 projects (forks).