Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Métodos e estratégias no desenvolvimento da aprendizagem do trompete nas bandas filarmónicas nas diversas regiões de Portugal

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Resumo I (Prática Pedagógica) - O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado inserido no mestrado em Ensino da Música realizado na Escola Superior de Música de Lisboa com especialização em trompete. Em primeiro lugar, o referido relatório transmite o parecer e motivações sobre a realização do EEE. Seguidamente, é feita uma análise SWOT que ajudou a sistematizar as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças com as quais o mestrando se iria confrontar ao longo da sua atividade de estagiário. Posteriormente, é apresentada a instituição educativa (Academia de Música de Portimão) onde o estágio decorre, dando a conhecer não só o seu enquadramento histórico e social, assim como do meio onde se insere a mesma, como também o modo de funcionar desta organização e quais as suas motivações artísticas e sociais onde desenvolve a sua ação educativa. De seguida é apresentada a caracterização tanto da classe de trompete como a dos três alunos, de diferentes graus de ensino, com o qual o estagiário desenvolveu a sua atividade. Descreve ainda, as aulas observadas e planificadas que realizou no estágio, durante o ano letivo 2019/20, e a importância de que se revestem as mesmas na sua formação de base. Por último, foi realizada uma reflexão final e análise crítica da atividade docente, onde foram analisados e discutidos os aspetos positivos e negativos, o balanço do trabalho realizado pelo mestrando e a importância da formação quer inicial, quer contínua.
Resumo II (Investigação) - O presente Projeto de Investigação, “Métodos e Estratégias no desenvolvimento da aprendizagem do trompete nas Bandas Filarmónicas nas diversas regiões de Portugal”, visa conhecer e realçar as pedagogias utilizadas pelos docentes que lecionam a disciplina de trompete nas atuais escolas de música das Bandas Filarmónicas, mais concretamente, no ensino/aprendizagem deste instrumento. Pretende-se ainda, conhecer a realidade do ensino do trompete, nestas instituições musicais, de norte a sul do país e regiões autónomas. Para uma breve contextualização deste projeto, nomeadamente o estado da arte e a revisão da literatura, dá-se o parecer do aparecimento das Bandas Filarmónicas, do ensino da música nas mesmas e ainda uma abordagem sobre a evolução do trompete até aos dias de hoje. Após uma perceção sobre o ensino geral e também o modelo de ensino nas Bandas Filarmónicas, para se dar continuidade à investigação, fez-se uma abordagem às metodologias necessárias para a realização deste Projeto, tendo-se apresentado as características das técnicas utilizadas, a entrevista e o questionário, especificando e fundamentando as mesmas. Por fim, apresentam-se os dados obtidos tanto das entrevistas realizadas aos professores das escolas de música das Bandas Filarmónicas, como dos inquéritos respondidos pelos alunos de cada um dos professores, de modo a facultar a análise e discussão dos mesmos.
Abstract I (Teaching Practice) - This internship report refers to the curricular unit Specialized Teaching Internship which is part of the Master’s degree in Music Teaching with a specialization in trumpet which took place at Escola Superior de Música de Lisboa. First of all, the aforementioned report conveys my opinion and motivations regarding the Specialized Teaching Internship. Then there is a SWOT analysis which helped systematize the strengths, weaknesses, opportunities and challenges which the intern would face during his internship. Subsequently I will present the educational institution (Academia de Música de Portimão) where the internship takes place, outlining not only its historical and social context but also the way it is organized and its social and artistic motivations. After that I will characterize both the trumpet class and the three students of different education levels with whom I worked during my internship. I will also describe the observation lessons which took place during the internship, in the school year 2019-20, and their importance for my core training. Lastly, there is a final reflection and critical analysis of the teaching activity, where the positive and negative aspects, the quality of the master’s degree student’s work, and the importance of both initial and continuous training will be analyzed and discussed.
Abstract II (Research) - The main purposes of this research project, “Methods and Strategies in the development of trumpet learning in Wind Bands in the different regions of Portugal”, are to recognize and highlight the teaching methods used by trumpet teachers in the music schools associated with Wind Bands and to get to know the reality of trumpet teaching in these music institutions all over the country. In order to briefly contextualize this project, namely the state of the art and the revision of literature, I will address the emergence of Wind Bands, music teaching in those bands and the evolution of the trumpet to the present day. Following a perception on teaching in general and also the teaching model in Wind Bands, in order to give the research continuity, an overview of the necessary methodologies to carry out this project will be provided, including a description of the techniques that were used, the interview and the questionnaire, as well as an outlining of the rationale behind them. Finally, I will present the data obtained not only from the interviews conducted with the music teachers from the music schools associated with the Wind Bands, but also from the questionnaires answered by their students, in order to facilitate its analysis and discussion.

Description

Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.

Keywords

Metodologias Estratégias Ensino do trompete Escolas de Música Bandas filarmónicas Methodologies Strategies Trumpet teaching Music schools Wind bands

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa

CC License