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- A influência dos ateliês de leitura na qualidade da leitura em voz alta e no desenvolvimento da compreensão leitoraPublication . Batista, Ana Rita Calhanas; Silva, EncarnaçãoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). No âmbito deste relatório pretendia-se desenvolver um estudo para avaliar qual a influência de uma rotina de leitura – os ateliês de leitura – na qualidade da leitura em voz alta e no desenvolvimento da compreensão leitora. Esse estudo iria decorrer numa turma de 4.º ano, do 1.º CEB. A problemática deste estudo emerge do interesse pessoal pela leitura e pela extrema importância e influência que a mesma tem em todo o percurso escolar e profissional dos indivíduos. Na primeira parte do presente documento, é apresentado o contexto de estágio do 2.º CEB e, posteriormente, é feita uma análise crítica da prática realizada. Na segunda parte, é introduzido o estudo, através da apresentação da questão de partida e das questões secundárias, que iriam guiar toda a prática. Relativamente à metodologia, seria utilizada a observação direta e indireta, mas também a análise documental, uma entrevista à docente cooperante e a realização de um questionário aos alunos. Seria expectável obter resultados que comprovassem que existe uma relação positiva entre uma rotina de leitura diária – os ateliês de leitura – a qualidade da leitura em voz alta e o desenvolvimento da compreensão leitora.
- An adaptive learning-based approach for vehicle mobility predictionPublication . Irio, Luís; Ip, Andre; Oliveira, Rodolfo; Luís, MiguelThis work presents an innovative methodology to predict the future trajectories of vehicles when its current and previous locations are known. We propose an algorithm to adapt the vehicles trajectories’ data based on consecutive GPS locations and to construct a statistical inference module that can be used online for mobility prediction. The inference module is based on a hidden Markov model (HMM), where each trajectory is modeled as a subset of consecutive locations. The prediction stage uses the statistical information inferred so far and is based on the Viterbi algorithm, which identifies the subset of consecutive locations (hidden information) with the maximum likelihood when a prior subset of locations are known (observations). By analyzing the disadvantages of using the Viterbi algorithm (TDVIT) when the number of hidden states increases, we propose an enhanced algorithm (OPTVIT), which decreases the prediction computation time. Offline analysis of vehicle mobility is conducted through the evaluation of a dataset containing real traces of 442 taxis running in the city of Porto, Portugal, during a full year. Experimental results obtained with the dataset show that the prediction process is improved when more information about prior vehicle mobility is available. Moreover, the computation time of the prediction process is significantly improved when OPTVIT is adopted and approximately 90% of prediction performance can be achieved, showing the effectiveness of the proposed method for vehicle trajectory prediction.
- Imagem e som: o desenho de som e a perceção no cinemaPublication . Keating, Margarida; Oliveira, FilipeA arquitetura do som tem os seus alicerces frequentemente escondidos na escuridão da sala de cinema, dissimulados, mas sempre presentes, enquanto os olhos do espetador estão voltados para a luz da tela. Mas qual é o verdadeiro impacto do desenho de som na nossa perceção enquanto experienciamos uma obra de cinema? Será o seu papel meramente a “ilustração” auditiva da imagem? Ou é possível, como criadores, concebermos uma obra em que o som é um veículo para uma experiência sensorial com valor próprio e poderá estabelecer uma relação entre o espetador e a obra que não esteja subordinada pela imagem? Neste relatório pretende fazer-se a reflexão sobre o poder percetivo do desenho do som na experiência de um filme, analisando a sua relação com a imagem, os elementos que a constituem e a perceção do espetador. Debruço-me, na primeira parte deste relatório, sobre uma contextualização teórica apoiada em diferentes académicos e pensadores, que escreveram e estudaram os temas da percepção do som e do cinema. Depois confronto esses mesmos conhecimentos com a investigação feita durante o período de estágio na empresa Walla Collective, uma casa de pós-produção em Lisboa. No estágio, sinalizo e destaco dois filmes, cuja pós-produção de som pude acompanhar; Past Perfect do realizador Jorge Jácome e Armour do realizador Sandro Aguilar. Parto para uma análise detalhada do desenho de som de cada um destes filmes e qual o papel deste na perceção do espetador.