Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Metodologias alternativas no ensino do trompete: a importância do uso de exercícios sem o instrumento/sem produção de som como meio de desenvolvimento de competências técnicas nos alunos

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Resumo I – Prática Pedagógica - Este Relatório de Estágio feito no âmbito do Mestrado em Ensino de Música – Trompete pela Escola Superior de Música de Lisboa, tem como objetivo descrever todos os pormenores envolventes na atividade pedagógica designada por Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado, realizado na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (EMNSC) no ano letivo de 2017/2018. Numa primeira fase será feita uma caracterização da escola que envolverá o seu enquadramento histórico, as suas organização e gestão, a sua oferta educativa, os seus protocolos e parcerias, os resultados e uma reflexão final. Na segunda parte serão apresentadas as práticas pedagógicas executadas pelo mestrando que embarcaram três alunos de diferentes níveis. Depois de uma exposição dos objetivos referentes ao estágio bem como as competências a desenvolver, será realizada uma apresentação da classe, dos alunos selecionados, das aulas observadas e das aulas lecionadas seguidas por uma reflexão/análise crítica das mesmas.
Resumo II – Investigação - Nesta segunda secção do Relatório de Estágio será exposto o projeto de investigação. Este projeto irá consistir numa experimentação de exercícios que podem ser realizados sem qualquer produção de som no trompete, com o intuito de aumentar a vastidão de métodos de desenvolvimento de competências técnicas deste instrumento. Essa experimentação será realizada nos três alunos que participaram no Estágio de Ensino Especializado com o objetivo de desenvolver as suas capacidades de controlo técnico do instrumento. De modo a fundamentar e enriquecer esta pesquisa, será feita uma recolha de dados, por questionário, a docentes de trompete para ajudar a perceber se esta metodologia se encontra ou não presente no ensino do trompete bem como a sua importância no percurso dos alunos.
Abstract I – Pedagogical Practice - This Internship Report made in the scope of the Master’s Degree in Music Teaching – Trumpet by Escola Superior de Música de Lisboa, aims to describe the surrounding details of the pedagogical activity called the Specialized Teaching Internship Course, realized at the Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (EMNSC) in the academic year 2017/2018. In a first step, will be made a characterization of the school, which will include its historical context, its organization and management, its educational offerings, its protocols and partnerships, the results and a final reflection. In the second part will be presented the pedagogical practices utilized by the master’s student who worked with three students of differing levels. After a presentation of the objectives related to the internship as well as the skills to be developed, will be a description of the class, the selected students, the observed classes and the classes taught, followed by a critical reflection/analysis of them.
Abstract II – Investigation - In this second section of the Internship Report, the research project will be presented. This project will consist of an experimentation of exercises that can be performed without any sound production on the trumpet, in order to increase the range of technical skills development methods of the instrument. This experimentation will be utilized by three students who participated in the Specialized Teaching Internship with the aim to develop their technical control skills of the instrument. In order to substantiate and enrich this research, a data collection will be added through a questionnaire presented to trumpet teachers to help understand whether or not this metodology is present in the trumpet’s teaching, as well as its importance in the student’s development.

Description

Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.o 79/2014, de 14 de Maio.

Keywords

Trompete Leadpipe Embocadura Competências técnicas Trumpet Leadpipe Embouchure Technical skills

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa

CC License