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Implementação de consulta pedagógica para crianças dos 0 aos 6 anos no Centro de Neurodesenvolvimento do Hospital de Santa Maria

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Tese - Elisabete Vaz Final 15-03-2018 - pdf.pdf971.84 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

As práticas suportadas na evidência empírica são desenvolvidas com base em estudos empíricos decorrentes das práticas, nesta tese apresentamos um projeto com base na revisão de literatura. O projeto decorre no Centro de Neurodesenvolvimento do Hospital de Santa Maria – Centro Hospitalar Lisboa Norte, onde existe uma área educativa composta por uma educadora de infância fazendo parte da equipa multidisciplinar. A intervenção precoce é fundamental nas crianças de risco, com atrasos ou perturbações do neurodesenvolvimento. Ao longo do tempo foi sendo aferida, pela equipa, a necessidade de um apoio específico individualizado com estas crianças e famílias. Assim e após a aplicação de um questionário aos 12 elementos da equipa, identificou-se a sua carência e foi implementada uma consulta pedagógica para crianças dos 0 aos 6 anos. Foi ainda questionado a um grupo de 50 famílias ou cuidadores a necessidade desta consulta e ainda o seu grau de satisfação enquanto utentes. A resposta a estes questionários indicou-nos o interesse dos inquiridos na continuidade desta consulta e apresentando diversas vantagens para as famílias e crianças acompanhadas. Os inquiridos também nos indicaram sugestões para a prática centrada na família. Em suma, concluímos que a implementação desta consulta orientada por princípios de transdisciplinaridade, centrada na família, numa ação preventiva e precoce é uma mais-valia, promovendo novas competências junto das crianças e das famílias, melhorando o seu desenvolvimento e minimizando as suas dificuldades.
ABSTRACT The practices supported by empirical evidence are developed on the basis of empirical studies derived from practices, in this thesis we present a project based on the literature review. The project takes place in the Center of Neurodevelopment of the Hospital of Santa Maria - Lisbon North Hospital Center where there is an educational area composed of a kindergarten teacher who is part of the multidisciplinary team. Early intervention is essential in at risk children with delays or neurodevelopmental disorders. Over time, the team assessed the need for specific individualized support with these children and families. Thus, and after the application of a questionnaire to the 12 team members, their need was identified and a pedagogical consultation was implemented for children from 0 to 6 years. A group of 50 families or caregivers was also questioned about the need for this consultation, as well as their degree of satisfaction as users. The answer to these questionnaires indicated the interest of the respondents in the continuity of this consultation, presenting several advantages for families and children accompanied. The respondents also pointed suggestions for family-centered practice. In sum, we conclude that the implementation of this consultation guided by principles of transdisciplinarity, family-centered, preventive and early action is an added value, promoting new skills among children and families, improving their development and minimizing their difficulties.

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Keywords

Intervenção precoce Criança Família Papel do educador Intervenção hospitalar Early intervention Children Family Role of the educator Hospital intervention

Citation

Marçal, M. E. S. (2019). Implementação de consulta pedagógica para crianças dos 0 aos 6 anos no Centro de Neurodesenvolvimento do Hospital de Santa Maria (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/10122

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