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- Contributo da meditação como uma ferramenta promotora de autorregulação e bem-estar para as crianças em JIPublication . Caridade, Maria Helena da Silva; Nunes, ClarisseO relatório apresentado surge no decurso da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), em contexto de jardim-de-infância (JI), com um grupo de crianças heterogéneo (entre os três e os seis anos). Os objetivos da PPS II e deste relatório são: refletir sobre o trabalho realizado na PPS II, a construção da identidade profissional dos discentes que terminam agora a formação em Educação Pré-Escolar, bem como, o desenvolvimento de uma investigação em contexto educativo. A definição da temática para a realização da investigação surgiu na recorrência de episódios de chamadas de atenção, disputa de objetos, frustração pessoal e com os pares, acrescentando a incapacidade de autorregulação perante estes episódios, por parte de algumas crianças. Muitos deles desencadearam conflitos intrapessoais e interpessoais que foram registados em formato de Incidentes Críticos (IC). Considerando que a autorregulação é fundamental para o autocontrolo e para a construção de relações saudáveis com os indivíduos que nos rodeiam tornou-se pertinente a realização de uma investigação-ação centrada em promover o desenvolvimento desta competência em algumas crianças do grupo. Perante a necessidade de se criar um clima de bem-estar e fornecer ferramentas de autorregulação às crianças surgiu a questão: Será que a meditação pode fornecer ferramentas promotoras da autorregulação e do bem-estar das crianças em JI?. Decorrente desta questão surgiu a seguinte hipótese de ação: A meditação pode ser uma ferramenta promotora de autorregulação e bem-estar para as crianças em JI. A investigação pretendeu: (i) compreender o contributo da introdução de momentos de relaxamento na rotina das crianças no seu bem-estar e na sua capacidade de autorregulação; (ii) identificar os benefícios do relaxamento e da meditação na perspetiva das crianças; (iii) perceber quais os benefícios da sua introdução nas práticas educativas, nomeadamente para as crianças com maior dificuldade em se autorregular. Os resultados obtidos foram positivos para a introdução da meditação como uma ferramenta de bem-estar e autorregulação. No entanto, para que fossem mais expressivos era necessário que a investigação tivesse ocorrido num período mais alargado para que os dados fossem mais evidentes. Além da apresentação das diferentes etapas e resultados da investigação, também, consta neste relatório o impacto que a formação académica e às Práticas Profissionais Supervisionadas I e II, em contexto de creche e de JI, tiveram para a construção da minha identidade profissional.
- A estruturação das actividades de leitura de canções de repertório nas aulas de formação musicalPublication . Pereira, Mafalda Rute dos Santos Lemos; Cardoso, FranciscoResumo I (Prática Pedagógica) - No âmbito deste Mestrado, foi efectuado um Estágio em modalidade de observação no Instituto Gregoriano de Lisboa, durante o ano lectivo de 2019/2020. O Estágio envolveu a observação regular de aulas de Iniciação Musical e de Formação Musical (níveis Básico e Secundário), e foram observadas 3 turmas: uma de Iniciação Musical 2; uma de 4º grau (Ensino Básico); e uma de 7º grau (Ensino Secundário). O Estágio incluiu ainda uma parte prática e, para o efeito, foram leccionadas (e gravadas em vídeo) aulas pontuais a cada uma das turmas. Este Estágio permitiu-me, por um lado, observar métodos e estratégias de ensino usadas por professores mais experientes; por sua vez, as aulas que leccionei foram fundamentais para identificar os pontos fortes e fracos da minha prática docente – a observação das gravações, juntamente com o feedback do professor de Didáctica do Ensino Especializado, foram elementos importantes para o desenvolver do meu espírito crítico, permitindo-me reflectir acerca dos aspectos a melhorar de futuro. Desta forma, o Estágio acabou por ser um bom ponto de partida que contribuiu para alargar a minha visão acerca de questões relacionadas com o ensino e com os objectivos da disciplina de Formação Musical.
- A importância dos materiais não estruturados e semiestruturados nas brincadeiras das criançasPublication . Pestana, Ana Carolina Caldeira; Rosa, JoãoO presente relatório apresenta, de forma fundamentada e reflexiva, a minha intervenção em Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), num Jardim de Infância da rede pública, com um grupo de crianças de 3 a 6 anos de idade. Apresenta-se também um estudo sobre a importância e as potencialidades dos materiais não estruturados e semiestruturados no brincar das crianças. O interesse pelo tema surgiu a partir da observação de uma brincadeira de uma criança, que manifestou uma grande curiosidade e envolvimento em brincar dentro de uma “casa”, construída com uma caixa de cartão. A metodologia adotada para a investigação foi o estudo de caso. Procurou-se compreender como as crianças e a educadora valorizavam a exploração destes materiais, recolhendo-se evidências através de notas de campo, da observação participante e da implementação de entrevistas/questionários. Verificou-se que as crianças demonstraram interesse em explorar, construir e interagir com brinquedos feitos a partir de materiais não-estruturados e semiestruturados e que isso potencia a imaginação, a criatividade e a interação entre as crianças. A equipa educativa também atribuiu valor educativo àqueles materiais. Concluiu-se que usar materiais não estruturados e semiestruturados é uma estratégia educativa que deve ser potenciada para estimular o brincar das crianças em Jardim de Infância.