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Análise computacional de uma plataforma elevatória

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Abstract(s)

Este trabalho consiste na análise computacional de uma plataforma elevatória de correias utilizada na indústria automóvel, que se enquadra no âmbito dos projetos desenvolvidos na empresa RARI Conveyor and automation systems (C&AS). É estudado um equipamento pouco convencional dentro das bibliotecas técnicas da empresa tendo sido fabricado e instalado para uma aplicação de transporte de um veículo guiado automaticamente (AGV-automated guided vehicle), que por sua vez, transporta uma palete com todos os acessórios de cinemática e dinâmica do automóvel. Um dos fatores decisivos ao estudo do equipamento foi pela sua capacidade de elevação de carga superior ao convencionalmente projetado. A empresa tem desenvolvido ao longo dos anos, sucessivos projetos associados a sistema de transportadores. O uso de ferramentas computacionais para auxiliar as atividades de engenharia tem sido recorrente neste ramo de negócio, através de técnicas de engenharia assistida por computador (CAE ou em inglês CAE-Computer Aided Engineering). Para uma abordagem geral das tipologias de equipamentos na indústria automóvel, são abordadas as diversas variantes de transportadores incluindo a descrição do seu método de aplicação. Associado às instalações compostas por transportadores de tipologias diversas, é necessário cumprir com alguns requisitos e normas de segurança associada aos operadores. Para o efeito, foi realizado um levantamento com a finalidade de enunciar e resumir esses mesmos requisitos. Muitas destas normas estão harmonizadas, isto é, ao serem cumpridas, a instalação está automaticamente a satisfazer a diretivas máquinas, o que permite emitir um certificado e integração ou um certificado CE do produto ou da instalação. Para o equipamento selecionado, considerando os seus dados técnicos, foi realizado um estudo estático detalhado, que convergiu numa metodologia prática de análise computacional baseada em critérios de aceitação e exclusão. Para completar o estudo estático, fez-se um estudo dinâmico do movimento vertical do conjunto móvel que suporta a carga, criando compatibilidade entre ambos os métodos a fim de validar as premissas do estudo estático e, se necessário, usar os resultados do estudo dinâmico como dados de entrada para uma nova interação de projeto.
This Dissertation consists on the computational analysis of a belt lifting platform used in the automotive industry, related to the projects developed in the company RARI Conveyor and automation systems (C & AS). An unconventional equipment inside the company's technical libraries has been studied. That same equipment was also manufactured and installed for an automotive guided vehicle application (AGV). This AGV is responsible to carrier a pallet with all kinematics vehicle mechanisms. One of the decisive factors in the study of the equipment was its ability to lift loads higher than the conventional design. The company has developed over the years, successive projects about conveyor systems. The computational tools to aid engineering activities has been frequently used in this business area. The present paper has a chapter that explains the importance of CAE (Computer Aided Engineering) techniques. For a general approach to the typologies of equipment in the automotive industry, a chapter has been devoted to the various variants of conveyors describing their method of application. Associated with conveyors installations (of different typologies), it is necessary to comply with certain requirements and safety standards for workers and operators. To this subject, a chapter has been developed with the purpose of stating and summarizing these same requirements. Many of these standards are harmonized, each mean, the installation is automatically compliant with machine directives, which allows the issuing of a certificate and integration or an EC certificate of the product or installation. After the chapter of equipment technical data, we proceed with the detailed static study, which converged in a practical methodology of computational analysis based on acceptance and exclusion criteria. In order to complete the static study, a dynamic study was also developed. By creating the vertical movement of the mobile assembly that supports the load, it was possible to create compatibility between both methods in order to validate the premises of the static study and, if necessary, to use the results of the dynamic study as data for a new static interaction.

Description

Trabalho final de mestrado para obtenção do grau de mestre em Engenharia Mecânica

Keywords

Indústria automóvel Automotive industry Plataforma elevatória de correias Belt lifting platforms Sistema de transportadores Conveyors systems Engenharia assistida por computador Computer aided engineering Diretiva máquinas Machines directive

Citation

Ó, João Manuel de Brito Rodrigues do - Análise computacional de uma plataforma elevatória. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2019. Dissertação de mestrado.

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Publisher

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

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