Browsing by Issue Date, starting with "2019-12-13"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- A aprendizagem do oboé para principiantes: elaboração de um manual para o 1ºgrau do curso básico de músicaPublication . Oliveira, Susana Catarina Cândida de; Lopes, RicardoResumo I (Prática Pedagógica) - A prática pedagógica deste Relatório de Estágio, realizada na Escola das Artes do Alentejo Litoral, no ano letivo 2017/2018, na qual a mestranda teve a oportunidade de exercer a sua ação docente, supervisionada por três docentes (Joana Guerra, Andrew Swinnerton (2016/2018) e Ricardo Lopes (2018/2019)), descreve o processo de três alunas de diferentes graus da classe de oboé. Foram traçados objetivos gerais e específicos, através de planificações anuais, planos de aula, gravações de aula e uma reflexão final, que encerra a primeira parte do Relatório de Estágio, com o objetivo de otimizar a aprendizagem do oboé.
- Preparação de catalisadores escorpionatos e sua imobilização para reações de oxidação e dessulfurização oxidativa (ODS)Publication . Correia, Luís Manuel Martins; Alegria, Elisabete BastosEste trabalho final de mestrado teve como objetivo a síntese, caracterização e imobilização de complexos de escorpionatos de ferro(II) e vanádio(III) e sua aplicação em diferentes reações de oxidação eco-sustentáveis de interesse industrial, nomeadamente na oxidação do tolueno e do álcool benzílico. A atividade catalítica destes compostos também foi explorada na dessulfurização oxidativa de um óleo modelo contendo compostos de enxofre representativos de um combustível bruto. Neste trabalho foram sintetizados os ligandos hidrotris(1-pirazolil)metano, Tpm, e tris(1-pirazolil)metanossulfonato de lítio, Li[Tpms] e a sua estrutura confirmada por 1H e 13C RMN. Prepararam-se de seguida os complexos de C-escorpionatos de Fe(II) [FeCl2(Tpm)], Li[FeCl2(Tpms)] e de V(III) [VCl3(Tpm)]. Os complexos sintetizados foram caracterizados por técnicas de FT-IR, 1H e 13C RMN. Estes complexos foram, posteriormente, imobilizados em aptesSBA-15 e caracterizados por FT-IR ATR e ICP. Para as reações de oxidação peroxidativa foram estudados diferentes parâmetros tais como: a temperatura, a quantidade de catalisador, tipo (TBHP e H2O2) e quantidade de oxidante, o efeito do ácido nítrico como aditivo e o tempo de reação. Na reação de oxidação do tolueno o complexo mais ativo e com melhor seletividade foi o [FeCl2(Tpm)] apresentando 12% de rendimento total e 88% de seletividade para o benzaldeído. Relativamente à oxidação peroxidativa do álcool benzílico em catálise homogénea o Li[FeCl2(Tpms)] foi o complexo que apresentou maior conversão tendo obtido ca. 74% e seletividade para o benzaldeído de 49%. Após heterogeneização em aptesSBA-15 este complexo foi o que apresentou maiores rendimentos ca. 65% e seletividade de 47%. O complexo [VCl3(Tpm)] foi o único que demonstrou atividade catalítica para a reação de dessulfurização oxidativa do óleo modelo tendo obtido uma dessulfurização total de 85% decorrida meia hora de reação, sendo que o dibenzotiofeno foi totalmente oxidado.
- Utilização de palhetas sintéticas de tecnologia légère no ensino de oboéPublication . Freitas, Filipe Alexandre Antunes da Silva; Lopes, RicardoResumo I - O Presente Relatório de Estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular de Estágio do Ensino Especializado do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa. Deste modo, a realização deste estágio profissional teve como objetivo principal integrar e consolidar os conhecimentos obtidos na primeira fase curricular do mestrado e, adquirir e melhorar competências no contexto da prática no ensino da música, mais especificamente, do oboé durante o ano letivo 2018/2019. Tendo em conta que leciono desde 2013 na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha, propus que o Estágio em Exercício fosse realizado na referida escola. Para o Estágio em Exercício, foram selecionados três alunos da classe, de níveis diferentes, a fim de serem observadas as suas aulas pelo Professor Orientador da Escola Superior de Música de Lisboa e de lhes serem elaborados os respetivos Planos Anuais e Planos de Aula. Neste âmbito, foram definidos os objetivos de aprendizagem, os conteúdos, as metodologias e didáticas a adotar, bem como as atividades realizadas para os alunos. Assim, a elaboração deste relatório de estágio pretende caracterizar e descrever as atividades desenvolvidas e competências adquiridas com a sua realização. Desta forma, ao longo dos seus quatro capítulos vão ser apresentados os objetivos que me propus alcançar e suas espectativas, a caracterização da escola e dos alunos, as práticas educativas desenvolvidas e, por último, a apreciação e análise crítica do estágio.
