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- Espaços de brincar: as escolhas das criançasPublication . Montoito, Ana Carolina Freire; Rosa, ManuelaO presente relatório surge no seguimento da Prática Profissional Supervisionada (PPS) II, em contexto de jardim de infância (JI), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar. Tem como principal objetivo desenvolver uma análise reflexiva e crítica da intervenção enquanto educadora-estagiária, decorrida entre setembro de 2016 e janeiro de 2017, procurando, igualmente, evidenciar a problemática emergente, analisada segundo o paradigma da investigação-ação (Máximo-Esteves, 2008). O tema Espaços de brincar: as escolhas das crianças, pretende, de uma forma reflexiva e fundamentada, dar a conhecer de que forma é organizado o espaço da sala, evidenciando como é que as crianças se apropriam dele, e explicitando, mediante as oportunidades criadas, quais as escolhas que fazem. Para desenvolver o estudo, optouse por uma metodologia qualitativa, fundamentalmente descritiva, interpretativa e reflexiva, que contempla a recolha de dados e a formulação de questões a investigar (Bogdan & Biklen, 1994). Neste processo, selecionei técnicas e instrumentos que, de maneira sistemática e abrangendo uma multiplicidade de perspetivas, me permitiram reunir dados (Graue & Walsh, 2003). Estes foram organizados e analisados recorrendo a uma triangulação (Graue & Walsh, 2003), condensação e categorização (Máximo- Esteves, 2008) que permitiu agrupar e classificar o conteúdo das várias fontes de dados. O estudo permitiu concluir que todos os intervenientes, equipa da sala, grupo de crianças e respetivos pais, contribuíram ativamente para a aquisição de significados (Bogdan & Biklen, 1994). Como também, foi possível observar que, mediante uma partilha de poder entre o adulto e a criança, ambos, têm a possibilidade de fazer escolhas e tomar decisões, assumindo, progressivamente, responsabilidades (Lopes da Silva, Marques, Mata & Rosa, 2016) na gestão e organização do espaço da sala e respetivos materiais, valorizando-os, apropriando-os e reestruturando-os em conjunto.
- Inspeção e conservação de torres de telecomunicaçõesPublication . Calado, Ana Patrícia Leite; Machado, Cristina Xavier de BritoO presente trabalho tem como foco principal um conjunto específico de estruturas, torres metálicas e de betão, que servem de suporte a equipamentos de telecomunicações. Este trabalho propõe-se a estudar as diversas tipologias de estruturas existentes a nível nacional, e analisar um conjunto de questões observáveis durante o período de vida útil das designadas torres. Nesta monografia são abordados os diferentes aspetos a considerar na manutenção preventiva do parque de infraestruturas. Da amostra de estruturas que foi alvo de estudo neste trabalho, foi importante distinguir a grande variedade de soluções. Porém a abordagem às inspeções e conservação das torres de telecomunicações foi feita com base na distinção do seu principal material constituinte, a saber, aço e betão. São analisadas as inspeções às estruturas, referindo-se sempre que possível as normas nacionais e/ou europeias que presidem a cada ensaio mencionado. Como consequência das inspeções efetuadas às torres, são posteriormente registadas e analisadas as patologias mais comuns e críticas à durabilidade e integridade das torres metálicas e de betão, servindo depois de base à definição e planeamento das ações de conservação destas estruturas. Nesta secção são referidos os materiais e técnicas construtivas indicadas na conservação deste tipo de estruturas, com vista à minimização de impacto no cliente, dando especial ênfase ao tratamento anticorrosivo dos elementos metálicos. Por último, são apresentados dois casos de estudos, uma torre metálica e outra de betão armado, onde para cada caso se tentou aplicar os procedimentos aportados nos capítulos anteriores, analisando as anomalias observadas e explicando as medidas corretivas tomadas.
- A tridimensionalidade nas artes plásticas em jardim de infânciaPublication . Bate, Mónica Bastos; Leite, Teresa; Nunes, Paula Cristina Cerqueira Araújo ElvasO presente estudo surge da observação de um grupo de crianças que frequenta o jardim-de-infância e centra-se na noção de volume e tridimensionalidade em crianças de 4/5 anos. O objetivo geral do estudo é saber se a introdução de estratégias e técnicas específicas orientadas para a exploração de diferentes materiais contribui para melhorar a representação da tridimensionalidade nesta faixa etária. O estudo desenvolve-se através de um processo de investigação-ação, inserindo-se nas correntes que defendem a relevância atual da figura do “professor-investigador” (Ponte, 2008). Assim, após caraterizarmos o grupo de crianças, realizámos inicialmente uma avaliação diagnóstica que nos permitiu perceber a forma como representavam objetos tridimensionais. Centrámo-nos na representação do corpo humano, tendo em conta a importância desta aprendizagem na faixa etária em análise e recorremos ao barro como material de eleição. A revisão da literatura e os resultados da avaliação diagnóstica permitiram a elaboração de um plano de intervenção em nove sessões. No final, comparámos as representações em barro realizadas pelas crianças com aquelas tinham feito na primeira sessão, o que permitiu perceber a sua evolução a este nível. Inquirimos ainda os pais que, apesar de se interessarem pela evolução do seu filho no Jardim de Infância, não parecem dar muita atenção às atividades de expressão plástica.
- A organização do espaço no apoio à brincadeiraPublication . Gomes, Sara Alexandra Caria; Rosa, ManuelaO presente relatório tem como objetivo evidenciar de uma forma reflexiva e fundamentada a minha Prática Profissional Supervisionada (PPS) realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar (MEPE), em contexto de Jardim de Infância (JI). Nele, faço uma caracterização do contexto socioeducativo, identifico e reflito acerca das minhas intenções para a ação e apresento o meu estudo intitulado: A organização e funcionamento do espaço no apoio à brincadeira. A configuração desta problemática foi iniciada em contexto de creche e aprofundada agora em contexto de JI. Surgiu devido à minha curiosidade acerca da influência que o espaço poderia ter nas brincadeiras das crianças, a qual se intensificou à medida que ia observando diversas salas de atividades por que passava ao longo da minha formação. Tal como refere Cordeiro (2015), “são várias as vantagens de brincar, para além do gozo puro e simples e do prazer físico, psicológico e emocional” (p.329). Na verdade, para que as crianças usufruam dessas vantagens, precisam de espaços que deem resposta às suas necessidades. Metodologicamente, optei por uma abordagem de caráter qualitativo de acordo com uma investigação-ação, que se centrou na constante reflexão acerca da importância da brincadeira na vida das crianças, da importância da organização do espaço para o desenvolvimento dessas brincadeiras e do papel do educador nessa organização. Para recolher informações que sustentassem este estudo, realizei um inquérito por entrevista às crianças, utilizando como suporte o guião de entrevista; fiz notas de campo, registando as observações realizadas e recolhi imagens das crianças, através de fotografias. A partir da análise dos dados recolhidos, pude concluir que assim como a brincadeira tem um papel fundamental na vida das crianças, também o educador tem um papel importante na organização do espaço que a influencia igualmente. Os resultados deste estudo, assim como o restante percurso vivenciado, durante a minha formação, permitiram-me refletir acerca dos meus ideais enquanto futura educadora de infância, sendo preponderantes para a construção da minha identidade profissional que, também, apresento neste documento.