Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Proposta metodológica para o desenvolvimento do trabalho de pontas, no 2º ciclo do ensino básico de dança, da Escola de Dança Ana Mangericão

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RF_MED_2018_SusRod.pdf8.12 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Elaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, ministrado pela Escola Superior de Dança (Instituto Politécnico de Lisboa), o presente Projeto de Estágio tem como título ‘Proposta Metodológica para o Desenvolvimento do Trabalho de Pontas, no 2º Ciclo do Ensino Básico de Dança, da Escola de Dança Ana Mangericão’. O Projeto de Estágio, desenvolvido no ano letivo de 2017/18 com as alunas do 1º e 2º ano do Ensino Artístico Especializado de Dança da Escola de Dança Ana Mangericão (S. Domingos de Rana - Parede), teve por área de lecionação a Técnica de Dança Clássica, mais especificamente, a Introdução ao Trabalho de Pontas. Através da elaboração deste estudo pretendeu-se responder a três questões: qual a importância da existência e realização de aulas específicas de preparação para o trabalho de pontas e quais os exercícios que nelas devem constar; quais os fatores a ter em consideração na elaboração de testes de aferição da aptidão física das alunas para a iniciação ao trabalho de pontas e quais os instrumentos mais eficazes e que devem ser utilizados pelos professores para a recolha, medição e análise dos dados para avaliação. Partindo da fundamentação que orientou a elaboração da proposta metodológica, pretendeu-se definir objetivos educacionais no que respeita à introdução do trabalho de pontas, bem como selecionar e organizar conteúdos e matérias a ensinar através de estratégias e atividades mais adequadas e que permitam a sensibilização dos diversos intervenientes no processo de ensino/aprendizagem para a necessidade de realizar uma prática de dança mais segura, cuidada e consciente. Após a reflexão critica dos dados recolhidos através da leitura das perspetivas dos diferentes autores de referência, posteriormente à análise da entrevista realizada à professora Maria Luísa Carles e depois da recolha de dados qualitativos relevantes em campo através da metodologia da Investigação-Ação, pôde então concluir-se que a existência de aulas de preparação para o trabalho de pontas no contexto da Escola de Dança Ana Mangericão, estruturadas de modo a permitir o desenvolvimento das competências físicas e psicológicas necessárias à correta execução da técnica, contribuem para a prevenção de lesões que podem vir a condicionar o saudável crescimento do adolescente, bem como o seu correto desenvolvimento técnico e artístico.
ABSTRACT - Elaborated in the scope of the Master Course in Dance Teaching, taught by Escola Superior de Dança (Lisbon Polytechnic Institute), the present Internship Project has as its title 'Methodological Proposal for the Development of Pointe Work, in the 2nd Cycle of Basic Dance Education, of Ana Mangericão Dance School. The Internship Project, developed in the academic year 2017/18 with the students of the 1st and 2nd year of the Specialized Artistic Dance Teaching of the Ana Mangericão Dance School (S. Domingos de Rana - Parede), had as technical teaching area of Classical Dance, more specifically, the Introduction to Pointe Work. Through the elaboration of this study it was intended to answer three questions: what is the importance of the existence and accomplishment of specific classes of preparation for pointe work and what the exercises that must appear in them, what factors should be taken into account in the preparation of benchmarking tests for the students' physical aptitude and the most effective instruments to be used by teachers for the collection, measurement and analysis of data for evaluation. Based on the foundation that guided the elaboration of the methodological proposal, it was intended to define educational objectives regarding the introduction of pointe work, as well as to select and organize contents and subjects to teach through strategies and activities more appropriate and that allow the sensitization of the various participants in the teaching / learning process for the need to perform a safe, careful and conscious dance practice. After the critical analysis of the data collected through the reading of the perspectives of the different authors of reference, after the analysis to the interview made to the teacher Maria Luísa Carles and after the collection of relevant qualitative data in the field through the Research-Action methodology, It is believed that the existence of classes to prepare for pointe work in the context of the School of Dance Ana Mangericão, structured in order to allow the development of the physical and psychological skills necessary for the correct execution of the technique, contribute to the prevention of injuries that can come to condition the healthy growth of the adolescent, as well as its correct technical and artistic development.

Description

Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança

Keywords

Técnica de dança clássica Trabalho de pontas Treino pré-trabalho de pontas Avaliação pré-trabalho de pontas Classical dance technique Pointe work Pre-pointe training Pre-pointe assessment

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue