Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Subsídios para o ensino da expressividade musical no contexto do ensino da guitarra: estratégias de ensino aplicadas a três alunos de guitarra do Conservatório de Música D. Dinis

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Resumo I - Durante o Estágio do Ensino Especializado, observei as aulas de três alunos de 1º, 4º e 7º graus. Ao longo do ano, tive de planear e dar três aulas a cada um destes alunos. A secção denominada como Prática Pedagógica engloba uma análise crítica das atividades realizadas durante o estágio. Relata também as características dos alunos, as minhas experiências e observações durante o estágio e as características do Conservatório de Música D. Dinis. Na primeira secção, apresento uma caracterização do Conservatório de Música D. Dinis, seguida pela caracterização de cada aluno observado no estágio. Depois disto, realizo uma análise do ano letivo de cada aluno observado tendo em conta as informações que constam nas fichas de observação realizadas. No final, faço uma reflexão pessoal sobre o estágio e sobre a minha experiência pessoal durante o mesmo. As informações contidas nesta secção do Relatório de Estágio ajudaram-me a adquirir um contacto direto com a atividade docente que ambiciono começar futuramente. A realização deste Relatório fez-me refletir e aprender a procurar formas e métodos de melhorar como futuro professor. Foi também um prazer conseguir voltar à escola onde aprendi todas as bases musicais e observar as aulas do professor Nuno Sá, que foi o meu professor durante os oito anos do Curso Geral de Guitarra.
Resumo II - O projeto de investigação realizado no âmbito deste Relatório de Estágio teve como objetivo principal explorar a expressividade musical num contexto de ensino de Guitarra. Com este projeto de investigação, procurei explorar o conceito de expressividade musical, as diferentes estratégias empregues no seu ensino e a forma como o conceito de estilos de aprendizagem se pode relacionar com o ensino de expressividade. Para responder às perguntas de investigação, analisei as estratégias de ensino empregues pelo professor cooperante em três dos seus alunos durante um ano letivo. Como método de recolha e análise de dados, fiz fichas de observação para todas as aulas dos três alunos observados. Os resultados sugeriram que as estratégias mais usadas pelo professor cooperante para ensinar expressividade musical foram as de modelagem, metáforas e ensino dialógico. Sugeriram também que ensinar expressividade explicitamente é benéfico para a aquisição de competências expressivas. Também foi possível tirar conclusões acerca da eficácia das diferentes estratégias do professor cooperante e correlacionar com o estilo de aprendizagem de cada aluno participante. A estratégia de ensino dialógico foi eficaz com todos os alunos observados e foi possível observar que a relação de professor e aluno tem influência na aquisição de competências expressivas.
Abstract I - During the Specialized Teaching Internship, I observed the classes of three students from the 1st, 4th, and 7th grades. Throughout the year, I had to plan and lecture three classes to each of these students. The section called Pedagogical Practice includes a critical analysis of the activities performed during the internship. It also reports the characteristics of the students, my experiences and observations during the internship and the characteristics of the Conservatório de Música D. Dinis. In the first section, a characterization of the Conservatório de Música D. Dinis is given, followed by the characterization of each student observed during the internship. After that, an analysis of each student's school year is given, considering the information in the observation sheets. At the end, there is a personal reflection on the internship and on my personal experience during the internship. The information contained in this section of the Internship Report has helped me to acquire a direct contact with the teaching activity that I hope to start in the future. The realization of this Report made me reflect and learn to look for ways and methods to improve as a future teacher. It was also a pleasure to be able to return to the school where I learned all the basics and to observe the classes of teacher Nuno Sá, who was my teacher during the eight years of the General Guitar Course.
Abstract II - The research project carried out in this Internship Report had as its main objective the musical expressiveness in a Guitar teaching context. With this research project, I sought to explore the concept of musical expressivity, the different strategies employed in its teaching, and how the concept of learning styles can relate to the teaching of expressivity. To answer these questions, I analyzed the teaching strategies used by the cooperating teacher on three of his students during one school year. As the method of data collection and analysis, I made observation sheets for all the lessons of the three observed students. The results suggested that the most used strategies by the cooperating teacher for teaching musical expressiveness were modeling, metaphors, and dialogic teaching. They also suggested that teaching expressiveness explicitly is beneficial for the acquisition of expressive skills. It was also possible to draw conclusions about the effectiveness of different strategies used by the cooperating teacher and correlate them with the learning style of each participating student. The dialogic teaching strategy was effective with all observed students and it was possible to observe that the relationship the teacher has with the students has an influence on the acquisition of expressive skills.

Description

Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.

Keywords

Estratégias de ensino Expressividade musical Estilos de aprendizagem Guitarra Conservatório de Música D. Dinis Teaching strategies Musical expressiveness Learning styles Guitar

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa

CC License