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- O impacto do tipo de conteúdo no engagement do consumidor com as publicações da marca no Facebook: o caso L'OréalPublication . Gonçalves, Rafaela Jesus Deodato; Luz, CristinaHoje em dia, com um consumidor não só muito mais exigente e informado mas com muito maior acesso a informações e a produtos, as empresas não podem deixar de estabelecer uma presença nas redes sociais que lhes permita gerar um maior envolvimento com os consumidores, criando experiências capazes de conectá-los emocionalmente com as marcas e estabelecendo relações colaborativas capazes de funcionar como fonte de criação de valor. Embora as redes sociais já se tenham tornado parte essencial nas estratégias de marketing, para tirar melhor partido das mesmas é fundamental perceber como funcionam e como podem ser utilizadas para chamar a atenção de quem segue as marcas nestas plataformas. No entanto ainda há um longo caminho a percorrer, em particular no que se refere ao entendimento das forças motrizes das interações do consumidor com as marcas nas redes. Estas interações não se circunscrevem à compra, tornando-se o termo engagement o foco da explicação da participação dos seguidores das marcas. Para ajudar a definir e/ou a melhorar estratégias de marketing, este estudo analisa os fatores que melhor contribuem para o engagement do consumidor, estudando as características do conteúdo das publicações da L’Oréal no Facebook e percebendo quais os seus impactos no número de gostos, comentários e partilhas, ou seja, no engagement. Do ponto de vista metodológico, a investigação utiliza o método indutivo e segue uma abordagem mista sequencial (qualitativa seguida de quantitativa) e o objetivo correlacional (relação entre os conteúdos publicados e as interações na página da marca numa rede social), realizando-se em três etapas: observação dos fenómenos, descoberta da relação entre eles e generalização da relação.
- O papel dos influenciadores digitais no processo de intenção de compra dos seguidoresPublication . Ferreira, Eduardo Aranha; Miranda, Sandra Marisa LopesA Web 2.0 alterou o paradigma da comunicação das marcas: por intermédio dos desenvolvimentos da Internet e das redes sociais, o consumidor assumiu o nível de Prosumer, capaz de produzir conteúdo sobre as marcas que consome e de disseminar Word-of-Mouth com mais facilidade e eficácia. No entanto, determinados utilizadores – frequentemente designados como Influenciadores - conseguem reunir amplas audiências compostas por outros indivíduos predispostos a consumir os seus conteúdos e que se deixam influenciar, seja através dos seus comportamentos ou até mesmo intenção de compra. Neste seguimento, o trabalho de investigação propõe-se a identificar o impacto que a comunicação de influenciadores exerce sobre a intenção de compra dos seus seguidores, baseando-se no método dedutivo através de análise qualitativa de dados recolhidos durante entrevistas de focus group. Entre as principais conclusões alcançadas com este trabalho, verificou-se que a influência sobre a intenção de compra é notada pelos seguidores em três níveis: despertar da necessidade de compra, quando o seguidor assume interesse por um produto/serviço, desencadeando o processo de tomada de decisão de compra; o conhecimento de marca, quando a informação disponibilizada pelo influenciador contribui para o conhecimento que um determinado indivíduo tem sobre determinada marca e a sua oferta; e influência inconsciente, quando o seguidor admite a possibilidade de que a informação publicada por influenciadores condicione a sua intenção de compra, ainda que não esteja ciente de tal efeito.
- O uso do vídeo como ferramenta de lecionação nas aulas de Técnica de Dança Clássica da turma do 2º ano do Conservatório de Dança do Vale do Sousa em ações de rotaçãoPublication . Faria, Ana Sofia de Lima Lopes Leite de; Amorim, VeraEste estudo pretende analisar o impacto do vídeo na reflexão e autoeficácia dos alunos de Técnica de Dança Clássica do 2.º ano do Conservatório de Dança do Vale do Sousa no ano letivo de 2017/2018 em três ações de rotação: pirouettes en dehors, pirouettes en dedans e, no caso dos rapazes, tour en l’air. Este estudo trata-se de um relatório de estágio inserido no Mestrado em Ensino de Dança e tem como finalidade demonstrar que o uso do vídeo pode ser uma forma de potenciar a análise e reflexão dos alunos de dança sobre o seu próprio trabalho. Mais especificamente, o uso do vídeo poderá adquirir um caráter motivacional e permitir uma autoanálise detalhada das ações de rotação - movimentos de difícil visualização no espelho - que leve a uma melhoria no desempenho dos alunos. Tratando-se de uma investigação-ação, este estudo terá início com uma fase de observação, cujas conclusões serão registadas no diário de bordo, seguida de uma fase de lecionação partilhada. Finalmente, terá lugar a fase de lecionação autónoma, onde será aplicado um questionário pré-teste de modo a determinar o ponto de base da autoeficácia dos alunos face às ações de rotação, as aulas terão como objetivo principal as ações de rotação, altura em que procederemos à captação de imagem e testaremos o impacto da visualização de imagens em vídeo na prestação e autoeficácia dos alunos. No final desta fase será aplicado o questionário pós-teste, de modo a perceber a aceitação e utilidade do vídeo bem como se a autoeficácia dos alunos aumentou, diminuiu ou se manteve.
