Browsing by Issue Date, starting with "2021-01-29"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Métodos e estratégias no desenvolvimento da aprendizagem do trompete nas bandas filarmónicas nas diversas regiões de PortugalPublication . Coutinho, Pedro Miguel Almeida; Burt, DavidResumo I (Prática Pedagógica) - O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado inserido no mestrado em Ensino da Música realizado na Escola Superior de Música de Lisboa com especialização em trompete. Em primeiro lugar, o referido relatório transmite o parecer e motivações sobre a realização do EEE. Seguidamente, é feita uma análise SWOT que ajudou a sistematizar as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças com as quais o mestrando se iria confrontar ao longo da sua atividade de estagiário. Posteriormente, é apresentada a instituição educativa (Academia de Música de Portimão) onde o estágio decorre, dando a conhecer não só o seu enquadramento histórico e social, assim como do meio onde se insere a mesma, como também o modo de funcionar desta organização e quais as suas motivações artísticas e sociais onde desenvolve a sua ação educativa. De seguida é apresentada a caracterização tanto da classe de trompete como a dos três alunos, de diferentes graus de ensino, com o qual o estagiário desenvolveu a sua atividade. Descreve ainda, as aulas observadas e planificadas que realizou no estágio, durante o ano letivo 2019/20, e a importância de que se revestem as mesmas na sua formação de base. Por último, foi realizada uma reflexão final e análise crítica da atividade docente, onde foram analisados e discutidos os aspetos positivos e negativos, o balanço do trabalho realizado pelo mestrando e a importância da formação quer inicial, quer contínua.
- Metodologias alternativas no ensino do trompete: a importância do uso de exercícios sem o instrumento/sem produção de som como meio de desenvolvimento de competências técnicas nos alunosPublication . Sousa, João Miguel Cardoso de; Burt, David; Mirra, RuiResumo I – Prática Pedagógica - Este Relatório de Estágio feito no âmbito do Mestrado em Ensino de Música – Trompete pela Escola Superior de Música de Lisboa, tem como objetivo descrever todos os pormenores envolventes na atividade pedagógica designada por Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado, realizado na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (EMNSC) no ano letivo de 2017/2018. Numa primeira fase será feita uma caracterização da escola que envolverá o seu enquadramento histórico, as suas organização e gestão, a sua oferta educativa, os seus protocolos e parcerias, os resultados e uma reflexão final. Na segunda parte serão apresentadas as práticas pedagógicas executadas pelo mestrando que embarcaram três alunos de diferentes níveis. Depois de uma exposição dos objetivos referentes ao estágio bem como as competências a desenvolver, será realizada uma apresentação da classe, dos alunos selecionados, das aulas observadas e das aulas lecionadas seguidas por uma reflexão/análise crítica das mesmas.