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- Corporate social responsibility: what about Portugal?Publication . Silvestre, Cláudia; Eiró-Gomes, Mafalda; Raposo, Ana Luísa Canelas Rasquilho; Simão, João; Nunes, Tatiana Filipa GomesFrom the private to the public sectors organizations are being called to improve their practices in accordance to social, economical and environmental standards. The present study tries to explore how organizations belonging to GRACE (an association concerned with these issues) understand and practice what is in general called as Corporate Social Responsibility. Companies have been grouped into 4 clusters according to their policies and activities about this topic. The main practices have also been ranked in accordance with their relevance to the clusters results.
- Avaliação e desenvolvimento da qualidade educacional em creche: um estudo de casoPublication . Casalinho, Joana Cristina Pires; Lino, DalilaEste estudo centra-se na avaliação e desenvolvimento da qualidade do atendimento educativo em creche. A literatura indica que as crianças que frequentam contextos educacionais de qualidade dos 0 aos 3 anos apresentam maior oportunidade de desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional. O presente estudo, pretende mostrar o trabalho desenvolvido ao longo de um ano letivo para uma melhoria na qualidade do atendimento educacional e, deste modo contribuir para a aprendizagem das crianças. O estudo é de natureza qualitativa e quantitativa, tendo sido desenvolvido um estudo de caso no âmbito de uma investigação ação. Participaram 4 salas de creche, 16 crianças entre os 5 e os 36 meses, 3 educadoras e 5 auxiliares. A recolha de dados foi realizada com recurso à ITERS-R e às Escalas do Bem Estar e do Envolvimento da criança. Foram ainda utilizados registos de observação de forma a compreender e a explicar os dados quantitativos. Os resultados obtidos mostraram um aumento da qualidade de contexto e ainda um trabalho a melhorar ao nível do envolvimento, evidenciando uma necessidade de continuação do trabalho com toda a equipa da creche no que toca ao envolvimento e bem estar da criança. Desta forma, é fundamental o investimento no desenvolvimento da qualidade na educação dos 0 aos 3 anos, reconhecendo os benefícios ao nível da aprendizagem das crianças.
- Implementação de consulta pedagógica para crianças dos 0 aos 6 anos no Centro de Neurodesenvolvimento do Hospital de Santa MariaPublication . Marçal, Maria Elisabete dos Santos Vaz; Fuertes, MarinaAs práticas suportadas na evidência empírica são desenvolvidas com base em estudos empíricos decorrentes das práticas, nesta tese apresentamos um projeto com base na revisão de literatura. O projeto decorre no Centro de Neurodesenvolvimento do Hospital de Santa Maria – Centro Hospitalar Lisboa Norte, onde existe uma área educativa composta por uma educadora de infância fazendo parte da equipa multidisciplinar. A intervenção precoce é fundamental nas crianças de risco, com atrasos ou perturbações do neurodesenvolvimento. Ao longo do tempo foi sendo aferida, pela equipa, a necessidade de um apoio específico individualizado com estas crianças e famílias. Assim e após a aplicação de um questionário aos 12 elementos da equipa, identificou-se a sua carência e foi implementada uma consulta pedagógica para crianças dos 0 aos 6 anos. Foi ainda questionado a um grupo de 50 famílias ou cuidadores a necessidade desta consulta e ainda o seu grau de satisfação enquanto utentes. A resposta a estes questionários indicou-nos o interesse dos inquiridos na continuidade desta consulta e apresentando diversas vantagens para as famílias e crianças acompanhadas. Os inquiridos também nos indicaram sugestões para a prática centrada na família. Em suma, concluímos que a implementação desta consulta orientada por princípios de transdisciplinaridade, centrada na família, numa ação preventiva e precoce é uma mais-valia, promovendo novas competências junto das crianças e das famílias, melhorando o seu desenvolvimento e minimizando as suas dificuldades.
- An enhanced capacity model based on network measurements for a multi-service 3G systemPublication . Parracho, Diogo; Duarte, David; Pinto, Iola; Vieira, PedroWith the ongoing growth on mobile networks utilization, new challenges come up in order to achieve a better efficient resource network management. The purpose of this paper is to present a multi-service platform based on admission curves for Third Generation (3G) and beyond mobile networks, depending on some cell characteristics, which are calculated based on real measurements. The model considers admission curves based on the Multidimensional Erlang-B model, which defines the maximum limit of resource utilization for a given Quality of Service (QoS), and will manage traffic between several services. The proposed method takes different specific constraints for each traffic environment based on network performance. To estimate the cell characteristics, for Voice and Packet Switched (PS) Release 99 (R99) services, a method is proposed, based on the Multiple Linear Regression model and dependent on Key Performance Indicators (KPI) taken from a live mobile network. For High Speed Downlink Packet Access (HSDPA) service, a different approach is set since there is a well defined time to transmit data (Transmission Time Interval (TTI)) along with other important features, like Channel Quality Indicator (CQI) and Block Error Rate (BLER), to be considered.