Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.61 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Com a publicação do decreto-lei nº3/2008, de 7 de janeiro surgiu a possibilidade de
os alunos com perturbação do espectro do autismo serem educados nas escolas,
criando-se, para tanto, unidades de ensino estruturado, que apoiam a sua inclusão.
Esta envolve necessariamente a participação dos professores e, nessa medida com o
presente estudo procurou-se conhecer e identificar: i) a opinião de professores do 1º
ciclo sobre a inclusão dos alunos com PEA e sobre as Unidades de Ensino
Estruturado; ii) as práticas desenvolvidas no sentido da inclusão destes alunos na sala
de aula; iii) as dificuldades sentidas na prática pedagógica; e iv) a importância
atribuída à formação contínua.
Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, que envolveu três
professores do 1º ciclo do ensino básico de um agrupamento, que integram nas suas
turmas alunos com perturbação do espectro do autismo. Em termos de metodologia,
as técnicas de recolha de dados privilegiadas foram a entrevista e a realização de
observações naturalistas nas salas de aula.
Os resultados sugerem que os professores aceitam a inclusão, e que, para esta
aceitação em muito contribui a existência na escola de uma unidade de ensino
estruturado, com os necessários recursos físicos e humanos.
Em termos de inclusão foi possível constatar a existência de diferentes processos e
percursos, que dependem não apenas do grau de severidade da perturbação, mas
também dos recursos humanos existentes.
As dificuldades dos docentes decorrem sobretudo do receio que sentem perante os
comportamentos dos alunos, e da falta de conhecimento sobre as formas de
intervenção, sendo nestes aspetos que se evidenciam as necessidades de formação
contínua.
A unidade de ensino estruturado, ao assumir a responsabilidade de organizar e
planificar todo o processo educativo, não implicando os professores do ensino regular,
torna-se mais uma sala dentro da escola, podendo, paradoxalmente, inibir a desejada
mudança de atitudes e práticas dos docentes. - Abstract
With the publication of the decreet-low nº3/2008, on the 7 January, it has emerged
the possibility for children with autism spectrum disorders be educated in the regular
schools, purposely, units of structured teaching were established is support of their
inclusion. This requiring the teachers diligence and, only them, by using the present
studies, it was feasible to discover and to identify: i) the opinion of the primary
education teachers, concerning the inclusion of pupils with autism spectrum disorders
and about the units of structured teaching; ii) the practices developed in order to take
concerning the inclusion of this students in the classroom; iii) the difficulties felt on the
pedagogical practice; and iv) the importance assigned to permanent formation.
This is all about an exploratory searching of a qualitative nature, involving three
primary education teachers within a group in school that welcomes is their classes
pupils with autism spectrum disorders. Regarding the methodology, the privileged
techniques of collecting results were the interviews and the realization of naturalistic
observations in the classrooms.
The results suggested that the teachers accept the inclusion and for that become
successful, is very important to have a structured teaching unit at the school, with the
necessary physical and human resources.
Regarding the inclusion, it was possible to find the existence of different procedures
and ways, depending not only on level of the disorders, but also on the existent human
resources.
The teachers’ difficulties occur mainly when confronted with the pupil’s behavior and
the lacking in knowledge as how to intervene, being these what evidence the needs for
permanent training.
The structured teaching unit when assuming task of organizing and planning the
whole educational process without involving the teachers of the regular teaching, for it
becomes another classroom within the same school, which could, paradoxically,
obstruct the expected change in the teachers’ attitudes and practices.
Description
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação, especialidade Educação
Especial – Problemas Cognitivos e Multideficiência
Keywords
Autismo Inclusão Professores Práticas Autism Inclusion Teachers Practices