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- A coordenação como fator potenciador da fluidez de movimento no contexto das aulas de técnica de dança contemporâneaPublication . Castro, Mariana; Graça, CristinaO presente relatório resultou de um estágio desenvolvido para aulas de técnica de dança contemporânea dedicadas a alunos do 3º ano de ensino artístico especializado da Academia de Música de Vilar do Paraíso, no ano letivo 2019/2020. Os principais objetivos da investigação passaram por desenvolver uma melhoria na fluidez de movimento através da relação de coordenação entre os diferentes segmentos do corpo. Em particular, procurámos que os alunos tomassem consciência da possibilidade da utilização de caraterísticas coordenativas específicas em diferentes tipos de ação e fomentámos a ideia de que a aplicação eficaz da respiração na realização de qualquer exercício potencia a coordenação do movimento e torna-o mais fluído. No decurso das aulas que lecionámos, procurámos delinear estratégias para que no término do estágio fosse possível comprovar que os alunos aprenderam, aplicaram e interiorizaram esta capacidade coordenativa, mostrando uma evolução evidente no que diz respeito à qualidade de movimento. A metodologia utilizada para a elaboração do presente trabalho encontra-se sob a égide da investigação-ação. Os instrumentos de recolha de dados escolhidos para a concretização do mesmo foram o diário de bordo, grelhas de observação e registo de vídeo.
- Implementação de práticas Lean num concessionário automóvelPublication . Borges, Carlos Eduardo Antunes de Almeida dos Santos; Abreu, António João Pina da Costa FelicianoA conjetura socioeconómica atual tem vindo a colocar cada vez mais pressão nas empresas para que estas sejam competitivas e consequentemente, procurem uma forma de ganhar vantagem, ou se destacarem face aos seus concorrentes. Assim, para sobreviverem, cada vez mais organizações recorrem à filosofia Lean, com o intuito de eliminar desperdícios nos seus processos e se tornarem mais eficientes. O conceito de “Lean” surgiu na indústria japonesa, a partir do Toyota Production System. A sua figura central foi Taiichi Ohno, engenheiro da Toyota, que criou uma visão que assenta em três bases (pessoas, processos e soluções), como forma de combater o desperdício. O sucesso da Toyota foi acompanhado, mais tarde, por Womack, que relatou as suas observações, possibilitando ao ocidente perceber o que é a filosofia Lean e como esta pode ser vantajosa para uma organização. Como forma de suporte ao pensamento Lean existem um conjunto de princípios a seguir e inúmeras ferramentas que podem ser utilizadas, sendo que estas devem ser rigorosamente selecionadas, no contexto da situação a analisar, de forma a poderem-se alcançar os melhores resultados possíveis. O presente estudo tem como objetivo identificar e apresentar as metodologias e ferramentas que melhor se possam enquadrar nos serviços oferecidos em qualquer concessão automóvel. Primeiro é feita uma revisão de literatura que engloba o estado da arte, para se perceber como é que as práticas Lean já se aplicam no setor dos serviços e como é que estas podem ser adotadas num serviço pós-venda. De seguida é elaborado um modelo com o intuito de guiar a implementação das ferramentas e metodologias Lean que se constatou melhor se adaptarem à realidade a estudar. Por fim, a aplicação desse modelo é exemplificada com um caso de estudo, no departamento de peças de um serviço de pós-venda, de uma empresa do setor automóvel.