- Gestão da manutenção de edifíciosPublication . Carvalho, Ana Rita Lanção da Silva; Hormigo, João António AntunesA manutenção é, cada vez mais, um elemento decisivo na gestão dos edifícios e constitui um peso importante nos custos, durante o ciclo de vida. Atualmente a manutenção existe para que não ocorra a manutenção corretiva não planeada, o trabalho do pessoal da manutenção deve ser evitar falhas e não corrigi-las. Como tal torna-se necessário o planeamento da mesma, a adoção de políticas de manutenção claras e objetivas, e a sensibilização dos utilizadores do edifício para esta temática. A solução passa pela implementação de um sistema de gestão de edifícios, que controle as operações de manutenção, para tal é essencial ter acesso a toda a informação relativa ao edifício, planos de manutenção e procedimentos a adotar, e o registo do histórico de todas as intervenções realizadas. O presente trabalho final de mestrado visa uma análise da gestão da manutenção de edifícios. Este trabalho pretende inicialmente abordar a manutenção de edifícios caracterizando os tipos e modelos da mesma, e de que forma é que a manutenção se relaciona com a Gestão de Facilities (Facility Management). Seguidamente será alvo de desenvolvimento a gestão da manutenção de edifícios, onde será abordado o papel do gestor, os principais objetivos, indicadores e o sistema de gestão da manutenção. O trabalho termina com a abordagem a dois temas: - Internet das coisas aplicada a edifícios, - Realidade aumentada para uma maior eficiência da gestão da manutenção.
- Avaliação e gestão do risco segundo referencial NP EN ISO 9001:2015: estudo de caso numa indústria de detergentes e produtos de higienização e limpezaPublication . Novo, Gil Gonçalo Almeida Antunes; João, Isabel Maria da SilvaO mercado económico é cada vez mais competitivo, o que leva as empresas a analisarem e atuarem sobre fatores internos e externos, de modo a procurarem as melhores opções para conseguirem alcançar os seus objetivos. A isto se junta a constante exigência de parceiros e clientes, que as obrigam a procurar satisfazer os seus requisitos, garantindo a excelência nas suas atividades. É neste âmbito que surgem as normas da Qualidade, com o objetivo de auxiliarem as empresas a melhorarem os seus processos, e a implementarem princípios de melhoria continua, através da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade. Ao longo dos anos os referenciais ISO, destinados à gestão da qualidade têm sofrido várias revisões, sendo a revisão mais atualizada a NP EN ISO 9001:2015, que introduz o pensamento baseado no risco. Neste trabalho, contextualizou-se o pensamento baseado no risco, tendo por base a sua aplicação num contexto industrial, mais especificamente na empresa BIOSOG, S.A.. Foi feito o diagnóstico da avaliação e gestão do risco no processo de produção da organização. Foram estudadas e comparadas várias ferramentas de gestão do risco, e selecionadas duas técnicas que se revelaram adequadas para implementação na organização. As técnicas utilizadas foram a análise de modos de falhas e efeitos (FMEA) e a análise hierárquica de processo (AHP). Os resultados obtidos pela FMEA e pela AHP foram discutidos apontando as vantagens e desvantagens de cada uma no contexto onde foram aplicadas. A implementação destas duas ferramentas provou que ambas são importantes técnicas para avaliar e gerir o risco, permitindo à organização agir de forma preventiva no processo de produção.
- Análise de nanopartículas na indústria cerâmicaPublication . Carvalho, Tiago Micael Santos; Gomes, João Fernando Pereira; Bordado, João Carlos MouraEste trabalho pretende, através da apresentação de um panorama da indústria cerâmica nos seus diversos contextos, entender as implicações que esta atividade pode gerar na formação de nanopartículas durante o processo produtivo. Começa-se por compreender quais os tipos de nanopartículas e como é que estas se formam, sendo ainda apresentadas algumas técnicas de caracterização numa ótica de avaliar a exposição pelos trabalhadores a nanopartículas, nomeadamente a influência destas sobre a saúde dos trabalhadores expostos. Em termos ocupacionais, é efetuado um enquadramento legal do Decreto-lei n.º 24/2012 e normativo da NP 1796:2014 na indústria cerâmica, com o objetivo de compreender as implicações em termos de análise de risco da exposição a agentes químicos nas atividades profissionais inerentes a este setor. O estudo de caso incide sobre uma instalação industrial representativa do setor cerâmico nacional e contemplada no projeto CERASAFE, que visa a produção e o uso seguro de nanomateriais na indústria cerâmica. Constituindo a exposição a nanopartículas uma fonte de risco na avaliação de exposição profissional, e dado estas não serem passíveis de análise através de equipamentos comuns, recorre-se à caracterização do particulado através do equipamento SMPS, nomeadamente tamanho, distribuição e concentração. Os dados foram trabalhados e analisados com recurso a técnicas de estatística descritiva. As maiores concentrações de nanopartículas verificaram-se nos menores diâmetros aerodinâmicos, nomeadamente no intervalo de 10 nm a 15 nm. Estas frações são críticas para uma análise de exposição, pois parte deste particulado pode depositar-se na região alveolar, zona onde ocorrem trocas gasosas. Como principal recomendação sugere-se o reforço da proteção individual respiratória, que procure ser adequada à exposição a nanopartículas, além de outros formas de controlo de exposição. Este tipo de particulado apresenta um diâmetro aerodinâmico muito pequeno, sendo extremamente leve, o que dificulta a sua extração e lhe confere elevados tempos de decaimento.