Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A aprendizagem do oboé para principiantes: elaboração de um manual para o 1ºgrau do curso básico de música

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Resumo I (Prática Pedagógica) - A prática pedagógica deste Relatório de Estágio, realizada na Escola das Artes do Alentejo Litoral, no ano letivo 2017/2018, na qual a mestranda teve a oportunidade de exercer a sua ação docente, supervisionada por três docentes (Joana Guerra, Andrew Swinnerton (2016/2018) e Ricardo Lopes (2018/2019)), descreve o processo de três alunas de diferentes graus da classe de oboé. Foram traçados objetivos gerais e específicos, através de planificações anuais, planos de aula, gravações de aula e uma reflexão final, que encerra a primeira parte do Relatório de Estágio, com o objetivo de otimizar a aprendizagem do oboé.
Resumo II (Investigação) - Na segunda parte deste Relatório de Estágio é apresentada a investigação desenvolvida: “A aprendizagem do oboé para principiantes. Elaboração de um manual para o 1ºgrau do curso básico de música.”, tendo como objetivo principal a pesquisa de recursos, estratégias motivacionais e educativas, cuja meta final é o estabelecimento de bases para a elaboração de um Manual de Oboé. Foi realizado um formulário anónimo, encaminhado a professores de oboé em Portugal Continental, visando uma melhor compreensão das dificuldades que enfrentam no primeiro ano de ensino do instrumento. Assim sendo, foram reunidas estratégias de apoio, como a implementação de uma rotina num trabalho técnico de base desenvolvido em todas as aulas (automatismo de dedilhações, respiração, controle de sonoridade). Tal estratégia previne muitos dos que poderiam ser os problemas/frustrações dos alunos durante a execução de uma peça, promovendo, assim, aulas equilibradas, adequadas à realidade e ao tipo de ensino.
Abstract I - The pedagogical practice of this Internship in Specialized Music Teaching took place in Escola das Artes do Alentejo Litoral, during the school year 2017/2018, in which the student had the opportunity to teach, supervised by three teachers (Joana Guerra, Andrew Swinnerton (2016/2018) and Ricardo Lopes (2018/2019)), describes the process of the three students from different levels of the oboe class. The general and specific objectives were planned, through annual planning, class plans, class recordings and a final reflection, which closes the first part of this Report.
Abstract II - In the second part of this Internship Report the following research is presented: “The learning process of the oboe for beginners. Elaboration of a manual for the 1st grade of the basic music course”, which has as its prime objective the research of resources, motivational and educational strategies, aiming at establishing the bases for the elaboration of an oboe manual. An anonymous questionary was produced and forwarded to oboe teachers from Continental Portugal, aiming at a better understanding of the difficulties faced in the first year of the instrument learning. Consequently, some support strategies were colected, like the implementation of a technical work routine for every class (automatism of the fingering, breathing, sound control). Such strategies may prevent many of the problems/frustrations of the students during the performance of a piece, thus promoting balanced classes, adapted to the reality and teaching philosophy.

Description

Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de Maio.

Keywords

Oboé Pedagogia instrumental Método Motivação Estudo Oboe Instrumental pedagogy Method Motivation Study

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa

CC License