- Avaliação da concentração de partículas atmosféricas e elementos químicos numa área urbana : caso de estudo em Moscavide, LouresPublication . Vogado, Filipa Alexandra Teixeira; Almeida-Silva, Marina; Almeida, Susana MartaEste trabalho foi realizado no âmbito do Projeto REMEDIO – “Regenerating mixed-use MED urban communities congested by traffic through Innovative low carbon mobility solutions”, do programa Interreg MED e co-financiado pelo FEDER e visa contribuir para o reforço da capacidade das cidades utilizarem sistemas de transporte de baixo teor de carbono e incluí-los nos seus planos de mobilidade, testando soluções de mobilidade existentes, através de uma ferramenta de avaliação e esquemas de governança participativa. Este trabalho tem como objetivo primordial analisar as concentrações de partículas em suspensão na atmosfera (PM2,5 e PM10) e a sua composição química numa avenida em Portugal afetada frequentemente pelo tráfego rodoviário intenso. Neste sentido, realizou-se um enquadramento teórico sobre a poluição atmosférica em zonas urbanas, fontes e principais efeitos na saúde, particularizando para o caso português. No período de Outono de 2016 (Outubro-Novembro, 2016), realizou-se uma campanha de amostragem na área-piloto selecionada em Portugal (Moscavide), que se estende ao longo de uma rua com 1,2 km e afeta 21 891 habitantes (em 2011), com o propósito de se analisar as concentrações elementares de partículas atmosféricas de diâmetro inferior a 2,5 μm (PM2,5) e a 10 μm (PM10). Para este efeito foram utilizados dois métodos de amostragem e quantificação da concentração mássica das partículas: gravimétrico e de leitura direta. A composição química das partículas foi determinado por XRF e métodos termo óticos. Os resultados deste estudo permitiram identificar a distribuição horária das concentrações de PM2,5 e PM10, possibilitando identificar os períodos do dia mais problemáticos em termos de impacte de poluição atmosférica. As concentrações médias de PM2,5 e PM10 analisadas excederam os valores limite, em períodos do dia cujo tráfego rodoviário foi superior. Observaram-se picos de concentração de partículas maioritariamente durante o período diurno e particularmente em dois períodos críticos do dia: de manhã e ao final da tarde, justificados pelas deslocações casa-trabalho e trabalho-casa. No que concerne à especiação das partículas em elementos químicos, identificou-se uma predominância dos elementos com origem marinha (Na, K e Cl), seguidos daqueles provenientes da crosta terrestre (Ca, Fe, Si, Al) e por fim dos elementos químicos provenientes de fontes antropogénicas (S, Ti, V, Cr, Mn, Ni, Cu, Zn, Sr, Pb). A concretização deste estudo pretendeu analisar a variação dos níveis de concentração de matéria particulada em diferentes granulometrias e respetivos elementos químicos associados, determinar as fontes emissoras mais proeminentes na zona em estudo e possíveis efeitos na saúde e o impacte na qualidade do ar da implementação das medidas de mobilidade sustentável.
- Os princípios do socioconstrutivismo no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de técnica de dança clássica, com os alunos do ensino secundário da Escola de Dança Lugar PresentePublication . Marques, Catarina; Marques, AnaO presente trabalho foi desenvolvido no âmbito das Unidades Curriculares Estágio I e II, inseridas no Curso de Mestrado em Ensino de Dança (8.ª edição) e apresenta um relatório de estágio em que o seu estudo foi posto em prática no ano letivo 2019/2020, na disciplina de Técnica de Dança Clássica. Teve como público-alvo os alunos do Ensino Secundário (6.º, 7.º e 8.º anos do Ensino Artístico Especializado) da Escola de Dança Lugar Presente, situada em Viseu. Sendo a evolução de um indivíduo uma interligação do meio social, com a linguagem e a cultura, pretendeu dar-se aos alunos implicados a oportunidade de realizarem um trabalho partilhado e cooperativo durante as aulas, onde eles próprios pudessem experienciar situações diferenciadas na disciplina de Técnica de Dança Clássica. A estrutura convencional de uma aula de Técnica de Dança Clássica foi mantida, acrescentando as estratégias cooperativas durante a lecionação. Este estágio teve como objetivo principal utilizar estratégias cooperativas implicadas ao Socioconstrutivismo como estratégias da melhoria do Trabalho de pés, Equilíbrio, Eixo corporal e Capacidade de salto, dificuldades de execução técnica de movimento detetadas na turma em questão. Para a concretização deste estágio recorreu-se à metodologia da Investigação-ação, metodologia que alia investigação de natureza qualitativa e quantitativa e foram usados como instrumentos de recolha de dados a Observação direta, as Tabelas de observação, o Questionário, o Diário de bordo e a Vídeo gravação. De acordo com o tema subjacente a este estágio pretendeu-se proporcionar aos alunos envolvidos uma experiência de uma aprendizagem acente em abordagens cooperativas variadas em que se permitisse analisar e melhorar o rendimento e qualidade de execução técnica de movimento dos alunos, a partir da relação interpessoal estabelecida em que se promoveu a expressão livre individual para uma comunicação socializada de acordo com uma pedagogia e princípios que o Movimento da Escola Moderna defende. No culminar do trabalho desenvolvido considera-se que os resultados obtidos evidenciam o ultrapassar das dificuldades de postura e de movimento e o atingir dos objetivos propostos na medida em que se verificou uma evolução a curto prazo, em cada aula, mas que se transportavam a longo prazo as correções que eram feitas durante as aulas.