Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A importância da participação em concursos de violino no percurso de jovens violinistas em Portugal

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Resumo I (Prática Pedagógica) - Este Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado, inserido no Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música de Lisboa. Esta secção incide sobre a Prática Pedagógica desenvolvida com três alunos de violino e tem como instituição de acolhimento a Escola EB 2,3 Luís António Verney. Nesta instituição tive a oportunidade de assistir a aulas lecionadas pelo professor Miguel Vasconcelos, bem como de dar aulas aos seus alunos. A escola está situada numa zona bastante carenciada da cidade de Lisboa, em Madre Deus, Marvila. Para além da caracterização da instituição, realizar-se-á uma descrição da classe de violino da escola, nomeadamente dos alunos com quem contatei mais de perto. Com a ajuda do professor Miguel foram escolhidos três alunos da Escola EB 2,3 Luís António Verney, de diferentes graus de ensino: 2.º, 4.º e 5.º graus. Será apresentada a prática de ensino aplicada a cada aluno, como também as dificuldades encontradas em cada caso e a evolução no final do ano letivo. Como conclusão deste relatório de estágio será realizada uma autoavaliação crítica ao meu desempenho enquanto docente, procurando entender a minha evolução e superação de dificuldades ao longo do ano letivo.
Resumo II (Investigação) - O presente projeto de investigação tem como principal objetivo analisar o impacto da participação em concursos de violino no percurso académico dos alunos do mesmo instrumento. Foram realizados questionários e uma entrevista estruturada, destinados aos professores, alunos e organizadores de concursos dos diferentes pontos do país. Foi ainda realizado um levantamento dos principais concursos nacionais de violino. Pretendeu-se apurar quais os efeitos positivos que a participação em concursos tem na aprendizagem de cada aluno. O presente estudo pretendeu dotar os professores de conhecimento e ferramentas que os auxiliem numa decisão mais informada na hora de recomendar uma eventual participação dos seus alunos em concursos.
Abstract I (Teaching) - This internship report was prepared as part of the Curricular Unity of the Specialized Education Internship within the scope of the Master in Music Teaching at Escola Superior de Música de Lisboa. This section focuses on the Teaching Practice developed with three violin students and had in Escola EB 2,3 Luís António Verney the basis of the internship. In this school I had the opportunity to see lessons given by teacher Miguel Vasconcelos, and I had as well the opportunity to teach the violin to his students. The school is located in one of the poorest areas of Lisbon, in Madre Deus, Marvila. In addition to the characterization of the institution, this work is devoted to the description of the school's violin class, namely of the students I contacted closer. With professor Miguel’s help, three students were chosen from Escola EB 2, 3 Luís António Verney, with different levels: 2nd, 4th and 5th grades. The teaching practice applied to each student will be presented, as well as the difficulties found in each case and the evolution, at the end of the school year. As a conclusion to this internship report, a critical self-evaluation of my work as a teacher will be realized seeking to understand my evolution and overcoming difficulties throughout the school year.
Abstract II (Research) - The main objective of this research work is to understand the impact the participation in violin competitions has on the violin students. Questionnaires and a structured interview were carried out, aimed at teachers, students and competition organizers from different parts of Portugal. In addition, a survey of the main national violin competitions will also be made. It was intended to ascertain the positive effects that the participation in competitions has in the learning process of each student. The present study aimed to provide teachers with knowledge and tools to assist them in a more informed decision when recommending a possible participation in competitions to their students.

Description

Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.

Keywords

Concursos de violino Ensino-aprendizagem do violino Benefícios/desvantagens Alunos de violino Concursos portugueses Violin competitions Violin teaching-learning process Advantages/disadvantages Violin students Portuguese competitions

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa