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- A resolução de problemas geométricos por crianças de 5 anosPublication . Nunes, Maria João Marques; Rodrigues, MargaridaCom o presente estudo pretende-se compreender como as crianças de cinco anos, numa sala de Jardim de Infância, usam a visualização na resolução de problemas geométricos. Assim, foram levantadas as seguintes questões de investigação: a) Que estratégias usam as crianças na composição de figuras bi e tridimensionais? b) Como descrevem figuras bi e tridimensionais? c) Como representam as construções geométricas realizadas? d) Que interações são desenvolvidas durante a resolução dos problemas geométricos? e) Que dificuldades apresentam na resolução dos problemas geométricos? Este estudo foi levado a cabo com um grupo de nove crianças que frequentavam um Jardim de Infância da rede pública, num concelho limítrofe de Lisboa. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa e interpretativa, procurando-se a compreensão mais detalhada possível da realidade em estudo. A investigadora assumiu o duplo papel de educadora-investigadora, realizando a investigação com o seu próprio grupo e no seu ambiente natural. Como instrumentos de recolha de dados optou-se pela observação participante e a recolha de evidência a partir de gravações de vídeo e das representações realizadas pelas crianças. A recolha de dados decorreu entre fevereiro e maio de 2016 tendo sido implementadas sete tarefas, das quais foram analisadas cinco. Os resultados do estudo permitiram compreender a forma como as crianças resolvem problemas geométricos, argumentando-se que o refinamento da estratégia é tanto menor quanto maior é a complexidade da tarefa.
- Francisco Costa Pereira: um homem bom. Um intelectual. Um amigo, e um mentor (1946-2016)Publication . Verissimo, JorgeComo todas as vivências, a vida de Francisco Costa Pereira intersetou-se com a vida de muitas pessoas e instituições. No que se refere a pessoas, foram muitas as que, nas encruzilhadas da vida, tiveram o seu apoio ou conselho amigo. Quanto às instituições, o Francisco Costa Pereira ficará na história de algumas. Na ESCS, que conheço bem, ficará a evidência de um investigador, mas também a de um homem de valores, extremamente honesto e respeitador, humano e disponível, mas exigente e rigoroso. Estes princípios, valores primeiros da instituição militar, terão sido interiorizados por via da sua formação castrense. O outro grande legado do Francisco será o cunho da persistência e do rigor, que marcou a minha geração de docentes e investigadores nas áreas da comunicação, organizacional e comportamental.
- José Manuel Paquete de Oliveira (1936-2016): Uma vida de trabalho dedicada ao estudo e à formação em comunicação e jornalismoPublication . Subtil, Filipa Mónica de Brito GonçalvesNo passado dia 11 de junho, as ciências da comunicação perderam um dos pioneiros deste campo de estudo e investigação em Portugal e uma das suas figuras mais destacadas: José Manuel Paquete de Oliveira. No momento da sua morte, Paquete de Oliveira pode ser recordado como um universitário que começou por trilhar os caminhos da sociologia da comunicação num tempo em que os sociólogos ocupavam um lugar proeminente do estudo do fenómeno comunicacional e quando uma parte substancial dos primeiros estudiosos deste domínio tinha formação em sociologia. Paquete de Oliveira distinguiu-se, por um lado, no desenvolvimento dos estudos sociológicos da comunicação e da formação académica nesta área (desde a segunda metade dos anos 70), na conceptualização e na investigação das formas de “censura oculta” e na receção de muitos autores do pensamento italiano sobre os media, e, por outro, como dirigente universitário, tendo ocupado lugares de relevo durante muitos anos no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (hoje ISCTE-IUL). Foi ainda uma personalidade relevante do associativismo académico em ciências da comunicação e uma presença constante nos meios de comunicação social portugueses.
