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- Metade da lua: autoficção em cenaPublication . Silva, Juliana Alves Tavares; Rosa, Armando Nascimento; Vasques, EugéniaO presente relatório do trabalho de projeto Metade da Lua: Autoficção em Cena tem como objetivo identificar a metodologia utilizada para a escrita dramatúrgica de um texto cênico a partir de conceitos como autobiografia, autoficção e dramaturgia. Tendo como inspiração uma experiência pessoal e outros relatos de vida em relação a doença de Alzheimer, presume-se a escrita resultante de uma apropriação ficcional das situações colhidas, procurando uma estética dramática entre o teatro, a veracidade e a ficção, em um processo catártico de criação.
- Análise computacional de uma plataforma elevatóriaPublication . Ó, João Manuel de Brito Rodrigues do; Milho, João Filipe de Almeida; Barbosa, Inês de Carvalho JerónimoEste trabalho consiste na análise computacional de uma plataforma elevatória de correias utilizada na indústria automóvel, que se enquadra no âmbito dos projetos desenvolvidos na empresa RARI Conveyor and automation systems (C&AS). É estudado um equipamento pouco convencional dentro das bibliotecas técnicas da empresa tendo sido fabricado e instalado para uma aplicação de transporte de um veículo guiado automaticamente (AGV-automated guided vehicle), que por sua vez, transporta uma palete com todos os acessórios de cinemática e dinâmica do automóvel. Um dos fatores decisivos ao estudo do equipamento foi pela sua capacidade de elevação de carga superior ao convencionalmente projetado. A empresa tem desenvolvido ao longo dos anos, sucessivos projetos associados a sistema de transportadores. O uso de ferramentas computacionais para auxiliar as atividades de engenharia tem sido recorrente neste ramo de negócio, através de técnicas de engenharia assistida por computador (CAE ou em inglês CAE-Computer Aided Engineering). Para uma abordagem geral das tipologias de equipamentos na indústria automóvel, são abordadas as diversas variantes de transportadores incluindo a descrição do seu método de aplicação. Associado às instalações compostas por transportadores de tipologias diversas, é necessário cumprir com alguns requisitos e normas de segurança associada aos operadores. Para o efeito, foi realizado um levantamento com a finalidade de enunciar e resumir esses mesmos requisitos. Muitas destas normas estão harmonizadas, isto é, ao serem cumpridas, a instalação está automaticamente a satisfazer a diretivas máquinas, o que permite emitir um certificado e integração ou um certificado CE do produto ou da instalação. Para o equipamento selecionado, considerando os seus dados técnicos, foi realizado um estudo estático detalhado, que convergiu numa metodologia prática de análise computacional baseada em critérios de aceitação e exclusão. Para completar o estudo estático, fez-se um estudo dinâmico do movimento vertical do conjunto móvel que suporta a carga, criando compatibilidade entre ambos os métodos a fim de validar as premissas do estudo estático e, se necessário, usar os resultados do estudo dinâmico como dados de entrada para uma nova interação de projeto.
- Conversor modular do tipo gerador de Marx bipolar para aplicação numa UPS interativaPublication . Pestana, Celso Rafael Almada; Canacsinh, Hiren; Chaves, Miguel Cabral FerreiraEsta dissertação tem como objetivo o estudo teórico, a simulação numérica e experimental de um conversor DC-DC com base no conceito do gerador de Marx para aplicação numa UPS (Fonte de alimentação ininterrupta) interativa para mitigação do problema da equalização de tensão existente no banco de supercondensadores. Inicialmente apresenta-se algumas topologias mais utilizadas nos conversores modulares e/ou multiníveis e para cada uma destas topologias são mencionadas as técnicas de controlo usadas assim como as vantagens e limitações. De modo a desenvolver um modelo de simulação numérica de uma UPS interativa realiza-se o estudo do gerador de Marx bipolar com semicondutores de potência, analisando o modo de funcionamento, as configurações redundantes e as vantagens e desvantagens desta topologia. Através deste estudo, é implementado o conversor modular do tipo gerador de Marx bipolar com 2 estágios. O conversor é modelado e simulado através da aplicação Matlab/Simulink em monofásico e em trifásico. Contudo para efeitos de apresentação e validação dos resultados obtidos são apresentados os resultados em monofásico. É também implementado um contador de comutação dos IGBT’s (Transístores bipolares de portas isoladas) que permite avaliar o esforço que os diferentes semicondutores de potência estão sujeitos. Por fim, são realizados ensaios experimentais com um recetor indutiva e comparado com os resultados de simulação.
