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- Solution enthalpies of 1,4-dioxane: study of solvent effects through quantitative structure-property relationshipsPublication . Nunes, Nelson; Reis, Marina; Moreira, Luís; Elvas Leitao, Ruben; Martins, FilomenaSolution enthalpies of 1,4-dioxane have been obtained in 15 protic and aprotic solvents at 298.15 K. Breaking the overall process through the use of Solomonov's methodology the cavity term was calculated and interaction enthalpies (Delta H-int) were determined. Main factors involved in the interaction enthalpy have been identified and quantified using a QSPR approach based on the TAKA model equation. The relevant descriptors were found to be pi* and beta, which showed, respectively, exothermic and endothermic contributions. The magnitude of pi* coefficient points toward non-specific solute-solvent interactions playing a major role in the solution process. The positive value of the beta coefficient reflects the endothermic character of the solvents' hydrogen bond acceptor (HBA) basicity contribution, indicating that solvent molecules engaged in hydrogen bonding preferentially interact with each other rather than with 1,4-dioxane. (C) 2013 Elsevier B.V. All rights reserved.
- Jornalismo de Moda: Elle: a revista de moda mais vendida no mundoPublication . Pereira, Carolina Manuel Adães de Sá; Lopes, Anabela de SousaEste relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Jornalismo, da Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, com vista à obtenção do grau de mestre. Desta forma, este documento relata o meu percurso no estágio realizado na revista Elle Portugal, com início a 21 de Abril de 2014 e terminado a 18 de Julho de 2014. Baseando-me nas conclusões derivadas do senso comum e das relações que envolvem a indústria, tentei perceber o porquê do jornalismo especializado em moda ser alvo de tanta estranheza e desconfiança, quer pela própria imprensa como pelo público. Assim sendo, a principal conclusão extraída, quer da experiência como de toda a investigação que tive que realizar para este relatório, foi de que os principais motivos que dão origem às incertezas e dúvidas para com o jornalismo de moda, nomeadamente a relação de proximidade com a publicidade e a futilidade dos temas abordados, não são tão relevantes como pensamos. A indústria da moda está em constante expansão e é uma fonte de empregabilidade para milhares de pessoas em todo o mundo, e em Portugal não é diferente. O jornalismo de moda é a resposta a uma necessidade real e a relação com a publicidade não é tão censurável como podemos pensar.
- A influência das marcas no jornalismo de modaPublication . Chaves, Marta Afonso; Lopes, Anabela de SousaO presente relatório de estágio tem como base o estágio com duração de três meses na revista portuguesa Elle, entre os meses de Janeiro e Abril. Este documento, que visa a conclusão do mestrado em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, orientado pela Professora Doutora Anabela de Sousa Lopes, investiga a influência das marcas no jornalismo de moda. Através da componente teórica desenvolvida no relatório e da experiência de trabalho enquanto estagiária foi possível retirar conclusões sobre a relação jornalista/marcas. Foi importante observar o trabalho das jornalistas da Elle e perceber como funcionava a sua relação com as marcas, ou seja, perceber se os conteúdos que saem na revista são impostos pelas marcas ou se o jornalista escolhe, segundo cada edição, os conteúdos. Depois dos três meses de estágio, as minhas conclusões sobre este assunto foram claras. O jornalista de moda precisa, e precisará sempre, das marcas para exercer o seu trabalho, mas não é influenciado nem submetido a pressões para que certos produtos saiam na revista. O jornalista, consoante cada edição, sabe com que marcas precisa de trabalhar e que produtos precisa que sejam apresentados.
- A metáfora e a imagem : estratégias para a transmissão de conteúdos técnicos na aula de Dança Clássica com alunos do 1º ano da Escola de Dança de Ana Luísa MendonçaPublication . Pacheco, Sofia da Cruz Pontes GuimarãesEste estudo foi desenvolvido no âmbito da 2ª edição do Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa. A prática pedagógica realizou-se na Escola de Dança ana luísa mendonça, com alunos do 1ºano do Ensino Artístico Especializado em Dança, durante o ano letivo 2013/2014. O curso básico de dança na Escola de Dança ana luísa mendonça procura desenvolver, além das competências técnico-artísticas exigidas aos futuros bailarinos, a sensibilidade estética e o conhecimento histórico na área da dança clássica. Tendo em conta este contexto formativo e o desenvolvimento das ciências cognitivas ocorrido no passado recente, que reconhece que o uso de imagens tem um papel fundamental na aquisição de conhecimento, definiu-se como objetivo geral do nosso estágio a implementação de um conjunto de aulas de Técnica de Dança Clássica, suportadas pedagogicamente pelo conceito de Imagery. A imagem visual e cinestésica e a metáfora foram, portanto, eleitas como estratégias facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos programáticos previstos para este grau de ensino, tanto pelas maisvalias técnicas que ofereciam, como pelos processos criativos e imaginativos que potenciavam. Este estudo apoiou-se na metodologia Investigação-Ação, sendo o seu plano de ação dividido em quatro fases objeto de reflexão: observação, lecionação acompanhada, lecionação autónoma e participação noutras atividades pedagógicas.