Browsing by Issue Date, starting with "2021-03-26"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Uma apreciação sobre a avaliação: o uso e gestão de ferramentas avaliativas por parte dos professores do CRAMPublication . Viveiros, João Diogo Castro; Buckley, Charles RichardResumo I (Prática Pedagógica) - O estágio descrito neste trabalho realizou-se no Conservatório Regional de Artes do Montijo, no ano letivo de 2018/2019. Para o estágio foram selecionados três alunos de três graus diferentes: 4º grau de iniciação, 3º e 4º grau de regime articulado. Para o efeito, foram elaborados planos anuais, um por cada aluno selecionado, para, desta forma, programar os objetivos a atingir para cada grau e o repertório a ser usado. Foram também elaborados planos de aula para cada aluno, num total de trinta planos por aluno, um por aula. Ao longo do ano foram gravadas três aulas por aluno. Tanto a observação e análise crítica decorrente da minha prática pedagógica, quanto as apreciações constantes por parte do professor de Didática do Ensino Especializado, permitiram a reflexão de aspetos a melhorar e a implementar na minha prática pedagógica. Entretanto, por se tratar de um processo de aprendizagem, ou seja, que depende obrigatoriamente de tempo versus experiência, a implementação dessas melhorias só será possível faseadamente, no decorrer dos próximos anos letivos. Deste modo, só no futuro ser-me-á possível avaliar o impacto alcançado por essas melhorias na minha prática docente, uma vez que a reflexão crítica incentiva-me a uma abordagem calculada em termos práticos.
- Subsídios para o ensino da expressividade musical no contexto do ensino da guitarra: estratégias de ensino aplicadas a três alunos de guitarra do Conservatório de Música D. DinisPublication . João, Diogo Filipe Godinho; Gonçalves, António Jorge Santa BárbaraResumo I - Durante o Estágio do Ensino Especializado, observei as aulas de três alunos de 1º, 4º e 7º graus. Ao longo do ano, tive de planear e dar três aulas a cada um destes alunos. A secção denominada como Prática Pedagógica engloba uma análise crítica das atividades realizadas durante o estágio. Relata também as características dos alunos, as minhas experiências e observações durante o estágio e as características do Conservatório de Música D. Dinis. Na primeira secção, apresento uma caracterização do Conservatório de Música D. Dinis, seguida pela caracterização de cada aluno observado no estágio. Depois disto, realizo uma análise do ano letivo de cada aluno observado tendo em conta as informações que constam nas fichas de observação realizadas. No final, faço uma reflexão pessoal sobre o estágio e sobre a minha experiência pessoal durante o mesmo. As informações contidas nesta secção do Relatório de Estágio ajudaram-me a adquirir um contacto direto com a atividade docente que ambiciono começar futuramente. A realização deste Relatório fez-me refletir e aprender a procurar formas e métodos de melhorar como futuro professor. Foi também um prazer conseguir voltar à escola onde aprendi todas as bases musicais e observar as aulas do professor Nuno Sá, que foi o meu professor durante os oito anos do Curso Geral de Guitarra.