Browsing by Issue Date, starting with "2013-12-19"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Comunicação nas relações de longa distância: documentário "But it's Okay"Publication . Lemos, Marta Amaro; Rodrigues, José Manuel CavaleiroNos tempos que correm, são cada vez mais os casais que se separam temporariamente, seja para estudar fora ou para trabalhar/estagiar noutro país. Por que meios comunicam? Do que falam? Do que sentem falta? Será que tentam levar as suas vidas com a mesma naturalidade de um casal que se vê todos os dias? Para esta pesquisa escolhemos casais de estudantes universitários em RLD, um grupo usual objecto de estudo à própria problemática devido à sua disponibilidade em participar. Para dar a conhecer esta realidade, explorámos os meios de comunicação mediados por computadores utilizados nas RLD, ou outros, caso houvesse referência; analisámos as vantagens e desvantagens encontradas nessa comunicação, por parte de pessoas que se encontravam no momento da investigação numa RLD, utilizando entrevistas semidirectivas. Como tópicos de conversa elegemos os pensamentos e sentimentos sobre a relação, noções de distância, a identificação de pontos fortes e fracos da comunicação à distância assim como a presença de discursos culturais dominantes. A partir desde pequeno estudo, o resultado foi um filme com as caras da juventude europeia. Do nosso ponto de vista, este é um retrato actual de pessoas a falarem das suas RLD (obstáculos exteriores – Tecnologia, Finanças, Rede Social) e do que/quem sentem realmente falta (obstáculos interiores - Sentimentos)
- Teatro e comunidadePublication . Fernandes, Magda Dimas; Rosa, Armando NascimentoEntre a multiplicidade de práticas e criadores que o atual panorama teatral oferece dentro do âmbito de Teatro e Comunidade, procurei criar uma reflexão abrangente e sistemática sobre este tema, onde o Teatro ocupará o lugar de objecto de análise na sua relação com a Comunidade. Deste modo, o trabalho proposto versará sobre as reflexões acerca do teatro e Comunidade, a sua contextualização no trabalho já realizado , assim como uma reflexão pessoal acerca do mesmo. Assim e inevitavelmente esta dissertação reflete também sobre a arte em geral e o teatro em particular. Numa temática que se pretende abrangente,este trabalho procura enquadrar as disciplinas práticas e teóricas do Mestrado em Teatro e Comunidade na Escola Superior de Teatro e Cinema, o meu percurso profissional, assim como os autores de reflexão que se enquadram nesta perspectiva. Procurando não encerrar o tema, proponho um objecto de análise dinâmico, reflexivo e abrangente. Assente numa análise pragmática, esta dissertação pretende abordar as diferentes formas que o Teatro adquire na sua relação com a comunidade.
- As duas deusas: a partir da obra de vários autoresPublication . Teixeira, Marta Andrino; Vasques, Eugénia; Cruz, LuísaO contexto teatral serviu de cena identificadora para obter respostas à premissa: “Como será fazer de filha da própria mãe, em cena?”. Os estudos, que suportam esta questão de partida, passam pelo arquétipo e o complexo materno, bem como o consciente, o inconsciente e as transmissões da psique de geração em geração, na visão de diferentes psicanalistas. Também salientámos estudos sobre os atores, que explicam a forma como regulam as suas emoções desde a cena aos seus problemas pessoais. Feito o levantamento teórico, avançámos para o processo criativo, que visa analisar, de forma artística, as várias relações entre mãe e filha, todas elas com uma conotação um tanto ou quanto negativa. Através de textos para teatro, foi criado um espetáculo, apresentado sob a forma de leitura encenada, no qual uma mãe e uma filha, ambas atrizes, interpretaram várias mães e filhas, ou talvez uma mãe e uma filha, que, ao longo das suas vidas, foram passando por vários estágios na sua relação familiar. Dependência, doença, ego e ausência paterna são alguns dos eixos das personalidades destas duas personagens e o interesse residiu em explorar ao máximo esse leque de vivências entre estas mulheres, as “Duas Deusas”. Alargando o espetro, fomos investigar, através de uma análise de conteúdo, o que outras atrizes nacionais, também mães e filhas, dizem sobre esta temática. Entrevistadas 14 mulheres entre os 15 e os 70 anos, e através de parâmetros comuns, vimos como as mães e filhas gerem, emocionalmente, o fato de trabalharem juntas, não só em palco mas também nas várias funções que assumem ao montarem um espetáculo. O orgulho mútuo, a cumplicidade e o prazer nas várias experiências teatrais estão em destaque na análise qualitativa, embora fatores como as semelhanças e o peso do nome também tenham sido referidas. É, ainda, interessante a forma como consideram influente o meio em que cresceram e se vêm nos papéis que assumem no mundo artístico.