Browsing by Issue Date, starting with "2017-04-28"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- As subvenções e o IVA - algumas reflexõesPublication . Gomes, Cláudia; Palma, Clotilde CeloricoO sistema comum do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) foi instituído na União Europeia (UE) para harmonizar a tributação do consumo no mercado comum, sendo considerado uma ferramenta essencial para garantir que as transações económicas de bens e serviços são realizadas de modo a não provocar distorções na concorrência. O IVA é o imposto que apresenta um maior grau de harmonização, mas ainda assim, existem áreas de menor harmonização fiscal, podendo contribuir para a lesão da sã concorrência e provocar distorções no mercado comum. O tratamento das subvenções é uma das áreas onde existem algumas questões, que podem colocar em causa o tão desejado objetivo da harmonização. Questões que começam logo pela ausência de uma definição de subvenção para efeitos de IVA, pelas múltiplas formas de subvenções existentes e múltiplos objetivos visados pela atribuição dessas subvenções aos diferentes agentes, operadores económicos e realidades nacionais. Todas estas problemáticas têm provocado constrangimentos no Direito da União Europeia, nomeadamente na aplicação da legislação europeia por parte dos Estados-membros. Constrangimentos, que têm originado conflitualidade entre os sujeitos passivos de IVA e as Autoridades Fiscais dos Estados-membros, originando vária jurisprudência, nacional e europeia. Consideramos este estudo relevante, pois permitirá identificar as áreas de maior conflito, onde a falta de conceitos claros ou a má interpretação das regras europeias, põe em causa a neutralidade, princípio nuclear deste imposto que garante o correto funcionamento do sistema comum do IVA.
- Olhares sobre HamletPublication . Piscarreta, Maria Cecília Osório de Sousa; Vasques, Eugénia; Antunes, DavidO presente relatório descreve o projecto de encenação Olhares sobre Hamlet adaptação de minha autoria de Hamlet de Shakespeare, realizado no dia 15 de Junho 2016 no salão nobre do Teatro da Trindade. A proposta integrou processos de psicodrama na construção do espectáculo e das personagens. Valorizando a identificação emocional como motor da ação, a adaptação de Hamlet, protagonista do desenlace de horrores provocados pelo Desamor, é produzida no espectáculo, exatamente para apelar à sensibilidade de quem o observa, apontando a identificação de emoções como a possível forma de não repetir a história que conta. Provocando a espontaneidade, a catarse acontece, como J. L. Moreno definia ser o objetivo do Teatro Espontâneo, aqui utilizado como método de construção do espectáculo. No palco dialogamos com o duplo do actor, como afirmava Artaud, - o ser emocional e criamos uma rede de participação para que em conjunto publico, ator, personagem, possam partilhar, saborear, degustar, o que o mais antigo tratado de teatro do mundo, Natya Shastra, no século VI a.C. descreve como concretização de espectáculo, o meio através do qual se proporciona Rasa, cuja explicação se fará entender mais adiante.
- Design of single phase SiC bidirectional DC-AC converter with low-cost PLL for power factor correctionPublication . Bento, Alexandre; André, Sérgio; Luís, Ricardo; Silva, J. FernandoThe paper presents the design stages of a single-phase Silicon Carbide bidirectional DC-AC converter. This includes the LCL filter design responsible to meet grid connection requirements. A 3kW laboratory prototype of the power converter is built employing a low-cost phase locked loop and its results are presented. The design of the low-cost phase locked loop and its implementation are depicted in some detail.
- Projeto de estruturas de um edifício em betão armado com recurso a ferramentas BIMPublication . Alves, Vitor Nunes Teixeira; Gorgulho, António Carlos Teles de SousaO presente trabalho intitulado “Projeto de Estruturas de um edifício em betão armado com recurso a ferramentas BIM” consiste no desenvolvimento de um projeto estrutural de um edifício em betão armado localizado em Cascais, Portugal, num cenário em que a equipa multidisciplinar de projetistas recorre a ferramentas BIM. O modelo de arquitetura e o modelo estrutural foram desenvolvidos no Revit e exportados posteriormente para o Robot Structural Analysis, o programa de cálculo automático (ambas as plataformas são da Autodesk). O edifício em estudo tem sete pisos acima do solo e nenhum piso enterrado. Apresenta uma forma bastante irregular e recortada em planta, o que levou à execução de um sistema estrutural com alinhamentos pouco simétricos. A resposta da estrutura calculada através do Robot admite um comportamento elástico linear da estrutura, tendo sido feita uma análise modal por espectro de resposta para a ação sísmica. As verificações regulamentares são apresentadas para elementos estruturais-exemplo, com base nos Eurocódigos, dando especial relevância à NP EN 1998-1:2010 dado o impacto da ação sísmica no dimensionamento. O presente trabalho passa também pela tentativa de dar relevo às mais valias trazidas pela utilização de ferramentas BIM. As plataformas BIM estão atualmente a trilhar o futuro da indústria da construção, já tendo deixado para trás a exclusividade das suas vantagens para os projetistas, estando atualmente a restruturar a conceção de programas de obra, estimativa de custos, comunicação com o cliente, planos de manutenção, etc. Tenta-se com isto dizer que é responsabilidade de todos os envolvidos na indústria, como os técnicos, as empresas e os institutos de ensino, acompanhar o desenvolvimento desta tendência para que se mantenham de forma competitiva no mercado. Em anexo são apresentadas as peças desenhadas e os cálculos estruturais de toda a estrutura.