- O direto como valor-notícia no Jornal da Tarde da RTP1Publication . Ribeiro, Ana Filipa Silva; Subtil, Filipa Mónica de Brito Gonçalves; Cruzeiro, DanielO presente relatório de estágio tem como objetivo apresentar uma descrição e uma análise crítica das atividades desenvolvidas enquanto jornalista estagiária da RTP, assim como um exercício investigativo sobre o uso do direto no Jornal da Tarde da RTP1. A investigação teve lugar na redação televisiva de Lisboa e do Porto, entre 1 de fevereiro e 30 de abril de 2016. Tendo em conta que a temática do direto está pouco presente nos estudos sobre jornalismo televisivo em Portugal, considerámos relevante focar a nossa pesquisa neste meio utilizado para mostrar os acontecimentos em tempo real. A ausência de investigação que retratasse os noticiários da hora de almoço, levou-nos a optar pelo Jornal da Tarde para por em prática a análise pretendida. A interrogação central que orienta este exercício investigativo é: Qual é o valor noticioso do direto na televisão pública portuguesa? Procura-se compreender o conteúdo e o propósito da informação transmitida em direto pela RTP enquanto concessionária de serviço público de televisão português. Observámos assim que a RTP recorre à transmissão de diretos, para mostrar que está no local dos acontecimentos, resultando fundamentalmente numa estratégia de credibilização da estação. A principal conclusão aponta para uma crescente espetacularização das notícias como forma de entreter o telespetador, que se traduz numa fase noticiosa em que não há limites para realizar diretos e em que a imediatez passou a ser sinónimo de atualidade.
- Copper(II) and cobalt(II) tetrazole-saccharinate complexes as effective catalysts for oxidation of secondary alcoholsPublication . Frija, Luís; Alegria, Elisabete; Sutradhar, Manas; Cristiano, Maria De Lurdes; Ismael, Amin; Kopylovich, Maximilian; Pombeiro, ArmandoMononuclear Cu(II) and Co(II) complexes comprising 2-methyltetrazole-saccharinate bidentate N,N-chelating ligand have been synthesized for the first time and tested as homogeneous catalysts for oxidation of secondary alcohols in a solvent-free and microwave assisted protocol using aqueous tert-butyl hydroperoxide (TBHP) as oxidant. The developed catalytic system exhibits broad functional group compatibility, allowing efficient and selective conversion of a variety of secondary alcohols, including allylic ones, into the corresponding ketones. With typical 0.2 mol% content of the catalyst and under 20–50 W microwave irradiation, most reactions are complete within 10 min, presenting TONs up to 5.5 × 102 and TOFs up to 1.1 × 104 h−1. No additives and co-oxidants have been used, while TEMPO (2,2,6,6-tetramethyl-1-piperidinyloxyl) acts as inhibitor in most cases. A plausible reaction mechanism involving the new catalytic systems is outlined.
- As relações públicas e a gestão de identidade: o caso Bordallo PinheiroPublication . Mendes, Pedro Roque; Raposo, Ana Luísa Canelas RasquilhoÉ clara a relação entre o sucesso de muitas organizações e a estratégia de comunicação seguida pelas mesmas, principalmente no que diz respeito à gestão da sua identidade e à contribuição clara que essa gestão tem para a melhoria da relação com múltiplos stakeholders. Neste trabalho, pretende-se refletir sobre a importância atual do papel estratégico das Relações Públicas nas organizações e sobre o impacto que a gestão de identidade tem na definição de uma estratégia de comunicação. Este é o ponto de partida para o presente estudo de caso sobre a importância da gestão de identidade na definição da estratégia de comunicação da Bordallo Pinheiro.
- O desenvolvimento profissional do educador de infância: a entrada na profissão docentePublication . Rosado, Mafalda Sofia Carvalho; Lino, DalilaEste estudo, centrado na inserção profissional dos educadores de infância nos primeiros anos de carreira, tem como finalidade descrever e compreender o processo de entrada dos educadores de infância na profissão, através da caracterização dos seus percursos e da identificação de fatores que condicionem a inserção profissional. Tendo em conta esta finalidade identificaram-se as seguintes questões: 1- Quais as motivações que levaram à escolha da profissão por parte dos participantes?; 2- Quais os principais contributos da formação inicial para o desempenho profissional?; 3- Como caraterizam a entrada na profissão?; 4- Como se constrói o sentimento de pertença a um grupo profissional? ; 5- Quais os fatores que condicionam a inserção profissional? O quadro teórico de referência para este estudo assenta numa revisão de literatura centrada na formação inicial dos educadores de infância e no desenvolvimento profissional do educador, com especial enfoque nos educadores em início de carreira. No que respeita às opções metodológicas, optou-se por um estudo de natureza qualitativa, centrado no paradigma interpretativo, tendo sido realizadas seis entrevistas semiestruturadas a educadoras principiantes. A análise dos resultados foi feita através da análise de conteúdo seguindo os passos recomendados para a análise de conteúdo numa investigação qualitativa em educação. Os resultados evidenciam a necessidade de refletir sobre os currículos dos cursos da formação inicial com o objetivo de melhorar a preparação dos docentes, de modo a facilitar a inserção profissional, bem como, aumentar e desenvolver novas formas de apoio a estes profissionais numa fase crucial da sua carreira, salientando-se a importância do papel da supervisão neste período crítico do desenvolvimento profissional.