- As estratégias de social media dos clubes da Primeira Liga de Futebol em Portugal: o caso do InstagramPublication . Santos, Patrícia Ferreira; Neto, César Humberto Pimentel; Jorge, Nuno da SilvaNeste estudo pretende-se compreender a realidade dos clubes profissionais de futebol da primeira liga portuguesa em relação às estratégias de comunicação nos Social Media (SM), analisando com maior profundidade as estratégias na plataforma Instagram, através de um ponto de vista das RP nas organizações desportivas (RPOD), pois estes canais têm vindo a ganhar muita importância para os clubes de futebol. Este estudo terá como base uma metodologia mista, numa primeira fase através do método qualitativo que consistirá na realização de entrevistas aos responsáveis pelos SM de cada clube que permitirá compreender as estratégias e cujos resultados servirão como base para uma segunda fase, que diz respeito à investigação empírica, em que iremos analisar o perfil de Instagram de cada clube escolhido ao longo da época 2015/2016, análise esta de carácter quantitativo. O procedimento de escolha dos clubes a analisar foi verificar qual o clube com a melhor classificação dentro de cada área geográfica escolhida na tabela de classificação da Liga NOS de 2015/16 em que selecionamos quatro clubes, o Sport Lisboa e Benfica de Lisboa, o Futebol Clube do Porto do Porto, o Clube Desportivo de Tondela do interior e o Club Sport Marítimo de uma região autónoma. Com a metodologia acima apresentada será possível nesta investigação compreender e caracterizar a comunicação nos social media destas organizações ao longo de uma época. Recorrendo aos métodos acima referidos será possível compreender e caracterizar a comunicação destas organizações nos social media, nomeadamente os princípios que orientam a comunicação no Instagram, para além de criar conhecimentos que possam vir a ser relevantes para investigações futuras e para a prática profissional nestas áreas.
- Production of biological compounds with marine bacteriaPublication . Pereira, Ricardo Manuel Ferreira dos Santos; Carvalho, Carla da Conceição Caramujo Rocha de; Serra, Maria Celeste PereiraMarine biodiscovery is a promising field for novel compounds and materials. For the application of blue biotechnology, the development of new strategies is paramount to shorten the pipeline between enzyme and metabolite discovery and application, i.e. to increase of efficiency of the bioprocess to obtain industrial relevant yields. By understanding the mechanisms and stress conditions in the marine environment that favoured the production of a given compound by marine bacteria, high production levels of commercially interesting compounds should be achieved. The goal of this thesis was to develop a bioprocess, at laboratory scale, using marine bacteria for the production of prodiginine compound(s), which have applications in different fields including the pharmaceutical and food industries. The selected strain and product(s) were characterized using, respectively, i) 16S rRNA and lipid profile, and ii) UV-VIS, NMR, FTIR, and GC-MS techniques. Through an intense screening process in shaken flasks, using culturomics and lipidomics approaches, the growth conditions leading to the highest yields were assessed. Several parameters were evaluated, including e.g. nature of the carbon and nitrogen sources, presence of metals ions, light exposure, temperature, pH, agitation, and oxygen concentration. Additionally, the effect of specific stresses such as nutrient depletion and the growth of the cells in biofilms were also evaluated. Once the best medium composition and cultivation conditions were determined, the bioprocess was scaled up to 2 L bioreactors for further improvement of the bioprocess. The maintenance of the oxygen transfer coefficient (kLa) was used as scale-up criterion, and Büch’s, Doran’s, Michels and Miller’s Equations were firstly employed for the determination of kLa. The effect of stirring conditions, medium composition and kLa on biomass and prodiginine production was further assessed at this scale. It was found that supplementation of marine broth (MB) with appropriate nitrogen sources and metal ions increased to 200 mg/(L.h) both biomass and prodiginine productivities.