- Análise de elementos finitos de um acoplador magnético para carregador dinâmico sem contacto aplicado a VEsPublication . Paiva, Carlos Manuel Ribeiro; Luís, Ricardo Jorge FerreiraNesta dissertação é descrita a modelação de um acoplador magnético para carregamento estacionário e dinâmico sem contacto de veículos elétricos, com o propósito de avaliar a sua viabilidade para aplicabilidade na vida real. Numa primeira fase é introduzido o conceito de um sistema de transferência de energia sem contacto, categorizando para as várias tecnologias existentes. Posteriormente este conceito é individualizado para os veículos elétricos em que são especificadas as várias tecnologias e formas de carregamento, bem como as várias topologias de acopladores magnéticos atualmente existentes para carregamento sem contacto de veículos elétricos. São ainda expostos os parâmetros de avaliação da qualidade dos sistemas de carregamento dinâmico sem contacto para veículos elétricos, tendo por base os acopladores magnéticos. Consequentemente, é exibido o desenvolvimento do modelo de elementos finitos de um acoplador magnético para o carregamento dinâmico aplicado a veículos elétricos, no qual são especificados os pormenores que resultam na sua construção e preparação para a realização de ensaios de qualidade, tais como a geometria, definição de materiais, excitação de circuitos elétricos, condições de fronteira, deslocamentos e número de elementos finitos utilizados. Após isto é explicado o processo de análise utilizado, através de fundamentação teórica e formulação do método dos elementos aplicado a um elemento tetraedro de 1ª ordem, com o intuito de interligar com o modelo tridimensional do acoplador magnético. São ainda explicadas as análises por varrimento de frequência e temporal utilizadas no programa de simulação numérica, através do método dos elementos finitos. Finalmente, com base nesta análise, os resultados para o modelo de acoplador magnético são mostrados, com o objetivo de avaliar estaticamente e dinamicamente, a qualidade da densidade do fluxo magnético, o fator de acoplamento e a eficiência do sistema de transferência de energia sem contacto.
- A promoção da individualidade através do olhar na aula de técnica de dança clássica - 3º ano raparigas da Escola Artística de Dança do Conservatório NacionalPublication . Almeida, Marta Filipa; Nascimento, VandaO presente relatório de estágio, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança, teve como objetivo desenvolver a individualidade do aluno. Foi realizado no ano letivo 2018/2019, numa turma de raparigas do 3º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, na disciplina de Técnica de Dança Clássica. Num mundo cada vez mais competitivo em que a perícia técnica assume uma vital importância, a singularidade e virtuosidade assumem também um papel cada vez mais relevante para o bailarino, pois esses poderão ser os fatores distintivos de sucesso para esta área. Neste contexto, o objetivo primordial deste estágio centrou-se na procura da individualidade do aluno, que, na persecução do mesmo se centrou no enfâse dado ao olhar. Para alcançar esse objetivo foram aplicadas diferentes estratégias, em cada fase de lecionação, que procuraram desenvolver a expressividade na aula de técnica de dança clássica, consciencializar as alunas para a importância da utilização do olhar para a sua prática, explorar e trabalhar a coordenação do olhar com o movimento de port de bras, a projeção do olhar e por fim a eficácia do foco nas mudanças de direção e em movimentos de rotação. Pretendeu-se também, complementar estas estratégias de ensino, com uma abordagem personalizada e individual de cada aluna. Aplicou-se uma metodologia de Investigação-ação, em que foram utilizados três instrumentos de recolha de dados: diário de bordo, grelhas de observação estruturada e registo de vídeo.