- Análise elementar aplicada ao estudo do enxofre total em gás de petróleo liquefeitoPublication . Alexandre, Beatriz Rodrigues; Puna, Jaime Filipe Borges; Chaves, Catarina Leonor GomesA presente Trabalho Final de Mestrado teve como principal objetivo o desenvolvimento e implementação de um método analítico para determinação de enxofre total em amostras de gás de petróleo liquefeito (GPL), provenientes da refinaria de Sines, as quais foram transportadas até à Companhia Logística de Combustíveis (CLC) através de um oleoduto multiproduto. Neste âmbito, foi efetuado o estudo do método de ensaio a implementar e realizados vários ensaios para aceitação do equipamento. Após a análise e tratamento dos resultados obtidos, verificou-se por intermédio de estudos de validação, segundo a norma ASTM D6667 que o método estava validado. Numa segunda fase, verificou-se que a calibração analítica do equipamento poderá ser efetuada tanto com padrões gasosos, como com padrões líquidos, uma vez que os resultados obtidos são os mesmos utilizando ambas as retas de calibração. Como complemento, foi estudada a influência do odorizante na concentração de enxofre total. O odorizante é adicionado em linha no processo de enchimento, tanto das garrafas como dos camiões cisterna, tendo-se verificado que a injeção de odorizante incrementava a concentração de enxofre total.
- O ensino/aprendizagem da divisão com compreensão. Um estudo com o 4º ano de escolaridadePublication . Cruz, Rita Maria Neves da; Serrazina, Maria de LurdesOs objetivos do estudo são perceber o que os alunos já aprenderam sobre a divisão e como desenvolver o ensino/aprendizagem da divisão com compreensão e incentivar a utilização de estratégias mais sofisticadas em problemas de divisão. Para tal, colocaram-se as questões: (1) Quais as estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de problemas de divisão? (2) Que compreensão evidenciam de ideias fundamentais relacionadas com a operação da divisão? Que dificuldades revelam? (3) Que papel pode ter o desenvolvimento do cálculo mental? (4) Será que as interações entre professor e alunos e entre alunos contribuem para a compreensão dos aspetos fundamentais sobre a divisão e para o desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas mais sofisticadas? A investigação enquadra-se no paradigma interpretativo, desenvolvida através de uma metodologia do tipo qualitativo, no formato de estudo de caso. Para a recolha de dados foi organizada uma sequência de 7 tarefas de divisão, desenvolvidas numa sala de aula de 4º ano em 2015/2016. Recolheram-se dados de dois pares de alunos através diversas técnicas. Em conclusão verificou-se que inicialmente a estratégia de divisão mais utilizada foram os procedimentos de construção, mas a estratégia preferida acabou por ser os algoritmos alternativos. A única ideia fundamental da divisão de que ambos os pares revelaram algum domínio foi na identificação desta operação em situações de partilha e de medida. Mostraram dificuldade na identificação da relação possível entre situações de medida e partilha, na utilização do modelo retangular, na utilização da relação inversa entre a multiplicação e divisão e na compreensão da influência do resto. Sobre o papel do cálculo mental verificou-se que este esteve presente em quase todas as estratégias desenvolvidas e quase sempre associado à estimativa e tentativa e erro. Relativamente à contribuição das interações, apurou-se que fizeram surgir oportunidades adicionais de aprendizagem sobre aspetos fundamentais da divisão e para o desenvolvimento de estratégias mais sofisticadas.