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A importância dos materiais não estruturados e semiestruturados nas brincadeiras das crianças

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O presente relatório apresenta, de forma fundamentada e reflexiva, a minha intervenção em Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), num Jardim de Infância da rede pública, com um grupo de crianças de 3 a 6 anos de idade. Apresenta-se também um estudo sobre a importância e as potencialidades dos materiais não estruturados e semiestruturados no brincar das crianças. O interesse pelo tema surgiu a partir da observação de uma brincadeira de uma criança, que manifestou uma grande curiosidade e envolvimento em brincar dentro de uma “casa”, construída com uma caixa de cartão. A metodologia adotada para a investigação foi o estudo de caso. Procurou-se compreender como as crianças e a educadora valorizavam a exploração destes materiais, recolhendo-se evidências através de notas de campo, da observação participante e da implementação de entrevistas/questionários. Verificou-se que as crianças demonstraram interesse em explorar, construir e interagir com brinquedos feitos a partir de materiais não-estruturados e semiestruturados e que isso potencia a imaginação, a criatividade e a interação entre as crianças. A equipa educativa também atribuiu valor educativo àqueles materiais. Concluiu-se que usar materiais não estruturados e semiestruturados é uma estratégia educativa que deve ser potenciada para estimular o brincar das crianças em Jardim de Infância.
ABSTRACT A theoretically justified and reflexive report about my internship in Supervised Professional Practice (PPS II), that took place in a state run kindergarten, with 3 to 6-year-old children, is presented here. A study on the importance and educational power of using non-structured and semi-structured materials to enhance children’s play is also described. This study emerged from an observation of a child’s intensive curiosity and involvement when playing inside a cardboard box, his “house”. A case-study methodology was used in order to understanding how children and pre-school staff valued the use of those materials. Evidence was collected through field notes, participant observation and questionnaires. Results showed that children showed great interest in exploring, building and interacting with non-structured and semi-structured “toys”. This enhanced their imagination, creativity, and quality of play interactions. Pre-school staff also stressed the educational value of those materials. We concluded that using non-structured and semi-structured materials must be viewed as an educational strategy to enhancing children’s play, in kindergarten.

Description

Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar

Keywords

Materiais não estruturados Materiais semiestruturados Brincar Crianças Children’s play Non-structured materials Semi-structured materials

Citation

Pestana, A. C. C. (2019). A importância dos materiais não estruturados e semiestruturados nas brincadeiras das crianças (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em:http://hdl.handle.net/10400.21/12807

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Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

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